Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 28 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q687495

“[...] a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, e para cada criança a construção desse conhecimento exige elaboração, ou seja, uma ação sobre o mundo. [...] . Conhecer é sempre uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização". (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, p. 24).

A qual abordagem educacional o texto acima se refere?

Carregando...
Q687438

Art. 18-B - Os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso:

I. Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico.

II. Multa.

III. Obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado.

Com base na Lei nº 8.069 de 1990, está incorreto o que se afirma em:

Carregando...
Q687494

“É preciso lembrar que, no âmbito da Educação Física, a psicomotricidade influenciou a perspectiva construtivista-interacionista na questão da busca da formação integral, com a inclusão das dimensões afetivas e cognitivas ao movimento humano. Na discussão do objeto da Educação Física escolar, ambas trazem uma proposta de ensino para a área que abrange principalmente crianças na faixa etária até os __________ anos". (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, p. 23).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...
Q687499

O Currículo do Estado de São Paulo refere-se à “cultura de movimento” como sendo a cultura:

Carregando...
Q687437

Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I. Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente.

II. Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido.

III. O civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, em nenhuma hipótese.

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q687443

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, assinale a alternativa incorreta acerca da formação básica comum e parte diversificada:

Carregando...
Q687498

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, espera-se que ao final do quarto ciclo os alunos sejam capazes de:

I. Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de algumas das diferentes manifestações da cultura corporal, adotando uma postura despojada de preconceitos ou discriminações por razões sociais, sexuais ou culturais. Reconhecer e valorizar as diferenças de desempenho, linguagem e expressividade decorrentes, inclusive, dessas mesmas diferenças culturais, sexuais e sociais. Relacionar a diversidade de manifestações da cultura corporal de seu ambiente e de outros, com o contexto em que são produzidas e valorizadas.

II. Participar de atividades de natureza relacional, reconhecendo e respeitando suas características físicas e de desempenho motor, bem como a de seus colegas, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais. Apropriar-se de processos de aperfeiçoamento das capacidades físicas, das habilidades motoras próprias das situações relacionais, aplicando-os com discernimento em situações-problema que surjam no cotidiano.

III. Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promoção de atividades corporais e de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q687493

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três aspectos fundamentais, que são:

I. Princípio do movimento.

II. Princípio da eficácia.

III. Princípio do envolvimento.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) E
  • 13) B
  • 14) C
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282