Assinale a alternativa em que o vocábulo “que" possui valor morfológico de pronome relativo:
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas:
Nós saímos ___ pé ___ pretexto de economizarmos gasolina, mas na verdade estávamos ___ procura de aventuras, ___ concretizar sonhos.
As palavras abaixo estão corretamente acentuadas na alternativa:
Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique a alternativa que não corresponde à ideia da autora Delia Lerner:
“_________, em suas obras, não fala na inteligência pictórica e nem mesmo a aceitou quando “apresentado" a ela por Nilson Machado em um seminário sobre inteligências múltiplas realizado em São Paulo e ao qual já nos referimos. Ele não duvida de que competências pictóricas e a consequente capacidade de reproduzir ou criar imagens por meio de traços ou cores sejam inerentes ao ser humano [...]." (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Observando as raízes abaixo é correto afirmar que pertencem ao conjunto dos números racionais apenas:
“De uma perspectiva ________________, o conhecimento só avança quando o aprendiz tem bons problemas sobre os quais pensar. É isso que justifica uma proposta de ensino baseada na ideia de que se aprende resolvendo problemas."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Assinale a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
“Não adianta lamentar que a maioria dos alunos tenha como único objetivo em sua vida escolar _________________________, pois é a escola quem lhes ensina isso. Ensina em atos, quando propõe tarefas cujo sentido escapa à criança e, frequentemente, ao próprio professor [...]."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
Assinale a alternativa que apresenta uma palavra com 7 letras e 6 fonemas:
De acordo com Telma Weisz, em seu livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “[...] Para terem valor pedagógico, serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições, respeitar alguns princípios." Para tanto, boas situações de aprendizagem são pautadas em quantos pressupostos pedagógicos?
No livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, Delia Lerner fala sobre “avaliar a leitura e ensinar a ler". Sobre isso, está incorreta a alternativa:
“O conceito de __________________, elaborado por G. Brousseau (1986) contribui para dar conta desses fatos. Ao analisar as interações entre professores e alunos acerca dos conteúdos, pode-se postular que tudo acontece como se essas interações respondessem a um contrato implícito, como se as atribuições que o professor e os alunos têm com relação ao saber estivessem distribuídas de uma maneira determinada [...]."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito ao contato com a natureza":
A alternativa que apresenta a separação correta das sílabas das palavras abaixo é:
Se a letra x representa um número natural, a expressão algébrica que representa a terça parte de x somado com o sucessor de x é: