Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 35 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“Morra comigo/ a estrela de meus cândidos amores". Observando esse verso, percebemos o uso da figura de linguagem conhecida por:

“O racismo é burrice, mas o burro não é o racista". A conjunção grifada expressa a ideia de:

“Esta [...] concepção está relacionada à tendência tradicional de educação, em que o planejamento era feito sem grande preocupação de formalização, basicamente pelo professor, e tendo como horizonte a tarefa de ser desenvolvida em sala de aula. Os planos eram apontamentos feitos em folhas, fichas, cadernos (tipo 'semanário', até hoje utilizado por professores de 1ª a 4ª série), a partir das leituras preparatórias para as aulas. Uma vez elaborados, eram retomados cada vez que ia dar aquela aula de novo, servindo por anos e anos". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização).

A qual tipo de planejamento o autor se refere?

O artigo 4º da Resolução CNE/CP nº 1 de 2012, afirma que a Educação em Direitos Humanos como processo sistemático e multidimensional, orientador da formação integral dos sujeitos de direitos, articula-se à algumas dimensões.

Das dimensões indicadas nas alternativas abaixo e com base no enunciado acima, assinale a incorreta:

Segundo o documento intitulado Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, o Instituto dos Surdos Mudos foi uma das primeiras instituições criadas no Brasil para atender pessoas com deficiências.

Hoje, esse Instituto é chamado de:

“As verticalidades podem ser definidas, num território, como um conjunto de pontos formando um espaço de fluxos [...]". (SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal).

Segundo Milton Santos, a ideia de verticalidades, de certo modo, remonta aos escritos de qual economista?

“Este método de representação foi introduzido no início do século XIX, tendo sido, desde então, amplamente empregado por cartógrafos e geógrafos, por resultar de fácil assimilação para o usuário. Embora muito explorado para representar valores absolutos, é mais adequadamente recomendado para valores relativos. Os softwares de cartografia temática realizam essa representação com extrema versatilidade". (MARTINELLI, Marcelo. Mapas da Geografia e da Cartografia Temática, p. 61).

A qual método o autor se refere?

A frase que encerra a ideia de que o racismo passa de geração para geração corresponde a:

Na figura representada abaixo Se mede 25º e mede 36º. Então a medida de é:

“[...] aquele estado em que as pessoas tornam-se estranhas a si mesmas e ao mundo que as rodeia, não podendo interferir na sua organização, nem sabendo justificar os motivos últimos de suas ações, pensamentos, emoções. É a situação mais ou menos acentuada de perda de sentido, de desorientação, de falta de compreensão e de domínio de várias manifestações da existência". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização).

Assinale a alternativa que corresponde à definição acima:

“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem _____________, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de ___________________. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores __________________, e que avança em relação à idéia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola". (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, p. 01).

Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta e sequenciada:

“Nas condições atuais de economia internacional, o financeiro ganha uma espécie de autonomia. Por isso, a relação entre a finança e a produção, entre o que agora se chama economia real e o mundo da finança, dá lugar àquilo que _____________ chamava de loucura especulativa, fundada no papel do dinheiro em estado puro. Este se torna o centro do mundo [...]". (SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal).

Quem foi o filósofo citado pelo texto?

“Da mesma forma que a representação gráfica em geral, a cartografia temática, em seu âmbito específico, tem uma função tríplice: registar e tratar dados, bem como comunicar informações por eles reveladas. Tem também como principal propósito ressaltar as três relações fundamentais entre os conceitos previamente definidos [...]". (MARTINELLI, Marcelo. Mapas da Geografia e da Cartografia Temática, p. 25).

Quais são os conceitos previamente definidos citados pelo autor?

A palavra de mesmo significado que pode substituir cândidos, sem comprometer o contexto, é:

Uma palavra que segue a mesma regra de acentuação da palavra “infância", no texto, corresponde a:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282