De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, no processo de produção de textos orais, espera-se do aluno que, exceto:
As palavras abaixo formam plural como o de barba-de-bode, exceto:
No trecho: “...Quero te amar sem medo Não tem segredo Eu vou tentar te seduzir", temos:
Dos números abaixo, NÃO é racional apenas o número:
21,12 decâmetros foram convertidos em diversas unidades de medida. A conversão realizada de forma incorreta foi:
Delia Lerner, em seu livro “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário" afirma que o desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escrito e o de conseguir que todos seus ex-alunos:
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, estabelece, em seu Art. 5º, que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade". Considerando o documento mencionado, analise as assertivas abaixo:
I- Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição (Constituição da República Federativa do Brasil – 1988).
II- É livre a manifestação do pensamento, desde que haja o anonimato.
III- É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.
IV- Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, com devida autorização e com condição de não frustrar outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.
V- É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
Está correto somente o que se afirma em:
“O ensino de Língua Portuguesa tem sido, desde os anos ___, o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a qualidade de ensino no país. O eixo dessa discussão no ensino fundamental centra-se, principalmente, no domínio da leitura e da escrita pelos alunos, responsável pelo fracasso escolar que se expressa com clareza nos dois funis em que se concentra a maior parte da repetência: na primeira série (ou nas duas primeiras) e na quinta série. No primeiro, pela dificuldade de alfabetizar; no segundo, por não se conseguir levar os alunos ao uso apropriado de padrões da linguagem escrita, condição primordial para que continuem a progredir." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, 1998). Assinale a alternativa que indica o ano correto que falta à lacuna:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa, no processo de produção de textos escritos, espera-se do aluno que, exceto: