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Falhou a substituição do objeto pelo pronome em:

Sobre as estruturas:
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1-“(... ) deu-se a popularização de uma técnica cirúrgica.”
2-“Trata-se de uma operação simples (...)"
-
E correto afirmar que:

De acordo com a teoria de Piaget, o conhecimento procede de:

Em um sistema operacional Windows 7, o uso do conjunto de teclas (teclas de atalho) WIN+L executa a seguinte ação:

A aceleração do processo de substituição das importações verificada no Brasil a partir da Segunda Guerra Mundial revelou que as economias externas do sudeste brasileiro já apresentavam condições para produzir um grande número de bens de consumo duráveis que até então eram importados.

Sobre este processo de substituição das importações, marque a alternativa correta.

Nas últimas décadas do século XX, a História passou por diversas transformações internas que, entre outras questões, levaram à incorporação do meio ambiente em suas abordagens, levando ao surgimento da História Ambiental. Esta, como parte do processo de renovação do campo historiográfico, propõe-se a elaborar analiticamente uma compreensão histórica das relações entre sociedade e natureza. Considerando os pressupostos teóricos e metodológicos da História Ambiental, bem como os limites e as possibilidades da abordagem e questões socioambientais nas aulas de História, análise os itens seguintes, numerados de | a III, é em seguida assinale a alternativa correta.

| - Se não for devidamente contextualizado, o conceito de “sociedade de risco", baseado no potencial de destruição provocado pelos paradigmas da modernidade como progresso e desenvolvimento econômico, pode induzir a uma História Ambiental de "penitência", desconsiderando as diferentes racionalidades presentes nas relações entre seres humanos e ambiente(s).
Il - A abordagem dos problemas socioambientais nas aulas de História pelo professor da educação básica tem sido facilitada desde os anos 1990 pela incorporação sistemática de disciplinas específicas voltadas a este tema no currículo da graduação, visando atender às determinações dos Parâmetros Curriculares Nacionais,
III - Embora impulsionada por movimentos internos no campo historiográfico, a emergência de um enfoque ambiental na pesquisa histórica também sofreu influência das "vozes das ruas”, isto é, dos debates em torno dos problemas ambientais - ' desastres nucleares, vazamentos químicos, elevação dos níveis dos mares, desflorestamento etc.

“O que têm em comum um palacete barroco, uma festa paraense, um bairro paulistano, um terreiro de candomblé, um mapa setecentista, uma obra de arte e um queijo mineiro? Nos dias de hoje, todos eles podem ser considerados patrimônio cultural” (MARTINS, 2011, p. 281). Em consonância com a ampliação do conceito de patrimônio, os planejamentos escolares têm incorporado a educação patrimonial e os professores de História têm sido sensibilizados para essa tarefa.

Em relação aos limites e possibilidades dos usos do patrimônio histórico nas aulas de História, considere os itens seguintes, numerados de la ll e, em seguida, assinale a alternativa correta.

| - À educação patrimonial! deve ser norteada pelo pluralismo cultural, não evocando apenas fatos históricos “notáveis”, alusivos a grupos sociais privilegiados, mas também
fomentando a rememoração e preservação de patrimônios :histórico-culturais significativos para as comunidades locais e regionais.
I| - Visitas guiadas a locais como o Arquivo Público do Estado do Pará, custodiador de mais de 4 milhões de documentos e o Cemitério da Soledade, uma das mais antigas necrópoles do municipio de Belém, podem subsidiar experiências pedagógicas concernentes à abordagem do patrimônio histárico-cultural material.
IIl- Ao incorporar a abordagem do patrimônio histórico nas aulas de História, é fundamental que o professor deixe claro aos alunos que o conceito de patrimônio na atualidade é uma construção social cujo significado tem diferentes conotações, sendo resultado de um processo histórico produzido na configuração dos Estados nacionais modernos, que defendiam a existência de uma herança pública a ser preservada para o futuro.

O pensamento histórico brasileiro, em diferentes contextos e a partir de pressupostos teórico-metodológicos distintos, produziu diversas interpretações acerca da(s) identidade(s) do Brasil. Uma dessas interpretações, na época em que foi elaborada, procurou identificar os obstáculos à modernização política, econômica e social do país, atribuindo-os às nossas raízes ibéricas, que deveriam ser recusadas e cortadas. Nessa perspectiva, nosso "mal", portanto, seria a herança portuguesa.

Tal teoria explicativa foi construída por:

O ensino de História no Brasil passou por várias transformações, que acompanharam, muitas vezes, as mudanças ocorridas na organização e nas propostas educacionais brasileiras. De acordo com Schimdt e Cainelli (2009), podem-se apontar, pelo menos, três fases caracteristicas desse ensino: 1) a fase que se pode denominar ensino tradicional; 2) a fase em que predominou o ensino de estudos sociais e; 3) a fase atual, de ensino da História.

Assinale a alternativa que sintetiza de forma correta a função do ensino na segunda fase:

João Cabral de Melo Neto, autor modernista, sofria de fortes dores de cabeça.

Ao usar a expressão “aniagem da alma” à patologia, o autor quis:

Em: “(...) erenumabe, que desliga uma substância química cerebral atrelada ao desconforto.”, é inadequado afirmar que:

O que é o Sistema de Avaliação da Educação Básica — SAEB?

Analise as duas assertivas sobre educação e inclusão (MEC, 2006) e a relação entre elas.

A concepção de educação inclusiva está fundamentada nos princípios do direito de todos à educação e valorização da diversidade humana para garantir o acesso de todos à escola e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos.

PORTANTO

Algumas crianças devem ser inseridas no contexto escolar e outras em classes especiais considerando suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e linguísticas.

Marque a alternativa correta:

Se a escolha da metodologia de ensino e aprendizagem é feita de acordo com o aluno, suas características cognitivas e escolares, com o conteúdo, sua natureza, sua lógica e seu contexto (RANGEL, 2014), no processo de ensino devem ser levados em conta: