Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Uma pesquisa recente constatou que cerca de 80% dos casos de câncer de mama em mulheres com idades entre 20 e 35 anos não têm origem hereditária. Entre estes casos, mais de 40% apresentaram mutação somática em gene que codifica proteína de reparo de DNA.

Fonte: Encinas G., Sabelnykova V. Y., de Lyra E., Hirata Katayama M., Maistro S., de Vasconcellos Valle P., de Lima Pereira G., Munhoz Rodrigues L., de Menezes Pacheco Serio P., Chaves de Gouvêa A., Correa Geyer F., Alves Basso R., Solange Pasini F., et al. Somatic mutations in early onset luminal breast cancer. Oncotarget, 9 (32), 22460-22479, 2018.

Considerando este contexto, analise as asserções a seguir.

I- As mutações dos cânceres das mulheres estudadas ocorrem no momento de duplicação das células (replicação do DNA), quando a enzima DNA polimerase cria duas cadeias de DNA a partir de uma única molécula de DNA original, e, portanto, não têm origem hereditária.

Porque

II- Uma vez que as células germinativas não passam pelo processo de duplicação do DNA, os cânceres das mulheres estudadas são resultados do processo de mitose, no qual há a possibilidade de geração de cópia(s) não idêntica(s) à molécula original, o que pode resultar em erros nas replicações caso haja problemas com o sistema de reparo de DNA.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282