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Q623470

Considerando a Lei 9394/96 é CORRETO afirmar que os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de

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Q623482

São princípios da gestão escolar democrática:

I- Autonomia da escola e da comunidade educativa; relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe escolar.

II- Relações humanas produtivas e criativas, assentadas em uma busca de objetivos comuns.

III- Utilização de informações concretas e análise de cada problema em seus múltiplos aspectos; avaliação centrada na direção da escola.

IV- Planejamento de atividades; não envolvimento da comunidade escolar.

V- Formação continuada para desenvolvimento pessoal e profissional dos integrantes da comunidade escolar.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

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Q623475

Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, é CORRETO afirmar que

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Q623406

Sem perspectiva de chuvas que possam recuperar minimamente o volume de um açude que abastece uma grande região do Nordeste brasileiro, especialistas em recursos hídricos mandaram um alerta para a equipe de monitoramento e manutenção daquele açude:

“Se não chover ou o açude secar, todas as comportas e todas as bombas de captação de água deverão ser desativadas."

Preocupados com a situação do açude, a equipe de monitoramento e manutenção acatou fielmente o alerta dos especialistas em recursos hídricos. Sabendo que alguma comporta ou alguma bomba de captação não foi desativada, é CORRETO afirmar que

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Q623362

Analise as proposições abaixo, que trazem explicações a respeito de algumas estruturas oracionais presentes no artigo acima exposto, e assinale verdadeiro V ou falso F :

( ) A partícula SE na estrutura: “se (promotores e juízes) pretendem mesmo trocar a estabilidade de sua profissão pela vida incerta da busca constante de votos, qual o interesse em tornar ainda mais difícil a vida dos eleitores de quem passariam a depender?" imprime à frase a noção de hipótese.

( ) A oração reduzida de gerúndio, em: “Não havendo lógica no raciocínio nem ingenuidade nos argumentos, resta como explicação (para os boatos) a má-fé. ", pode ser interpretada como causa ou condição.

( ) No seguinte contexto: “quando o público vê alguém atuando em consonância com seu interesse, a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação. ", o conector QUANDO, que originariamente denota “tempo", imprime noção de condição à oração adverbial.

( ) Os numerais ordinais “primeiro" e “segundo" em: O primeiro atende... / o segundo fez... e em: Primeiro, porque... / Segundo, porque..., são conectores referenciais.

( ) A partícula SE na estrutura: “passados já cinco anos, dizia-se sobre Joaquim o que se diz hoje sobre o procurador Janot.", funciona como índice de indeterminação de sujeito na primeira ocorrência e como partícula apassivadora na segunda.

A sequência CORRETA é:

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Q623355

No enunciado: “Se há uma coisa sobre a qual analistas concordam no Brasil, é ...", a preposição que rege o pronome relativo poderia ser substituída, promovendo uma melhor estruturação da oração adjetiva.

Relacionamos abaixo algumas paráfrases correspondentes:

I- “Se há uma coisa em que analistas concordam no Brasil, é ..."

II- “Se há uma coisa cujos analistas concordam no Brasil, é ..."

III- “Se há uma coisa que na qual analistas concordam no Brasil, é ..."

IV- “Se há uma coisa com a qual analistas concordam no Brasil, é ..."

V- “Se há uma coisa onde analistas concordam no Brasil, é ..."

Está (ao) CORRETA(s) apenas a(s) paráfrase(s)

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Q623413

Augusto, Daniel e Maurício foram os únicos finalistas de um campeonato de natação. Após a final, observou-se que o atleta que ficou em segundo lugar, que treina com Daniel, é o mais baixo. Sabendo que o atleta que foi campeão é mais baixo do que Maurício, é necessariamente CORRETO afirmar que

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Q623350

Diante da afirmação de que todo brasileiro tem direito à moradia e a uma vida feliz, fato refletido na imagem de uma família exibindo sorrisos, alegria, o personagem tem uma reação de espanto e reproduz isso na frase “Eu também sou brasileiro e não sei o que é ser feliz! ". Logo, da relação entre a ilustração e esse enunciado, é possível inferir que

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Q623474

Sobre planejamento educacional e de ensino é INCORRETO afirmar:

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Q623479

O artigo 8º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil prescreve que: a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. É CORRETO afirmar que, para efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:

I- A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

II- A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo.

III- A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

IV- O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias locais. Culturas africanas, afro-brasileiras, combate ao racismo e à discriminação devem ser reservados ao ensino fundamental.

V- O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações apenas entre crianças de mesma idade.

Estão CORRETAS as afirmativas

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Q623481

Sobre avaliação, analise as afirmativas:

I- Técnicas avaliativas são instrumentos de feedback para o aluno acompanhar seu desempenho em relação à aprendizagem.

II- Na educação infantil esse processo não deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou a classificação das crianças.

III- Planejar o cronograma por unidade favorece a integração da disciplina com ela mesma e com as demais disciplinas do ano letivo, bem como as técnicas avaliativas propostas ao longo do tempo delimitado.

IV- O processo de avaliação deve se colocar também como elemento integrador e motivador e ainda como uma situação frequentemente carregada de ameaça.

V- A prova é uma técnica avaliativa e, como tal, não pode ser identificada como todo o processo de avaliação.

Estão CORRETAS

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Q623361

No texto, estão em destaque as palavras mesmo e que, itens gramaticais que aparecem repetidas vezes, mas em contextos estruturais que conduzem à classificação morfológica distinta. Na sequência, expomos a classificação de tais itens, conforme os diferentes usos:

I- em: “...juízes querem mesmo é.../...pretendem mesmo trocar...", o termo mesmo se classifica como advérbio.

II- em: “...essa mesma pessoa possa encarar...", o item mesmo se classifica como adjetivo.

III- em: “o deserto anda tão árido no tocante à correção de condutas que destacado se classifica como pronome relativo.

IV- em: “...a tendência é imaginar que essa mesma pessoa possa encarnar a salvação...", o que se classifica como conjunção integrante.

V- no último parágrafo, todas as ocorrências do elemento que o identificam como pronome relativo.

É possível afirmar com relação à classificação acima proposta que NÃO estão corretas apenas

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Q623412

Em um zoológico em Singapura, uma leoa deu cria. Sabendo que cada filhote fêmea tem a mesma quantidade de irmãs fêmeas e de irmãos machos e que cada filhote macho tem duas vezes mais irmãs fêmeas do que irmãos machos, a quantidade de filhotes fêmeas e machos a que a leoa deu cria foi, respectivamente:

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Q623359

O texto abaixo é o parágrafo introdutório de uma entrevista, com o propósito de situar o leitor quanto ao tema e ao personagem entrevistado. Como a pontuação constitui um importante recurso para a organização textual, leia-o com o objetivo de analisar o uso da vírgula:

Seguem as explicações quanto à aplicação de algumas regras de pontuação no texto. Analise-as, de modo a marcar “verdadeiro" V na proposição em que há correspondência entre a regra e o uso evidenciado no texto, e “falso" F na proposição em que não se verifica tal correspondência.

( ) Usam-se vírgulas para separar adjuntos adverbiais deslocados, fato evidenciado em: “No dia 19" (linha 1) e “Na casa da paz";

(linhas 3-4) ou em sequência como em “O jornalista estará no Festival Piauí Globo News de Jornalismo, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro" (linhas 8-9).

( ) Usam-se vírgulas para separar orações adjetivas explicativas, como em “Autor de livros sobre os presidentes Ronald Reagan e eorge W. Bush, Weisberg diz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para isolar orações apositivas, a exemplo da oração em destaque em: “Weisberg diz que, passados nove meses, o governo Trump só traz ..." (linhas 6-7).

( ) Usam-se vírgulas para separar um aposto da expressão nominal a que se refere, caso das sequências: “o jornalista Jacob Weisberg, diretor da revista on-line Slate e criador do... " e “Trumpscast, programa de comentários sobre o presidente" (linhas 5-6).

( ) Usam-se vírgulas para separar o discurso citado do discurso do enunciador, a exemplo de: “Trump está encolhendo a liderança que seu país tem no mundo, afirma o jornalista". (linhas 4-5).

A sequência CORRETA é

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Q623354

O título do texto sinaliza o tema a ser desenvolvido: “Os efeitos da ira contra os políticos" e os fatos relatados em vários trechos são reveladores da insatisfação das pessoas em relação aos políticos e às instituições. Além disso, as expressões escolhidas pelos autores (ver o texto) reforçam essa ideia, contribuindo para a coesão e coerência textuais. Nesse sentido, relacione as colunas abaixo, fazendo a correspondência entre o conteúdo exposto e a expressão responsável por sua retomada, seja para rotulá-lo ou resumi-lo.

(1) Altos níveis de rejeição das figuras políticas

(2) Desaprovação de ministros e de membros do MPF

(3) Queda de confiança nas instituições investigadoras

(4) Níveis profundos de desconfiança nas instituições e no establishment político nos EUA, Europa e América Latina

(5) Cólera dos eleitores devido ao não atendimento, pelos políticos, às demandas solicitadas pela sociedade

( ) esse fenômeno global

( ) Nesse contexto

( ) esse fenômeno

( ) a desconfiança

( ) Esse desencantamento

A sequência CORRETA é:

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) D
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