Dadas as afirmativas sobre os aspectos morfossintáticos dos
quadrinhos,
I. O pronome demonstrativo ESTA, 1º quadrinho, foi
corretamente empregado, já que expressa proximidade de
quem se manifesta com o objeto referente.
II. A linguagem verbal do 2º quadrinho foi constituída por apenas
um período simples.
III. A vírgula, que aparece no 2º quadrinho, está de acordo com
as orientações gramaticais, uma vez que aparece isolando
um termo explicativo.
IV. O termo TODA A PROVA, presente no 3º quadrinho,
apresenta idêntica classificação sintática que AS
QUESTÕES, no 3º quadrinho.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Formando professores profissionais
Estudos sociológicos sobre as profissões demonstram uma
evolução clara no decorrer dos últimos anos e na maior parte dos
ofícios relativos aos profissionais das ciências humanas:
enfermeiros, assistentes sociais, jornalistas... e professores.
Assim, para responder aos desafios sem precedentes da
transformação necessária dos sistemas educacionais, o papel dos
professores deve, necessariamente, evoluir. Na maior parte dos
países ocidentais, o professor está em vias de passar do status de
executante para o de profissional.
Nesse sentido, o profissional é considerado um prático que
adquiriu, através de longos estudos, o status e a capacidade para
realizar com autonomia e responsabilidade atos intelectuais
não rotineiros na busca de objetos inseridos em uma situação
complexa. Essa concepção sociológica do profissional tem
influência sobre as competências de base necessárias para o
exercício desse “novo ofício”.
O que um professor profissional deve ser capaz de fazer?
PERRENOUD, F. et all. Formando professores profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001 (adaptado).
Ao apresentar resultados de “estudos sociológicos” para
fundamentar a tese de que “o papel dos professores deve,
necessariamente, evoluir”, o texto apresenta uma argumentação
desenvolvida por
Dadas as afirmativas a respeito de divisibilidade, I. Um número inteiro positivo é divisível por 4 se o resto da sua divisão por 100 o for.
II. Um número inteiro positivo é divisível por 6 se a soma dos algarismos da sua metade o for.
III. Um número inteiro positivo é divisível por 11 se o módulo da diferença entre as somas de seus algarismos de ordem ímpar e de ordem par o for.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Para cumprir a determinação legal que prevê atendimento preferencial aos idosos, gestantes, lactantes, deficientes físicos e pessoas com crianças de colo, uma agência bancária que disponibiliza aos clientes quatro caixas, atende quatro clientes não preferenciais entre cada dois preferenciais. Num dia de grande fluxo de clientes em que o primeiro atendimento foi preferencial, o cliente dessa categoria com senha de número dez recebeu, entre todos, o atendimento de número
A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as propostas pedagógicas para os povos indígenas que optarem pela Educação Infantil devem
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se criança a pessoa até
Dadas as afirmativas sobre o brincar e as interações infantis,
conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil,
I. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa
independência para escolher seus companheiros e os papéis
que irão assumir no interior de um determinado tema e
enredo, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da
vontade de quem brinca.
II. As capacidades de interação, são também desenvolvidas
quando as crianças podem ficar sozinhas, quando elaboram
suas descobertas e sentimentos e constroem um sentido de
propriedade para as ações e pensamentos já compartilhados
com outras crianças e com os adultos, o que vai potencializar
novas interações.
III. As crianças se desenvolvem em situações de interação
social, nos quais conflitos e negociação de sentimentos,
ideias e soluções são elementos indispensáveis.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Uma das principais características do lúdico é o(a)
O primo Basílio
Eça de Queiroz
[...]
Entraram para o escritório.
Era uma saleta pequena, com uma estante alta e
envidraçada, tendo em cima a estatueta de gesso, empoeirada e
velha, de uma bacante em delírio. A mesa, com um antigo tinteiro
de prata que fora de seu avô, estava ao pé da janela; uma coleção
empilhada de Diários do Governo branquejava a um canto; por
cima da cadeira de marroquim-escuro pendia, num caixilho preto,
uma larga fotografia de Jorge; e sobre o quadro duas espadas
encruzadas reluziam. Uma porta, no fundo, coberta com um
reposteiro de baeta escarlate, abria para o patamar.
Disponível em:
Acesso em: 20 fev. 2017
O fragmento está inserido em uma estrutura narrativa comprovada
por aspectos linguísticos marcados pela presença de
Todos nós que usamos profissionalmente a mídia de massa
somos formadores da sociedade. Nós podemos vulgarizar a
sociedade. Nós podemos brutalizá-la. Ou nós podemos ajudar a
elevá-la a um nível melhor.
William Bernbach, publicitário.
Assinale a alternativa correta, considerando as ideias e a estrutura
linguística do texto.
O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do
professor
RESUMO – Com o objetivo de conhecer a imagem que
professores de escola regular têm da surdez e do aluno surdo,
bem como a influência desta imagem na sua prática pedagógica,
procedeu-se à análise de entrevistas e observações em sala de
aula de sete professoras do Ensino Fundamental regular, que têm
aluno surdo na classe. A interpretação dos dados fundamentou-se
na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977), tendo sido
estabelecidas as seguintes categorias temáticas: intelectual,
comportamental, aprendizagem e linguagem. A análise dos dados
evidenciou que a dificuldade de linguagem da criança surda leva,
muitas vezes, o professor a construir uma imagem equivocada do
aluno surdo a qual se reflete nas suas ações em relação às
crianças. Assim, embora considerem os alunos inteligentes, bem
comportados e com potencial para aprendizagem, todas as
professoras pareciam tratar os alunos como tendo muita
dificuldade para acompanhar o processo escolar.
Palavras-chave: surdez; imagem (Psicologia); surdos-educação.
PAIVA e SILVA, A. B.de & PEREIRA, M. C. C. O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do
professor. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. maio-ago. 2003, vol. 19, n. 2, p. 173-176
O texto é um exemplo do gênero textual resumo de trabalho
científico. Assinale a alternativa em que se apresenta o resultado
da análise dos dados coletados pelas autoras.
O gráfico apresenta a distribuição por idade dos alunos de uma
escola.
Se um aluno dessa escola vai ser sorteado para ser o
porta-bandeira da escola no desfile em comemoração à
emancipação política da cidade, a probabilidade de que ele seja
menor de quatorze anos é de, aproximadamente,
Dadas as proposições, sendo R o conjunto dos números reais,
verifica-se que assume(m) valor lógico verdadeiro
Dadas as afirmativas, considerando o estabelecido no texto e
aspectos geográficos e históricos do nosso país,
I. Se Brasília é a capital do Brasil, então o estado de São Paulo
está na região Nordeste.
II. Se Alagoas é uma ilha, então a capital de Pernambuco é
Caruaru.
III. Se Tiradentes morreu enforcado, então o Brasil foi descoberto
em 22 de abril de 1500
verifica-se que assume(m) valor lógico verdadeiro