Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Uma pesquisa recente avaliou o efeito do uso de anabolizantes associado ao treinamento físico em ratos Wistar machos. Para avaliar os efeitos, foram formados 4 grupos de cobaias, tratadas duas vezes por semana:

  1. sedentário tratado com veículo (propilenoglicol).
  2. treinado tratado com veículo (propilenoglicol).
  3. sedentário tratado com decanoato de nandrolona (N = 5 mg/Kg).
  4. treinado tratado com decanoato de nandrolona (N = 5 mg/Kg).

O tratamento com o anabolizante (decanoato de nandrolona) induziu aumento na concentração tecidual de colágeno nos corações dos ratos sedentários e treinados conforme os dados abaixo:

  • Sedentários tratados com anabolizante 10,32±0,75 > Sedentários tratados com veículo 2,93±0,22)
  • Treinados tratados com anabolizante 34,34±2,78 > Treinados tratados com veículo 6,45±1,02 m2).

Além do colágeno, as evidências apontam para o fato de que a utilização de anabolizantes em altas doses acentua o aumento do coração. O experimento evidenciou ainda que o uso de anabolizantes provoca uma diminuição das cavidades cardíacas, uma vez que, além do aumento do músculo, ocorre também o aumento de fibras de colágeno. Este aumento acarreta a diminuição da capacidade de bombeamento do sangue durante a contração.

Fonte dos dados: Giordano, F.C.L.; Cunha, T. S.; Tanno, A.P.; Marcondes, F.K. Associação entre exercício físico de alta intensidade e esteróide anabolizante induz hipertrofia e aumento de colágeno no tecido cardíaco. IN: Caderno de resumos do XIV Congresso Interno de Iniciação Científica, UNICAMP, 27 e 28 de setembro de 2006, pp 70. Campinas, SP: UNICAMP/Pró-Reitoria de Pesquisa, 2006. Disponível em: https://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xivcongresso/cdrom/pdfN/1027.pdf>. Acessado em: 20 de outubro de 2019.

A partir da análise desse contexto infere-se:

  1. Os casos de parada cardíaca e morte súbita em atletas usuários de anabolizantes podem estar relacionados às alterações fisiológicas no coração, provocadas pelo uso do anabolizante.
  2. O uso de anabolizantes sem exercício físico não traz prejuízos à saúde.
  3. Anabolizantes associados a exercícios físicos causam mais prejuízos do que quando utilizados por sedentários.

É CORRETO o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282