Em um período recente, o ensino médio, última etapa da educação básica no Brasil, passou por um conjunto significativo de mudanças. Dentre as justificativas elencadas para promover essa agenda transformadora e criar o Novo Ensino Médio (NEM), por meio da Lei nº 13.415/2017, destacam-se as altas taxas de evasão, a pouca interação com o mundo do trabalho e a pouca margem de escolha por um percurso que atendesse aos interesses e à individualidade dos estudantes. Sendo assim, o eixo principal do NEM foi a criação dos itinerários formativos.
Considerando esse formato atual da etapa, assinale a afirmativa correta.
Na organização dos tempos para o itinerário de formação técnica e profissional, a carga horária deve garantir a integração e a articulação entre a formação geral básica (BNCC) e a formação técnica e profissional, o que pode ser feito a partir de diferentes estratégias de ensino, dentre elas, a Educação a Distância (EAD). “No caso da adoção parcial de atividades realizadas a distância como uma dessas estratégias, considerando a carga horária permitida nesse formato, as atividades realizadas a distância podem contemplar até ___ da carga horária total no ensino médio diurno, podendo incidir tanto na formação geral básica quanto, preferencialmente, nos itinerários formativos do currículo; podendo, a critério dos sistemas
de ensino, expandir para até ___ no ensino médio noturno.”
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
O itinerário formativo V, que se configura pela oferta da formação técnica e profissional, tem seus princípios afirmados,
dentre outros marcos legais, pela Resolução CNE/CEB nº 3/2018, consubstanciados pela Deliberação nº 04/21 – CEE/PR.
Considerando tais princípios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Desenvolvimento de programas educacionais inovadores e atualizados que promovam, efetivamente, a qualificação profissional dos estudantes.
( ) Oferta de habilitação profissional, tanto para o desenvolvimento de vida e carreira quanto para adaptar-se às novas condições ocupacionais e às exigências do mundo do trabalho contemporâneo.
( ) As instituições de ensino deverão considerar, na oferta, o contexto local e as possibilidades de oferta explicitadas no seu Projeto Político-Pedagógico.
A sequência está correta em
As propostas curriculares do novo ensino médio, organizadas a partir dos diferentes itinerários, demandam uma ampliação da jornada escolar e uma reorganização dos tempos e das grades curriculares. Diante do exposto, pode-se afirmar que a competência para definir a distribuição da carga horária da formação geral básica e dos itinerários formativos deve ser definida:
No ordenamento jurídico do novo ensino médio e nos documentos orientadores é recorrente a importância dada à relação entre o contexto local e a oferta dos itinerários; sobretudo, o de formação técnica e profissional.
Assinale, a seguir, a alternativa que melhor evidencia essa relação.
Na oferta de formação técnica e profissional como itinerário possível no novo ensino médio, recomenda-se o alinhamento do curso aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). Esse alinhamento pretende que, ao final do ensino médio, alguns objetivos sejam alcançados. Analise se os objetivos apresentados a seguir atendem ao que se pretende com esse alinhamento.
I. Aumentar a empregabilidade dos jovens.
II. Dinamizar os setores com necessidade ou potencial de crescimento.
III. Agregar valor aos produtos locais.
Está correto o que se afirma em
Em seu Art. 35, §7, a Lei nº 13.415/2017, que reformou a etapa do ensino médio, apresenta o projeto de vida como um componente importante do currículo. “Os currículos do ensino médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos,
cognitivos e socioemocionais.”
Diante do exposto, pode-se afirmar que projeto de vida é:
Qualidade na educação é um conceito complexo que pode se modificar conforme o contexto, os valores, a cultura e a identidade de cada local. O assunto está sempre presente nas discussões sobre as políticas públicas da educação no país. Isso ocorre porque uma educação de qualidade é fundamental para promover mudanças significativas. Sabemos que sem ela não haverá condições de alcançar avanços fundamentais em nosso país. A educação de qualidade perpassa todos os âmbitos da escola, mas certamente é o professor o profissional de papel fundamental nesse ambiente, em razão de sua responsabilidade na disseminação, na mediação e na transmissão dos conteúdos historicamente construídos pela humanidade. Considerando os fatores relacionados à gestão da sala de aula com impacto no sucesso ou no fracasso escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A interação do professor com seus alunos é fundamental para a aprendizagem, uma vez que ela torna possível estabelecer novas ações que influenciem no desenvolvimento, agindo na zona de desenvolvimento potencial. Essa interação possibilita ao aluno a apropriação dos instrumentos cognitivos/culturais para desenvolver os processos psicológicos cognitivos superiores.
( ) Para que as estratégias de aprendizagem modifiquem as estruturas cognitivas, é preciso cuidar tanto do planejamento quanto da execução das situações de ensino-aprendizagem.
( ) A organização didática docente confere clareza aos conteúdos, mas torna a sala de aula rígida, em alguns momentos impedindo o estabelecimento de objetivos e a organização de procedimentos que garantam a aprendizagem, inclusive para os alunos com maior risco de fracasso escolar, que devem ter experiência de êxito escolar.
