Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Um dos dilemas que docentes de ciências enfrentam nas salas de aula são as questões discentes que contrapõem os conhecimentos científicos com os religiosos. Há diversas indicações para que os saberes discentes sejam levados em consideração nos processos de ensino e aprendizagem, porém, também há recomendações para que seja feita a distinção entre possíveis formas de compreensão do mundo e a legitimidade de cada uma delas. Assim, é importante a compreensão do conhecimento científico para a análise do mundo que nos cerca. Entre estas questões aparecem os dilemas: “Como sabemos que a Terra é antiga?”, “Quais as evidências de que a vida evoluiu há milhões de anos na Terra e que continua evoluindo?”.

Entre os argumentos do conhecimento científico que são usados para explicar estas questões estão:

  1. Através de datação de carbono-14 conseguimos estimar a idade das rochas.
  2. Apesar dos continentes parecerem estáticos atualmente, o que acontece é que o núcleo da Terra tem perdido calor ao longo dos milhões de anos, e como consequência a deriva continental tem diminuído durante a história da Terra.
  3. O registro fóssil revela padrões regulares, tal como o fato de que um dado organismo é encontrado em rochas de idades específicas e novos organismos só aparecem em rochas mais recentes.
  4. As lacunas no registro fóssil são evidências da ausência do processo evolutivo de determinados organismos.
  5. Mudanças no ambiente físico ou biológico, tais como concentração salina, temperatura, umidade e presença de predadores, influenciam as taxas evolutivas dos organismos ao longo do tempo.
  6. A seleção artificial e a biotecnologia têm influenciado, principalmente, na evolução de organismos com importância econômica.

É CORRETO o que se afirma em:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282