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O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

A organização do Novo Ensino Médio (NEM) em itinerários formativos é justificada, principalmente, pela valorização da autonomia dos estudantes na definição de sua trajetória escolar. Essa possibilidade de escolha entre diferentes formatos desafia os sistemas educacionais e as escolas a se organizarem para ofertar itinerários que atendam às demandas desses estudantes.

Considerando a oferta do itinerário de formação técnica e profissional, assinale a afirmativa INCORRETA.

A aproximação entre a formação escolar, os jovens e o mundo do trabalho, estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), é reafirmada no itinerário de formação técnica e profissional do novo ensino médio. Esse itinerário permite que sejam ofertadas formações experimentais. Diante do exposto, pode-se afirmar que formações experimentais são formações:

A oferta do itinerário da formação técnica e profissional apresenta, para os sistemas de ensino e para as escolas, o desafioda composição de sua equipe pedagógica, incorporando novos sujeitos docentes com percursos formativos diversificados.

Considerando os perfis profissionais autorizados por lei para ministrar aulas nesse itinerário formativo, assinale a afirmativa INCORRETA.

O itinerário da formação técnica profissional pode compreender curso técnico com carga horária inferior à mínima estabelecida por lei, nesse caso, a complementação pode ser feita a partir de componentes complementares.

Assinale, a seguir, a alternativa em que os dois itens se configuram como componentes complementares.

Ao fazer a sua opção de percurso formativo, o estudante ingressante no Novo Ensino Médio (NEM) tem opções de composição curricular mais flexíveis.

Considerando tais possibilidades de composição curricular, analise as simulações de percurso formativo a seguir.

I. Formação Geral Básica (BNCC): 1.800 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.200 horas.
II. Formação Geral Básica (BNCC): 1.200 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.800 horas.
III. Formação Geral Básica (BNCC): 1.800 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 800 horas + Disciplinas Eletivas: 400 horas.
IV. Formação Geral Básica (BNCC): 1.900 horas + Curso de Formação Técnica Profissional: 1.400 horas + Disciplinas Eletivas: 300 horas.

De acordo com o previsto em lei, está correto o que se afirma em

Pesquisas realizadas apontam uma série de motivos que levam à evasão escolar. Considera-se que há razões baseadas em situações externas à escola, bem como razões voltadas para o funcionamento interno da escola.

Sobre as razões externas, infere-se que se tratam de:

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

Na reforma do ensino médio são observados alguns eixos norteadores para a reorganização dessa etapa, como a formação integral, o desenvolvimento pleno dos estudantes e uma aproximação e inserção qualificada no mundo do trabalho cada vez mais globalizado. Nesse processo, o domínio de outros idiomas é de grande importância. Considerando o que preconiza a Lei nº 13.415/2017 para essa temática, pode-se afirmar que os currículos do ensino médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa:

I. E da língua espanhola.
II. Somente para o itinerário formativo: Linguagem e suas Tecnologias, sendo facultativo aos demais itinerários.
III. E poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o Espanhol.

Está correto o que se afirma em

Considerando os novos conceitos e modos de organização que se apresentam para os sistemas de ensino e para as escolas e suas comunidades a partir da implementação do Novo Ensino Médio (NEM), correlacione as descrições a seguir ao componente que representam.

I. Aprofundamento das aprendizagens relacionadas às competências gerais, às áreas de conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional.
II. Investigação científica para o aprofundamento de conceitos fundantes das ciências e empreendedorismo para a mobilização de conhecimentos de diferentes áreas para a formação de organizações com variadas missões.
III. Desenho dos arranjos curriculares a serem oferecidos pela unidade escolar, bem como as estratégias para a oferta de itinerários formativos.

A sequência está correta em

O itinerário da formação técnica e profissional foi apresentado na reforma do ensino médio como uma alternativa que se organiza a partir da educação profissional técnica de nível médio.

Considerando a criação desse itinerário, assinale a afirmativa correta.

A Lei nº 13.415/2017, que institui o novo ensino médio, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), modificando o currículo e a carga horária do ensino médio. No caso do currículo, uma das mudanças foi a criação dos itinerários de formação técnica e profissional.

Na divisão atual da carga horária total dessa etapa, a quantidade de horas que deve ser destinada a tal itinerário formativo é:

A estrutura e a organização da educação profissional e técnica de nível médio permitem diferentes ofertas como algumas que se enquadram na proposta do novo ensino médio.

Analise, a seguir, as formas de desenvolvimento de cursos técnicos que se enquadram na proposta curricular do novo ensino médio.

A Lei Federal nº 13.415/2017 alterou o paradigma de formação dos estudantes do ensino médio, ampliou a carga horária dessa etapa da educação básica, reestruturou sua organização curricular a partir das áreas do conhecimento e buscou valorizar os interesses e as potencialidades dos estudantes na construção dos currículos escolares. Essas alterações introduziram alguns conceitos para fundamentar e homogeneizar o novo formato. Considerando tais conceitos e suas respectivas definições, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Itinerários formativos.
2. Unidades curriculares.
3. Formação integral.
4. Formação geral básica.

(   ) Desenvolvimento intencional dos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais do estudante por meio de processos educativos significativos que promovam a autonomia, o comportamento cidadão e o protagonismo na construção de seu projeto de vida.
(   ) Conjunto de competências e habilidades das áreas de conhecimento previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que aprofundam e consolidam as aprendizagens essenciais do ensino fundamental, a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre soluções para eles.
(   ) Cada conjunto de unidades curriculares ofertadas pelas instituições e redes de ensino que possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se preparar para o prosseguimento de estudos ou para o mundo do trabalho de forma a contribuir para a construção de soluções de problemas específicos da sociedade.
(   ) Elementos com carga horária predefinida, formadas pelo conjunto de estratégias, cujo objetivo é desenvolver competências específicas, podendo ser organizadas em áreas de conhecimento, disciplinas, módulos, projetos, dentre outras formas de oferta.

A sequência está correta em

De acordo com os princípios básicos para a educação infantil expressos no Referencial Curricular do Estado do Paraná, por seu caráter educativo atrelado à exigência de formação mínima e específica dos profissionais e ao fato de estarem submetidas a legislações que regulam seu credenciamento e funcionamento, a educação infantil como primeira etapa da educação básica deve seguir os princípios estabelecidos nas suas diretrizes, definidos no Art. 6º, cujas propostas pedagógicas devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos. Assinale, a seguir, a alternativa cujos conceitos se referem aos princípios éticos e políticos, respectivamente.

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