Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 58 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A fala de uma das personagens, nos quadrinhos, está em desacordo com a variedade padrão da língua. Esse desvio de norma pode ser observado porque

Sobre os aspectos morfossintáticos presentes no texto, dadas as afirmativas, 

I. No período: “pois existem certos assuntos místicos que as palavras concretas isoladas não conseguem expressar,” o vocábulo destacado retoma um termo da oração antecedente: “certos assuntos místicos”. 

II. O “que” da frase: “que as palavras concretas isoladas não conseguem expressar,” foi usado como pronome relativo e está desempenhando função sintática de sujeito.

III. Em: “A poesia faz-se necessária para explicar a força vital de uma mulher”, a partícula “se” funciona como conjunção e estabelece relação sintática e semântica entre duas orações.

IV. No fragmento: “...conversas com outras que sejam sábias”, o vocábulo “que” é empregado na função de sujeito, cujo predicativo é “sábias”. 

verifica-se que está/ão correta/s apenas

Dadas as afirmativas, e, tendo como referência as falas dos personagens dos quadrinhos, acerca da sintaxe de colocação ou de ordem,

I. Em: “Meu pai vive me dando livros...”, o pronome oblíquo átono aparece proclítico ao verbo principal, sem hífen. Isso ocorre com frequência entre brasileiros, na linguagem falada ou escrita. 

II. Em: “Ele diz que nos deixam mais sábios...”, não se pospõe pronome átono a verbo flexionado em oração subordinada. Caso análogo acontece em: “Confesso que tudo aquilo me pareceu obscuro”. 

III. No questionamento:“Você já leu eles?”, há uma inadequação que contraria a marcação das funções sintáticas de sujeito e objeto. Na norma culta, a fala seria reescrita assim: “Você já leu-os? ”

verifica-se que está/ão correta/s

Considerando que os símbolos ¬, ∧, ∨, →, ∀ e ∃ representam negação, conjunção, disjunção, implicação, quantificador universal e quantificador existencial, respectivamente, assinale a alternativa que pode ser inferida a partir da fórmula ∀ x (P (x) → Q (x)) ∧ ∀ x (R (x) ∨ ¬P (x)) ∧ ∃ x (R (x)) ∧ ∀ x (¬¬P (x) ∧ S (x)).

No âmbito do Ministério da Economia, foi verificado que o servidor X acumulava ilegalmente um cargo de analista com outro cargo de técnico na Secretaria Estadual de Educação de um determinado estado da federação. A autoridade que tomou ciência de tal fato no Ministério da Economia notificou o servidor X, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar sua opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência. 

Com base no texto e de acordo com a Lei nº 8.112/1990, correto afirmar:

O navegador Microsoft Edge teve seu lançamento no ano de 2015, tornando-se o navegador padrão do Windows 10. O Edge possui muita coisa em comum com o Google Chrome, inclusive a existência de atalhos em comum. Por exemplo, no Microsoft Edge, ações como “visualizar o site no modo de tela cheia” e “adicionar o site da guia atual à lista de favoritos” possuem teclas de atalhos similares às encontradas no Google Chrome.

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, os atalhos do Microsoft Edge para: (1) visualizar o site no modo de tela cheia; e (2) adicionar o site da guia atual à lista de favoritos.

A dependência da sociedade em relação à disponibilidade dos recursos digitais é cada vez maior. Por essa razão, deve-se tomar atitudes preventivas, em vista de reduzir as consequências de eventuais defeitos de hardware, ataques de vírus ou, até mesmo, a utilização inadequada do sistema. Uma das estratégias utilizadas para prevenir eventuais perdas de dados é a realização de backups dos arquivos do sistema. Assinale a alternativa que apresenta os passos necessários para configurar a ferramenta de backup do Windows 10, conhecida como “Histórico de Arquivos”, para que os backups sejam realizados em um disco externo.

Na teoria de Libâneo (1990), as tendências pedagógicas são classificadas em dois grupos:

Dada a afirmativa de Turner (2006, p. 60): “o professor é um transmissor de saberes [...], é um agente da formação integral dos alunos, e, por isso, tendo o domínio das disposições pessoais para corresponder às exigências de seu tempo, pode criar condições para as mudanças sociais que se fizerem necessárias”. Nesse contexto, para que o aprendizado se efetive, vários são os métodos de ensino disponíveis para que o professor possa apensar em sua prática na sala de aula. 

I. Método Construtivista. 
II. Método Sócio-Interacionista. 
III. Método Logosófico. 
IV. Método Waldorf. 
V. Método Freinet.

Dos itens, verifica-se que são métodos de ensino

Dadas as afirmativas referentes à organização da educação básica e seu desenvolvimento, 

I. Nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino.

II. A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola e por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas.

III. Poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangerias, artes, ou outros componentes curriculares.

verifica-se que está/ão correta/s

O processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) precisa ser participativo. Assim, para Gandin (2004), a construção conjunta acontece quando fundamentada na igualdade real entre as pessoas. A partir desse ponto, pode-se construir um processo de planejamento em que todos, com seu saber próprio, com sua consciência, com sua adesão específica, organizam seus problemas, suas ideias, seus ideais, seu conhecimento da realidade, suas propostas e suas ações.

Nesse sentido, Vasconcelos (2014) define quatro características importantes para a construção do PPP, são elas:

Como parte do processo de formação continuada de professores, o MEC instituiu um programa especial de treinamento que consiste em um curso de nível médio, a distância, na modalidade normal, voltado para os docentes que não possuem a formação específica para o magistério.

Esse programa é conhecido como 

Quando analisado o crescimento da matrícula por tipo de instituição entre 2001 e 2012, no ensino superior, observa-se um

Com relação aos segmentos em destaque no texto, pode-se dizer que o emprego das vírgulas é justificado por

Analise as afirmativas que seguem, considerando as marcas linguísticas e, em especial, o modo de organização do discurso que caracterizam a letra da canção.

I. Na letra da canção, o verbo “ter” se combina com o particípio de verbos principais para constituírem novos tempos verbais, chamados compostos.

II. As combinações em que aparecem o verbo “ter” exprimem que a ação verbal está concluída. São tempos compostos, que, unidos aos simples, indicam conjugações da voz ativa.

III. As aplicações das formas verbais em destaque na letra da canção configuram exemplos de verbo auxiliar modal, cuja combinação com o infinitivo do verbo principal tem a função de determinar o modo como se realiza ou se deixa de realizar a ação verbal.

Verifica-se que está/ão correta/s

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282