Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q623470

Considerando a Lei 9394/96 é CORRETO afirmar que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de

Carregando...
Q623482

São princípios da gestão escolar democrática:

I- Autonomia da escola e da comunidade educativa; relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.

II- Relações humanas produtivas e criativas, assentadas em uma busca de objetivos comuns.

III- Utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos; avaliação centrada na direção da escola.

IV- Planejamento de atividades; não envolvimento da comunidade escolar.

V- Formação continuada para desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

Carregando...
Q623475

Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, é CORRETO afirmar que

Carregando...
Q623474

Sobre planejamento educacional e de ensino é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q623479

O artigo 8º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil prescreve que: a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. É CORRETO afirmar que, para efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:

I- A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

II- A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.

III- A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

IV- O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias locais. Culturas africanas, afro-brasileiras, combate ao racismo e à discriminação devem ser reservados ao ensino fundamental.

V- O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações apenas entre crianças de mesma idade.

Estão CORRETAS as afirmativas

Carregando...
Q623481

Sobre avaliação, analise as afirmativas:

I- Técnicas avaliativas são instrumentos de feedback para o aluno acompanhar seu desempenho em relação à aprendizagem.

II- Na educação infantil esse processo não deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou a classificação das crianças.

III- Planejar o cronograma por unidade favorece a integração da disciplina com ela mesma e com as demais disciplinas do ano letivo, bem como as técnicas avaliativas propostas ao longo do tempo delimitado.

IV- O processo de avaliação deve se colocar também como elemento integrador e motivador e ainda como uma situação frequentemente carregada de ameaça.

V- A prova é uma técnica avaliativa e, como tal, não pode ser identificada como todo o processo de avaliação.

Estão CORRETAS

Carregando...
Q623473

Sobre as teorias da aprendizagem é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q623480

O Art. 28 da Lei Brasileira de Inclusão incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

I- O aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena.

II- Projetos pedagógicos que institucionalizem o atendimento educacional especializado, assim como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia.

III- A oferta, formação e acompanhamento de profissionais de apoio escolar.

IV- A adoção de medidas coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência e a participação em instituições de ensino.

V- Pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novos métodos e técnicas pedagógicas, de materiais didáticos, de equipamentos e de recursos de tecnologia assistiva.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Carregando...
Q623478

Sobre currículo é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q623484

A presença cada vez mais constante das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) tem provocado na educação a necessidade de reformulação e ressignificação do espaço escolar. Com relação às TIC, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q623477

Sobre as tendências pedagógicas, marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q623472

A Lei nº 12.796/2013 alterou o Art. 29 da Lei nº 9394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). É CORRETO afirmar que a alteração consiste em

Carregando...
Q623483

Sobre projeto político pedagógico é INCORRETO afirmar:

Carregando...
Q623471

A Lei 13.005/2014 aprova o Plano Nacional de Educação e neste são estabelecidas 20 metas, e suas respectivas estratégias, a serem alcançadas até o final da sua vigência. Dentre as alternativas a seguir é INCORRETO afirmar que seja uma das metas do PNE 2014-2024

Carregando...
Q623476

Estão entre os critérios para políticas e programas de creche:

I- A política de creche procura responder ao princípio de igualdade de oportunidade para as classes sociais, os sexos, as raças e os credos.

II- A política de creche estimula a produção e o intercâmbio de conhecimentos sobre educação infantil.

III- O orçamento para creches não prevê a compra e reposição de brinquedos, material para expressão artística e livros em quantidade e qualidade satisfatórias conforme o número de crianças e suas respectivas faixas etárias.

IV- O orçamento das creches prevê compra, reposição e manutenção de roupas necessárias para as crianças dormirem, se trocarem em caso de imprevistos e se lavarem.

V- A política de creche incorpora a preocupação de promover o desenvolvimento infantil, submetendo precocemente as crianças a um modelo escolar rígido.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) E
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282