Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 26 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Relacione as colunas:

Coluna I – tecidos Coluna II - caraterísticas

1 Tecido epitelial ( ) processa e transfere informações

2 Tecido muscular ( ) células são embebidas na matriz Extracelular, fornece suporte.

3 Tecido conjuntivo ( ) forma uma barreira protetora e possui funções de transporte e secreção

4 Tecido nervoso ( ) é contrátil.

São características do DNA, exceto:

Sobre as eras geológicas e seus principais eventos. Relacione as colunas.

ERA Principais eventos da história da vida

I. Cenozoica ( ) evolução do homem

II. Mesozoica ( ) diversificação dos dinossauros

III. Cambriano ( ) o nível de oxigênio se aproxima do atual

IV. Carbonífero ( ) diversificação dos insetos

A maneira de organizar as sequências de atividades é um dos traços mais claros que determinam uma prática educativa, com significado social. Nessa direção as sequências formam um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais que têm:

As escolas públicas que seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica – DCNEB, devem observar a atenção à diversidade dos alunos, como eixo estruturador. A operacionalização deste eixo estruturador requer que a escola planeje as suas atividades considerando:

Canais revestidos por membrana plasmática, encontrado em células vegetais adjacentes e com função de permitir a difusão de água, íons, pequenas moléculas de RNA e proteínas denomina-se:

Sobre as células sanguíneas e suas funções, relacione as colunas:

Coluna I – tipo de célula Coluna II – função

I. Macrófagos ( ) matam células infectadas por vírus

II. Plaquetas ( ) iniciam a coagulação sanguínea

III. Monócitos ( ) fagocitam e digerem microrganismos

IV. Células T ( ) dão origem aos macrófagos

A pelagra é uma deficiência de vitamina:

Analise as assertivas, assinalando a afirmativa verdadeira

I – na transformação a bactéria capta DNA livre liberado por células bacterianas mortas

II – plasmídeos são pequenos cromossomos bacterianos independente do cromossomo principal e podem ser transferidos entre células

III – na transdução capsídeos de fagos carregam DNA bacteriano de uma bactéria a outra

Assinale a alternativa correta, em relação as assertivas sobre como os animais obtém seu alimento.

I. Animais filtradores peneiram pequenos organismos e moléculas orgânicas de seu ambiente

II. Os predadores possuem características que os permitem capturar e dominar presas animais grandes

III. Os herbívoros consomem plantas, usualmente sem matá-las

IV. Os parasitas vivem dentro ou sobre outros organismos e obtém nutrientes desses indivíduos hospedeiros

A prática de uma avalição comprometida com o atendimento das finalidades sociais do ensino, de preparação dos alunos para evoluírem dos níveis em que se encontram para níveis significativos de participação ativa nas diversas esferas da vida social deve contribuir para a assimilação e internalização dos saberes necessários ao prosseguimento de estudos, reconhecendo os erros como pontes que possibilitam o aprimoramento e o desenvolvimento das atividades cognoscitivas. Nesta perspectiva a avaliação é denominada:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282