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Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique a alternativa que não corresponde à ideia da autora Delia Lerner:

“_________, em suas obras, não fala na inteligência pictórica e nem mesmo a aceitou quando “apresentado" a ela por Nilson Machado em um seminário sobre inteligências múltiplas realizado em São Paulo e ao qual já nos referimos. Ele não duvida de que competências pictóricas e a consequente capacidade de reproduzir ou criar imagens por meio de traços ou cores sejam inerentes ao ser humano [...]." (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

“De uma perspectiva ________________, o conhecimento só avança quando o aprendiz tem bons problemas sobre os quais pensar. É isso que justifica uma proposta de ensino baseada na ideia de que se aprende resolvendo problemas."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).

Assinale a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:

“Não adianta lamentar que a maioria dos alunos tenha como único objetivo em sua vida escolar _________________________, pois é a escola quem lhes ensina isso. Ensina em atos, quando propõe tarefas cujo sentido escapa à criança e, frequentemente, ao próprio professor [...]."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:

De acordo com Telma Weisz, em seu livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “[...] Para terem valor pedagógico, serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições, respeitar alguns princípios." Para tanto, boas situações de aprendizagem são pautadas em quantos pressupostos pedagógicos?

No livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, Delia Lerner fala sobre “avaliar a leitura e ensinar a ler". Sobre isso, está incorreta a alternativa:

“O conceito de __________________, elaborado por G. Brousseau (1986) contribui para dar conta desses fatos. Ao analisar as interações entre professores e alunos acerca dos conteúdos, pode-se postular que tudo acontece como se essas interações respondessem a um contrato implícito, como se as atribuições que o professor e os alunos têm com relação ao saber estivessem distribuídas de uma maneira determinada [...]."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito ao contato com a natureza":

“O real é que levar à prática o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que derivam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário)

A tarefa descrita pela autora é difícil porque:

I. A escolarização das práticas de leitura e de escrita apresenta muitas facilidades e o professor, às vezes, se perde nas sequências.

II. A inevitável distribuição dos conteúdos no tempo pode levar a unificar o objeto de ensino.

III. A necessidade institucional de controlar a aprendizagem leva a pôr em segundo plano somente os aspectos mais acessíveis à avaliação.

Está correto o que se afirma em:

“Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade."
(Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil).

A definição refere à(ao):

Garantida a autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade, as propostas pedagógicas para os povos que optarem pela Educação Infantil devem:

I. Dar continuidade à educação tradicional oferecida na família e articular-se às práticas socioculturais de educação e cuidado coletivos da comunidade.

II. Proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de seu povo.

III. Reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças.

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, está correto o que se afirma em:

Art. 7º - Na observância destas Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:

I. Possibilitando, especificamente, a convivência entre crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.

II. Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

III. Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.

De acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 5 de 2009, está incorreto o que se afirma em:

“Informação é tudo o que de fato ____________. Livros e outros materiais escritos informam, a intervenção do professor informa, a observação de como um colega resolve uma situação-problema informa, as dúvidas informam, as dificuldades informam, o próprio objeto que os alunos se debatem para aprender, informa." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito à atenção individual":

De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito à higiene e à saúde":

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