( ) O estabelecimento de rotinas dificulta a aprendizagem, pois impede que o aluno ouse e se lance em direção ao desconhecido, além disso, a configuração de uma rotina dificulta que o professor escute seus alunos sobre as eventuais dificuldades individuais observadas no cotidiano.
( ) A tensão entre a prática pedagógica e as necessidades dos alunos é um dos fatores para a ocorrência das dificuldades de aprendizagem.
( ) Na prática pedagógica e no atendimento das necessidades dos alunos, destaca-se a importância do professor como mediador que privilegia mais a forma e menos o conteúdo, estabelecendo vínculos de amizade com seus alunos.
A sequência está correta em
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica se constituem como o conjunto articulado de princípios e critérios a serem observados pelos sistemas de ensino e pelas instituições e redes de ensino públicas e privadas na organização, no planejamento, no desenvolvimento e na avaliação da educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, essas diretrizes definem os princípios a partir dos quais se orienta o Itinerário de Formação Técnica e Profissional do Novo Ensino Médio.
Assinale, a seguir, um desses princípios.
A criação do itinerário de formação técnica e profissional, a partir da reforma da etapa do ensino médio, promoveu mudanças na estrutura e organização da Educação Profissional e Técnica (EPT) de nível médio, afirmadas, dentre outros, pela Resolução nº 01/2021.
Considerando essa nova organização da EPT, é INCORRETO afirmar que a habilitação profissional, como uma das composições do Itinerário de Formação Técnica e Profissional, pode ser ofertada na forma:
Os diferentes itinerários formativos que compõem o currículo do Novo Ensino Médio (NEM), permitem uma escolha que atenda os interesses de cada estudante, considerando a capacidade de oferta dos sistemas de ensino. Para cada itinerário, a lei define os princípios, as competências e os saberes. Sobre tal definição para o itinerário da formação técnica e profissional,analise as afirmativas a seguir.
I. Desenvolver programas educacionais inovadores e atualizados que promovam, efetivamente, a qualificação profissional dos estudantes para o mundo do trabalho.
II. Propiciar habilitação profissional para o desenvolvimento de vida e carreira.
III. Ter condições de adaptar-se às novas circunstâncias ocupacionais e às exigências do mundo do trabalho contemporâneo e suas contínuas transformações.
Está correto o que se afirma em
Na oferta de cursos no itinerário da formação técnica e profissional, além daqueles que constam no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, é possível a oferta de formações experimentais, em áreas que não constem no catálogo, desde que observados os requisitos legais.
Diante do exposto, na forma da lei, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Reconhecimento pelo respectivo Conselho Estadual de Educação, no prazo de três anos, contados da data de oferta inicial da formação.
( ) Reconhecimento pelo respectivo Conselho Estadual de Educação, no prazo de um ano, contado da data de oferta inicial da formação.
( ) Inserção no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no prazo de três anos, contados da data de oferta inicial da formação.
( ) Inserção no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, no prazo de cinco anos, contados da data de oferta inicial da formação.
A sequência está correta em
O itinerário de formação técnica e profissional deve estabelecer relações com as tecnologias, as novas formas de trabalhar e produzir, além de valorizar o contexto local, elencando, para isso, o conceito de Arranjos Produtivos Locais (APLs).
Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que os APLs são a(as):
Na organização e oferta do Novo Ensino Médio (NEM), resguardando os marcos nacionais, cada ente federativo deliberou sobre o tema em sua rede de ensino estabelecendo critérios de implementação.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente alguns desses critérios, a partir da Deliberação nº 04/21 – CEE/PR.
A intencionalidade educativa demanda consciência do trabalho escolar, incluindo a compreensão de seus problemas, de suas potencialidades e dos desafios que precisarão ser enfrentados, a fim de que sejam pensados e organizados os meios para o alcance dos propósitos que serão fixados. Trata-se da adequação, do real e do ideal, sem perder de vista que seu caráter utópico – o que ainda não existe – se estabelece em torno do que pode existir e de como deve ser encaminhado para que exista o que pode existir. Nesse cenário, a avaliação:
I. Assume o relevante papel de viabilizar a construção de projetos exequíveis e iminentemente exitosos, porque são pautados em uma visão crítica da realidade concreta existente. Para isso, faz-se necessário superar a visão linear, pontual e inconclusiva que, em geral, incide sobre a avaliação na perspectiva formativa.
II. Permite o olhar atento sobre o percurso já trilhado, que serve de norte para a manutenção do que foi produtivo, eliminação do que não foi e projeção de novas investidas que, por sua vez, deverão ser reincidentemente analisadas.
III. Deverá interpretar o passado, visando traçar intervenções que traduzam o anseio de tornar presente o futuro projetado, sendo realizada em circunstâncias específicas, comumente ao final de percursos, em acordo com a dinamicidade que deve caracterizar o processo ensino e aprendizagem para possibilitar melhorá-lo sempre que necessário.
IV. E o planejamento se fundem em um movimento dialético que os une em propósitos e em compromisso com a construção de uma escola democrática, tanto em respeito ao ensino que ministra quanto à aprendizagem dos saberes que veicula.
Está correto o que se afirma em