Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

O Ministério da Saúde aponta que as pessoas comumente associam o termo sexualidade ao ato sexual e/ou aos órgãos genitais. Porém, enquanto o sexo ou a atividade sexual é apenas uma das dimensões importantes da sexualidade, a sexualidade é a identidade sexual do indivíduo, que integra o seu modo de ser, abrangendo aspectos biológicos, psíquicos, sociais, culturais e históricos, não limitando-se, portanto, à genitalidade ou a uma função biológica responsável pela reprodução (BRASIL, 2013).

Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. 1. ed., 1. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

Partindo deste amplo significado da sexualidade, analise as asserções a seguir.

I – Para compreender a sexualidade infantil, é necessário ir além do conhecimento referente ao desenvolvimento sexual e reprodutivo, levando-se em conta o desenvolvimento emocional de cada sujeito.

Porque

II – Considerando que o desenvolvimento emocional depende do aprendizado obtido por meio das relações construídas a partir da infância é de grande importância para a consolidação da autoestima que as fases mais precoces do desenvolvimento humano sejam vivenciadas em um contexto de afetividade e estímulo as potencialidades.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282