Ao possibilitar aos alunos o domínio dos conhecimentos culturais e científicos, a educação escolar deve:
A abordagem construtivista pressupõe que nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento. A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno, nesta perspectiva, depende:
Segundo Darido (2003), as várias abordagens da Educação Física tem em comum a tentativa de romper com o modelo:
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a diversidade no âmbito escolar é importante pois garante o acesso a escola visando o ensino de qualidade. Nesse sentido, em relação aos alunos com necessidades especiais nas aulas de Educação Física, NÃO é tarefa do professor:
De acordo com Darido e Rangel (2008), a dança pode adquirir diferentes objetivos. Para a dança desenvolvida como conteúdo da Educação Física escolar, espera-se, EXCETO:
Os jogos como conteúdo da Educação Física escolar podem ser considerados como um dos que apresentam maiores facilidades de aplicação por diversas razões, EXCETO:
A ginástica apresenta os mais diversos objetivos e campos de atuação. Alguns objetivos devem ser considerados no ambiente escolar:
A maneira de organizar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que determinam uma prática educativa, com significado social. Nessa direção as sequências formam um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais que têm:
As escolas públicas que seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica – DCNEB, devem observar a atenção à diversidade dos alunos, como eixo estruturador. A operacionalização deste eixo estruturador requer que a escola planeje as suas atividades considerando:
O conhecimento da cultura corporal é de natureza:
Sobre a Abordagem Desenvolvimentista NÃO é correto afirmar que:
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem na Abordagem Crítico- superadora tem o sentido de: cognitivas dos alunos para que ele possa sistematizar os rumos do ensino.
Em relação a situações dos jogos cooperativos e dos jogos competitivos, analise as afirmações a seguir:
I – Em situações de cooperação a produtividade em termos qualitativos é menor, havendo menor homogeneidade na quantidade de contribuições e participações. Já em situações de competição, a produtividade em termos qualitativos é maior, exigindo interação e ajuda mutua com frequência.
II – A cooperação é um processo onde os objetivos são comuns e as ações são benéficas para todos. Competição é um processo onde os objetivos são mutuamente exclusivos e as ações benéficas somente para alguns.
III – Na cooperação, para o objetivo de um indivíduo possa ser alcançado, todos os demais deverão igualmente atingir seus respectivos objetivos. Na competição, a realização dos objetivos de um dos membros impede a realização dos objetivos dos demais. Estão corretas as afirmações:
Para Darido e Rangel (2008), a avaliação em Educação Física deve, EXCETO:
Levando em consideração as características e finalidades do esporte de participação, marque a alternativa ERRADA.