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As verificações e qualificações da aprendizagem escolar que permitem ao/a professor/a identificar como os alunos estão se apropriando dos conhecimentos, desenvolvendo as habilidades e criando os meios para que todos tenham sucesso escolar, caracteriza a avaliação:

A escola de qualidade social adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento a alguns requisitos, dentre eles:

- O regimento escolar, quando discutido e aprovado pela comunidade escolar, conhecido por todos, constitui-se em um dos instrumentos de:

No intuito de estimular e motivar a frequência nos grupos as atividades desenvolvidas o(a) pedagogo(a) oportuniza atividades e dinâmicas interativas, na tentativa de promover a sociabilidade entre os integrantes dos grupos, assim como deve fazê-los refletir sobre sua condição social de ser cidadão. Essa dimensão, de resgatar o homem na sua condição de exercício do humano, se fará tanto mais quanto mais educativa a sociedade se fizer. Nesta perspectiva as ações socioeducativas se farão educativas quando:

A infraestrutura física do CREAS deve assegurar as condições para acessibilidade a pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, como:

Marileide assumiu a função de pedagoga no CRAS, onde são desenvolvidas atividades coletivas, as quais tem como base o Projeto de Trabalho construído pela comunidade educativa. A sua adesão e colaboração no processo formativo dos profissionais, o que implica um engajamento na tendência pedagógica crítica que norteia a referida proposta de trabalho. Isto requer a clareza:

O Projeto Político Pedagógico (PPP), interdependentemente da autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira da instituição educacional, representa mais do que um documento, sendo um dos meios de:

O pedagogo que tem a clareza de elaborar o diagnóstico socioterritorial, com profissionalismo, deverá considerar:

A Proteção Social Especial de Alta Complexidade tem como o objetivo ofertar serviços especializados com vistas a:

Para assegurar ao CREAS a delimitação e o exercício de suas competências, é fundamental diferenciá-las das competências do Órgão Gestor da Assistência Social, em especial da área responsável pela Proteção Social Especial. De modo geral, cabe ao órgão gestor:

A pedagoga Flávia destaca, no planejamento, a importância de atender as demandas identificadas no que se refere a linguagem oral e escrita, assim como por se constituir como um dos eixos básicos do Projeto de Trabalho nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Os procedimentos pedagógicos nesta perspectiva, devem favorecer:

Os sistemas de ensino devem matricular os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes:

É pressuposto da organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola conceber a organização e a gestão das pessoas, do espaço, dos processos e procedimentos que viabilizam o trabalho expresso no PPP e em planos da escola, em que se conformam as condições de trabalho definidas pelas instâncias colegiadas. As instituições, respeitadas as normas legais e as do seu sistema de ensino, têm incumbências complexas e abrangentes, que exigem outra concepção de organização do trabalho pedagógico, tais como:

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