Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 67 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

As vírgulas que separam o segmento “por mais que sejam desprovidas de sentido e de lógica”:

No que tange à Lei nº 13.140/2005, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da Administração Pública, assinale a afirmativa correta.

Sobre as formas de provimento derivado e movimentação de pessoal, nos moldes da Lei nº 5.810/1994, que institui o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Pará, assinale a afirmativa correta.

Ramirez, de nacionalidade mexicana, reside em Redenção, no Estado do Pará, há trinta anos ininterruptos e não possui condenação penal. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.

A respeito da criação de novos estados e seu tratamento na Constituição da República Federativa de 1988, assinale a afirmativa correta.

Nos termos da Carta Magna de 1988, a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular. Dentre as formas de participação do povo na condução de assuntos relevantes para a sociedade, NÃO é uma hipótese prevista constitucionalmente a:

Controle administrativo é o poder de fiscalização e correção que a Administração Pública exerce sobre sua própria atuação. De acordo com a legislação, doutrina e jurisprudência dominantes no Brasil, sobre Controle Administrativo, analise as afirmativas a seguir.

I. O Mandado de Segurança, o Habeas corpus, a Ação Popular, o Mandado de Injunção, o Habeas data e a Ação Civil Pública são importantes instrumentos de controle judicial da Administração Pública.

II. As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) são importantes instrumentos de controle político realizado pelo Poder Legislativo.

III. O controle hierárquico é importante instrumento de controle administrativo exercido internamente no âmbito da própria Administração.

IV. Os Tribunais de Conta são importantes ferramentas de controle administrativo auxiliares do Poder Legislativo. No âmbito dos Municípios, tem-se a presença do Tribunal de Contas Municipais, criado apenas nos municípios que atinjam o contingente populacional de dois milhões de habitantes.

Está correto o que se afirma apenas em

Um servidor profissional economista, em apoio ao Excelentíssimo Promotor Público, em apuração de determinada denúncia pública, em um caso que envolvia o levantamento da função linear de demanda se deparou com os seguintes dados: quando a mercadoria era oferecida ao preço de R$ 10,00, a quantidade vendida constatada foi de 1.000 unidades; quando o preço aumentava em 20%, a quantidade consumida caía em 10% no mercado em operava a firma. Dado que a empresa atua em concorrência perfeita, assinale a quantidade incremental vendida à inicial, considerando que o preço oferecido seja também 50% mais barato que o preço inicial.

Na economia brasileira, no período de 1964 a 1967, houve a implantação do Plano de Ação Econômica de Governo (PAEG) – período que marca grandes transformações na economia brasileira. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) O PAEG logrou êxito em reduzir a inflação de 100% no primeiro trimestre de 1964 para próximo de 20% em 1969.
(  ) O crescimento do produto nacional, que em 1963 crescia à taxa de 0,63%, foi elevado para 9,68% em 1968.
(  ) Houve expressivo aumento do deficit público no período de 1964-1968.
(  ) Um dos objetivos do PAEG foi assegurar, pela política de investimentos, oportunidades de emprego produtivo à mão de obra que continuamente aflui ao mercado de trabalho.

A sequência está correta em

Determinado economista foi convocado para efetivar e conferir cálculos de reajustamentos de contratos celebrados que consideram o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Considere que em um contrato aleatório deve-se conferir se o valor do reajustamento está correto. Assim, foram levantados os seguintes dados:

  • Data de celebração do contrato: 02/01/2022;
  • Periodicidade de reajustamento: trimestral;
  • Mês 01: 0,50%;
  • Mês 02: 1,20; e,
  • Mês 03: –0,80%.

Diante do exposto, assinale o valor exato que deverá ser considerado para o reajuste, se os reajustes forem sucessivos.

Deve-se determinar o valor da Poupança Agregada, através do conceito de equilíbrio do produto de determinado país. Para tal, foram considerados nos órgãos especializados os seguintes dados estatísticos-macroeconômicos, obtidos em bilhões de unidades monetárias:

  • Investimento planejado: 10;
  • Investimento não planejado: 5;
  • Gastos do governo: 30;
  • Exportações: 40;
  • Importações: 20;
  • Tributos agregados: 20; e,
  • Renda líquida enviada ao exterior: 5.

Assinale o valor que deverá corresponder à poupança agregada deste país.

Sabendo que a Petrobras S.A. é uma empresa considerada monopólio da produção dos combustíveis fósseis e que forma seus preços maximizando-os a fim de obter lucros extraordinários, bem como precifica seus produtos de acordo com os impactos do preço do barril de petróleo do tipo brent no mercado mundial e pela variação cambial, analise as seguintes informações:

De acordo com a tabela anterior, recalcule o preço da gasolina, considerando os impactos lineares e constantes no preço aproximado do litro do produto.

O modelo desenvolvido pelo economista neozelandês William Phillips, a conhecida curva de Phillips traz uma relação entre duas variáveis econômicas relevantes. Assinale, a seguir, as variáveis avaliadas pela curva de Phillips.

A forma verbal “poderia” em “Esse artigo bem que poderia ser chamado Lágrimas por Bucha. O que aconteceu na cidade situada nos arredores de Kiev é inominável.”(1º§) representa um fato não concluído assim como ocorre com a forma verbal destacada em:

Estabelecendo-se uma relação entre o título atribuído ao texto e o título sugerido opcionalmente pelo próprio autor no início do texto, pode-se afirmar que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282