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O pedagogo Paulo procura trabalhar com os professores as suas demandas e não o que ele considera ser necessário o docente aprender. Nessa perspectiva Paulo deve partir da compreensão que:

O trabalho em grupo, conjugado com outros métodos de exposição e de trabalho independente deve favorecer:

Ao estimular os professores para aplicaremos encaminhamentos definidos coletivamente com base no PPP, o pedagogo Carlos destacou a importância do jogo simbólico, considerado por Vygotsky como uma atividade típica da infância e essencial ao desenvolvimento infantil. Os docentes reconhecem que esse percurso favorece o desenvolvimento da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), visto que:

A pedagoga Francisca realiza a formação continuada dos professores com base no Projeto Político Pedagógico - PPP, elaborado coletivamente, sempre lembrando que os objetivos de ensino explicitam intenções educativas e estabelecem capacidades considerando que os estudantes poderão:

Os estudos e pesquisas sobre a vida diária, sobre o homem comum e suas práticas introduziram no campo do currículo a preocupação em estabelecer conexões entre:

A apropriação dos avanços nos estudos e pesquisas relativas à aprendizagem e ao ensino tem favorecido a credibilidade e a aceitação das reflexões coletivas coordenadas pelo pedagogo Manoel, não apenas pelos professores, mas também pelos demais segmentos da escola o que deve favorecer:

Ao trabalhar com a resolução de problemas deve-se considerar que o conhecimento é permanentemente (re)construído, pois essa metodologia de ensino vê o homem como um ser em constante processo de aprendizagem. A essência dessa educação problematizadora tem como base:

Ao intensificar o processo de inclusão e busca da universalização do atendimento, as escolas públicas e privadas deverão contemplar a melhoria das condições de acesso e de permanência dos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades nas classes:

A pedagoga Fabíola estimula os professores a planejarem e desenvolverem práticas com leitura literária, tendo como base os PCN. Assim, os discentes devem vivenciar situações didáticas que envolvam o exercício de:

A pedagoga Zilma acompanha sistematicamente o planejamento dos professores, tendo como base as definições coletivas do PPP escolar, considerando as diversas áreas do conhecimento. Segundo os PCN essas diversas áreas necessitam evidenciar a dimensão social que a aprendizagem cumpre no percurso de construção da cidadania. Assim a comunidade educativa deve levar em conta:

Após reflexões baseadas nos últimos estudos e pesquisas sobre o uso inadequado do vídeo na sala de aula os professores foram orientados pelo pedagogo para levar em conta que esta produção imagética deve ser utilizada:

O pedagogo Alan considerou uma das propostas discutidas, coletivamente, no planejamento anual onde foi definido que nas situações de aprendizagem é preciso considerar tudo o que o aluno já sabe para oferecer os subsídios para que se apropriem dos conhecimentos e conceitos científicos, de acordo com a Zona de Desenvolvimento Proximal a qual foi defendida por:

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