Dadas as afirmativas relativas às Diretrizes da Política Nacional
de Educação Infantil,
I. A Educação Infantil tem função diferenciada e complementar
à ação da família, o que implica uma profunda, permanente e
articulada comunicação entre elas.
II. As instituições de Educação Infantil devem elaborar,
implementar e avaliar suas propostas pedagógicas a partir
das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil
e com a participação exclusiva da gestão escolar e da família
dos alunos.
III. As propostas pedagógicas das instituições de Educação
Infantil devem explicitar concepções, bem como definir
diretrizes referentes à metodologia do trabalho pedagógico e
ao processo de desenvolvimento/aprendizagem, prevendo a
avaliação como parte do trabalho pedagógico, que envolve
toda a comunidade escolar.
verifica-se que está(ão) correta(s)
O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre.
Disponível em:
construída principalmente pelo recurso estilístico da
A desigualdade mundial: de 150 euros por mês a 3.000 euros
por mês
A desigualdade mundial contrasta países cuja renda média
por habitante é da ordem de 150-250 euros por mês (África
Subsaariana e Índia) com países onde a renda média por
habitante alcança um patamar entre 2.500-3.000 euros por mês
(Europa Ocidental, América do Norte, Japão) – ou seja, onde as
pessoas ganham vinte vezes mais. A média global, que
corresponde aproximadamente ao nível da China, situa-se em
torno de 600-800 euros mensais.
Essas ordens de grandeza são significativas e merecem ser
guardadas na memória. É preciso salientar, todavia, que são
afetadas por margens de erro significativas: é sempre muito mais
difícil medir a desigualdade entre nações (ou entre épocas
diferentes) do que dentro de um determinado país.
PIKETY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014, p. 69
Segundo o texto, as ordens de grandeza levantadas são afetadas
por uma margem de erro, definida pelo(a)
Canudos tinha muito apropriadamente, em roda, uma
cercadura de montanhas. Era um parêntesis; era um hiato.
Era um vácuo. Não existia. Transposto aquele cordão de serras,
ninguém mais pecava. (Euclides da Cunha)
Disponível em:
Na citação, a oração destacada Era um parêntesis; era um hiato
marca a criatividade e a invenção para expressar uma maneira
singular de ver objetos, coisas, pessoas, paisagens e seres em
geral. É um exemplo de
A figura apresenta a janela disponibilizada por um processador de
texto para o gerenciamento das dimensões (tamanho) de uma
imagem.
Considerando que a opção “Fixar taxa de proporção" está
selecionada, se, no contexto, a altura da imagem for alterada para
8,3 cm, a sua largura aumentará
A figura apresenta um gráfico que ilustra a reportagem intitulada
“Máquinas, uni-vos!", publicada pela revista VEJA, edição 2511,
de 4 de janeiro de 2017, que discutia os impactos causados na
distribuição do trabalho pelo mundo pela popularização dos robôs.
Do gráfico, conclui-se que o maior aumento nas vendas de robôs
de 2009 a 2014 no mundo, entre dois anos consecutivos, foi de,
aproximadamente,
O educador Paulo Freire argumentava que é impossível pensar a
democratização da escola sem superar os preconceitos contra as
camadas populares, os negros, as mulheres, as pessoas com
deficiência e as minorias. Nesse contexto, a escola deve assumir
na sociedade contemporânea uma função social diferenciada e
ser um local privilegiado para
Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça
fundamental para a organização do trabalho docente,
I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.
II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente
técnica de administrar recursos, tempo e um modo de
organizar os conteúdos.
III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro,
envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de
construção da sociedade.
verifica-se que está(ão) correta(s)