Conforme Delgado (2005), a questão agrária no Brasil, desde os anos 1960, é gerida no sentido da adoção de melhorias técnicas com o intuito de aumentar a oferta de alimentos. Neste sentido, é CORRETO afirmar:
A Educação destinada aos povos que habitam no campo se constitui, para os Movimentos Sociais do Campo, estudiosos e pesquisadores, uma problemática a ser superada. Estes buscam entender os processos educativos, na diversidade de dimensões que constitui o homem e o lugar/território do homem no campo. Considerando tal afirmativa, analise as assertivas que seguem e assinale a que está CORRETA em relação à formação docente para a educação do campo.
Do ponto de vista da gramática normativa, existe uma falha de regência na sentença “Todo brasileiro tem direito à moradia e viver feliz", considerando o substantivo regente “direito" e o complemento regido. Abaixo se apresentam algumas alternativas de reescrita dessa construção. Assinale a CORRETA:
Analise os períodos abaixo, com atenção para o processo de combinação das orações
I- É tentador atribuir esse fenômeno a fatores específicos ao Brasil.
II- Não chega a surpreender que a confiança nas instituições investigadoras, e nos que conduzem a Lava Jato, esteja começando a cair.
Nesses períodos, a oração subordinada em destaque assume a função sintática de
O título de um texto anuncia o tema a ser abordado, marca o posicionamento do autor e também o tom (se crítico, irônico, humorístico, objetivo) do texto; sendo, portanto, um fator de coerência textual. Observe os títulos a seguir, de modo a avaliar a sua adequação ao conteúdo do texto:
A respeito da combinação das palavras, deduz-se que
I- o vocábulo “valores", em Homem de valores, produz o efeito de ambiguidade; ao fazer tal escolha, o autor não só se refere diretamente à quantia paga por votos pelo deputado Eduardo Cunha; como, sutilmente, alude à desqualificação de caráter desse deputado.
II- o mesmo efeito irônico provocado pela anteposição do adjetivo em “Poderoso Paulo Rabelo!" é reproduzido na expressão que dá título à nota jornalística Fina Ironia; desta vez, por meio da anteposição do adjetivo, o autor denuncia o tom crítico do texto.
III- tendo em vista a função denotativa do texto jornalístico, o título Saúde Frágil, ao contrário dos títulos 1 e 2, anuncia, sem qualquer nuance de dubiedade semântica, o tema da matéria – as implicações aos envolvidos em ilícitos, ou seja, os malefícios à sua saúde, sequela provocada em virtude das delações divulgadas.
É(são) falsa(s) apenas a(s) afirmação(ões):
Maria, Júlia e Clara fizeram o mesmo concurso, porém para cargos distintos (cargo A, cargo B e cargo C, não necessariamente nessa ordem). No dia da prova, elas foram com vestidos de cores diferentes (cinza, laranja e rosa) e cada uma levou uma bebida para tomar enquanto fazia a prova (água, refrigerante e suco).
Sabe-se que:
- A menina que fez o concurso para o cargo B levou suco.
- O vestido de Clara não é laranja.
- A garota do vestido cinza levou água.
- Maria, que prestou concurso para o cargo A, não levou refrigerante.
- Júlia não prestou concurso para o cargo C.
É CORRETO afirmar que:
Em uma sala de aula há 95 alunos. Dentre esses alunos, sabe-se que o dobro do número de mulheres é igual ao triplo do número de homens. Quantas mulheres há a mais do que homens nessa sala de aula?
Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue:
A identidade da escola do campo é definida pela sua vinculação às questões inerentes a sua realidade, ancorando-se na sua temporalidade e saberes próprios dos estudantes (MEC,2002)
Assinale a alternativa que completa o sentido do texto que segue:
O MST tem seu marco inicial em 1979, em Cascavel (PR), na qual centenas de trabalhadores rurais decidiram fundar um Movimento Social Camponês, autônomo, que lutasse.
É a partir de uma proposta de Educação que considere a pluralidade de valores e vivências com vistas à promoção do diálogo entre a igualdade e a diferença que a Educação do Campo é compreendida. Associe as duas colunas, relacionando Educação do Campo e Educação Rural aos conceitos apresentados.
1 Educação do Campo.
2 Educação Rural.