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Considerando a legislação nacional sobre os usos do Braille, analise as afirmativas a seguir.

I. A edição de qualquer texto em Braille pode ser realizada independentemente de autorização de quem detenha os direitos autorais (autores ou editoras), no que se refere à produção de obras sem fins lucrativos, se a sua finalidade for a distribuição gratuita para pessoas cegas.

II. É permitida a reprodução, sem fins lucrativos, de obras literárias, artísticas ou científicas para uso exclusivo de deficientes visuais por meio do Braille ou outro procedimento em qualquer suporte para os destinatários com deficiência visual.

III. A Lei Brasileira de Inclusão prevê, no capítulo referente à Educação, que deve ser realizada a oferta e ensino do Braille e o uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e participação.

Está correto o que se afirma em

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) versa que seja realizado um planejamento com foco na equidade, que exige um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos que não tiveram acesso à educação na idade própria, inclusive de pessoas com deficiência. São consideradas abordagens previstas na legislação para a promoção da inclusão de pessoas que não tiveram ou não têm acesso à educação, EXCETO:

A intencionalidade educativa demanda consciência do trabalho escolar, incluindo a compreensão de seus problemas, de suas potencialidades e dos desafios que precisarão ser enfrentados, a fim de que sejam pensados e organizados os meios para o alcance dos propósitos que serão fixados. Trata-se da adequação, do real e do ideal, sem perder de vista que seu caráter utópico – o que ainda não existe – se estabelece em torno do que pode existir e de como deve ser encaminhado para que exista o que pode existir. Nesse cenário, a avaliação:

I. Assume o relevante papel de viabilizar a construção de projetos exequíveis e iminentemente exitosos, porque são pautados em uma visão crítica da realidade concreta existente. Para isso, faz-se necessário superar a visão linear, pontual e inconclusiva que, em geral, incide sobre a avaliação na perspectiva formativa.

II. Permite o olhar atento sobre o percurso já trilhado, que serve de norte para a manutenção do que foi produtivo, eliminação do que não foi e projeção de novas investidas que, por sua vez, deverão ser reincidentemente analisadas.

III. Deverá interpretar o passado, visando traçar intervenções que traduzam o anseio de tornar presente o futuro projetado, sendo realizada em circunstâncias específicas, comumente ao final de percursos, em acordo com a dinamicidade que deve caracterizar o processo ensino e aprendizagem para possibilitar melhorá-lo sempre que necessário.

IV. E o planejamento se fundem em um movimento dialético que os une em propósitos e em compromisso com a construção de uma escola democrática, tanto em respeito ao ensino que ministra quanto à aprendizagem dos saberes que veicula.

Está correto o que se afirma em

Considerando as atribuições do professor do atendimento educacional especializado, de acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado (Brasil, 2009), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial.

(   ) Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.

(   ) Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade.

(   ) Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

A sequência está correta em

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), deve ser realizado mediante a atuação de profissionais que tenham conhecimentos específicos nas seguintes áreas, EXCETO:

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida pela Lei nº 10.436/2002 e, posteriormente, regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2005 que dispôs, dentre várias questões, os usos e o ensino dessa língua nos espaços escolares. Posteriormente, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015, ratificou o que foi estabelecido no Decreto sobre o uso e a difusão da Libras e da Língua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação e explicitou qual deve ser a formação de professores para os usos e o ensino dessas duas línguas na escola. O Decreto nº 5.626/2005 e a LBI, sobre o ensino de Libras e Língua Portuguesa para estudantes surdos, estabelece que:

Considerando as especificidades da surdocegueira que precisam ser observadas para os processos de inclusão escolar, analise as afirmativas a seguir.

 

I. A surdocegueira é entendida como a diminuição ou ausência da audição e da visão concomitantemente, podendo ser em diferentes graus em cada um dos sentidos, que vai desde a ausência parcial até a total.

II. A pessoa com surdocegueira congênita é caracterizada como aquela que passa a ter essa condição ao longo da sua vida, quando já utiliza uma língua, que pode ser oral ou sinalizada.

III. A surdocegueira adquirida é caracterizada por aquela que nasceu ou que desenvolveu a deficiência antes do desenvolvimento de uma língua.

IV. Quando uma forma de comunicação é aprendida, com o apoio de um professor ou mediador, o guia-intérprete é o profissional
que passa a assumir os serviços de tradução, interpretação, descrição e guia para a promoção da acessibilidade para as pessoas com surdocegueira.

V. A surdocegueira demanda estratégias diferenciadas para a interação, comunicação e participação em situações cotidianas, que passam pela acessibilidade escolar até a interação e comunicação com os próprios familiares.

 

Está correto o que se afirma apenas em

A educação especial no Brasil é oriunda de um longo processo histórico e, ao resgatá-lo, podemos compreender o porquê de determinadas abordagens e também a sua estruturação. Os processos de escolarização das pessoas com deficiência no país tiveram início com a criação de duas instituições; são elas:

A Comunicação Alternativa e Aumentativa está prevista nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado (Brasil, 2009) como parte do campo de Tecnologia Assistiva.

Diante do exposto, pode-se afirmar, em relação aos usos dessa forma de comunicação, que se trata de um campo da ciência que, EXCETO:

Em relação ao processo de construção e apropriação de conceitos básicos da matemática por estudantes cegos, há recursos e tecnologias assistivas que contribuem para o trabalho a ser desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado.
Considerando esse contexto, assinale, a seguir, o recurso que contribui para o ensino do conceito de números para estudantes cegos?

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