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Paulo Freire nos ensina que não se pode ser professor sem que se exponha diante dos alunos, sem revelar com facilidade ou relutância a sua maneira de ser e de pensar politicamente. Não se pode escapar à apreciação dos alunos. E a maneira como eles percebem os professores tem importância fundamental para o desempenho dos mesmos. Portanto, uma das maiores preocupações dos professores deve ser:

Um aluno poderá ter dificuldades para aprender a ler se ele não perceber o significado da leitura em sua vida. Pode não demonstrar interesse e até mesmo criar certa hostilidade pelo ato de ler, se não se sente à vontade com o professor, com a escola ou com o seu próprio grupo social, ou ainda se acredita que essa é uma aprendizagem muito difícil. Nesses casos, o professor deve oferecer atividades que:

A Portaria 087/2011, que estabelece a proposta pedagógica para a Rede Municipal de Ensino de Niterói, no capítulo IV – Da Educação Especial – afirma que será considerado como aluno com necessidades educacionais especiais aquele que apresente:

Segundo Zabala, as concepções que entendem a educação como formação integral criticam o uso dos conteúdos disciplinares como única forma de definir os objetivos educacionais; para tais concepções, serão conteúdos de aprendizagem todos aqueles que:

Para Vygotsky, o curso do desenvolvimento do conceito científico na criança, nas ciências sociais, transcorre sob as condições do processo educacional, forma de colaboração, dentro de um sistema, entre o professor e o aluno. A essa colaboração original entre a criança e o adulto deve-se:

Segundo Gandin, a educação libertadora e capaz de promover a transformação social é aquela que:

Nos Referenciais Curriculares para a Rede Municipal de Educação de Niterói (Referenciais Curriculares 2010: Uma Construção Coletiva – Ensino Fundamental), a organização curricular tem uma dimensão específica por ciclos e Eixos Temáticos. Tais eixos são:

“Atualmente, as tecnologias digitais são as principais responsáveis pelas transformações sociais e culturais e representam uma força determinante, pois se constituem gestoras de um novo tipo de sociedade: a sociedade da informação.” (Rosana Lopes) Portanto, pensar em tecnologias digitais no ambiente escolar, supõe:

Para Celso Vasconcellos, os conselhos de classe são importantes estratégias na busca de alternativas para a superação dos problemas pedagógicos. Para tanto, o enfoque principal dessas reuniões deve ser o(a):

“Ainda que solidários, os humanos permanecem inimigos uns dos outros, e o desencadeamento de ódios de raça, religião, ideologia conduz sempre a guerras, massacres, torturas, ódios, desprezo. (…) A humanidade não consegue gerar a Humanidade. (…) Todo o desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer à espécie humana.” (Edgar Morin) Segundo Morin, é por isso que a educação do futuro deve cuidar para que:

Existe uma queixa quase unânime entre os professores que é quanto à falta de disciplina e respeito por parte dos alunos, no cotidiano escolar. Segundo o psicólogo Júlio Groppa, “essa tensão entre as gerações escolares vai desembocar na ideia praticamente onipresente de que a geração dos mais novos está moralmente corrompida. (…) Os adultos acreditam e apontam para a impossibilidade de educar nesses novos tempos.” Rosely Sayão complementa, dizendo que os professores precisam compreender que existe uma relação assimétrica entre professores e alunos. São gerações diferentes, que ocupam lugares diferentes na escola e também na sociedade e que:

“Um dos grandes problemas da avaliação escolar é que ela se tornou basicamente classificatória, não se colocando num processo de transformação da prática pedagógica: avalia-se e limita-se a uma classificação dos sujeitos de acordo com o resultado.” (Celso Vasconcellos) O que se espera de uma avaliação numa perspectiva transformadora é que os seus resultados:

O letramento ainda pode ser um grande problema entre jovens e adultos de países desenvolvidos, apesar de, neles, a educação fundamental obrigatória atingir praticamente a todos que alcançaram um letramento escolar. Os jovens e adultos mostram-se capazes de comportamentos escolares de letramento, mas:

Segundo Paulo Freire, um dos primeiros saberes que o professor deve cultivar é compreender que o mundo não é, mas está sendo. É entender que o saber da História é possibilidade e não determinação. E que o seu papel não é só o de alguém que constata o que ocorre, mas que também intervém como sujeito das ocorrências. Nesse sentido, é correto afirmar que ensinar:

Para Luckesi, “o erro, como manifestação de uma conduta não aprendida, decorre do fato de que há um padrão já produzido e ordenado que dá a direção do avanço da aprendizagem do aluno”. Portanto, para que o erro seja utilizado como fonte de crescimento, o professor deve:

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