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Marque a alternativa que indica corretamente qual é a corrente de pensamento expressa no texto:

Na obra "Minha história das mulheres", a historiadora francesa Michelle Perrot, ao discorrer sobre a trajetória da escrita de uma história das mulheres na segunda metade do século XX, salienta que este '[...]foi e é um movimento mundial, hoje particularmente ativo em Quebec, na América Latina (principalmente no Brasil), na Índia, no Japão..."  (PERROT, 2017, p. 15).

Entre os fatores apontados pela autora para a emergência da mulher como tema  de estudo nas ciências humanas em geral e na História em particular, é correto citar:

Segundo Callari (2001), os institutos históricos e geográficos, surgidos no Brasil no contexto do século XIX pós independência,
foram responsáveis pela produção de um saber numa época em
que a separação entre campos diversos do conhecimento
estava se delineando e que a história reivindicava para si um
estatuto científico, alicerçado em sólida pesquisa documental.
Basicamente, todas as iniciativas dos institutos foram
direcionadas para a construção da ideia de nação, a partir de
exemplos de realizações e personagens que remetessem a um passado glorioso capaz de apontar um futuro promissor ao novo país. 

Em relação a essas instituições, assinale a alternativa incorreta

Em abordagem sobre a renovação dos procedimentos metodológicos no ensino de História, Circe Bittencourt (2004, p. 235- 236) apresenta o excerto, reproduzido a seguir, resultado de uma pesquisa de historiadores franceses com alunos de uma escola nos arredores de Paris. “Marc: A empresa para mim é uma maneira de produzir bens de consumo em série. David: Para mim é um meio de dar trabalho a muitas pessoas de uma vez. Michel; A empresa está cheia de sindicatos. David: Para mim a fábrica é o trabalho em série. Todas as más condições de trabalho. A empresa representa a fábrica, o trabalho em série e tudo o mais. Para produzir mais rápido, empregam todos os meios. A maioria das empresas é de fábricas onde as condições de trabalho são desumanas. É duro. Marc: É um meio de o Estado ganhar dinheiro." Para Bittencourt (2004), esse extrato da discussão dos alunos revela que eles estão longe de ser ignorantes sobre o objeto proposto como estudo, já que em suas falas destacam vários aspectos da empresa: sua dimensão econômica (produção de bens, aspectos financeiros, salários, lucros, impostos), sua dimensão humana e relações de trabalho (agentes de produção, condições de trabalho, organizações sindicais etc.). Que alternativa indica corretamente a designação utilizada pelos pesquisadores do ensino de História para se referir a esses elementos do conhecimento prévio dos alunos?

No final do século XIX, José Veríssimo apontava para a necessidade de se ensinar a história da pátria em todos os momentos e espaços utitizando-se de outros signos, além dos conteúdos escolares: "Porque não é somente nas escolas ou pelo estudo dos Autores e documentos que se pode estudar a história pátria. O mínimo ao menos do conhecimento do passado nacional indispensável ao desenvolvimento de um país livre e civilizado, e, por acaso, o que mais importa saber para despertar nele os fecundos estímulos do sentimento pátrio, há outros meios que o ensinem. Os monumentos, os museus, as coleções arqueológicas e históricas, essas construções que os nossos antepassados com tanta propriedade chamaram meméórias, são outras tantas maneiras de recordação do passado, de ensino histórico, portanto, e, em última análise, nacional". (VERÍSSIMO, 1985, p. 101). A partir do excerto citado e, considerando os estudos acerca da construção da memória histórica produzida junto às instituições escolares e/ou a elas direcionadas no contexto dos primeiros anos da República, assinale a alternativa incorreta:

Segundo a historiadora Circe Bittencourt (2004, p. 213), ao utilizar-se de períodos organizados de acordo com a lógica eurocêntrica, os conteúdos escolares sobre a idade Média fornecem poucos indícios para a compreensão das experiências históricas dos cristãos bizantinos, dos povos islâmicos e dos reinos africanos que viveram na mesma época, cujos contextos foram fundamentais nas mudanças europeias e na configuração do mundo moderno.

Isto se deve a uma “tradição escolar" respaldada por uma produção historiográfica sobre a Idade Média centrada:

Falhou o sinônimo do vocábulo em:

Sobre o Projeto Politico-Pedagógico, coloque “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso.
-
(  ) Define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade.
(  ) Indica a direção a seguir para gestores, professores, funcionários, alunos e famílias.
(  ) Serve de parâmetro para discutir experiências e ações de curto, médio e longo prazos.
(  ) Deve ser inflexível para não se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Assinale a alternativa com as respostas dadas:

Sobre a teoria de Vygotsky, não se pode afirmar que:

Quanto à afetividade e ensino, coloque “V” para o que for verdadeiro e “F” para o que for falso.

(  )A afetividade é expressa por meio da emoção, do sentimento e da paixão.
(  )As dimensões motora, afetiva e cognitiva coexistem e atuam de forma integrada.
(  )Todo ser humano é afetado positiva e negativamente e reage a esses estímulos.
(  ) A afetividade não influencia o desenvolvimento intelectual do aluno em sala de aula.

Assinale a alternativa com suas respectivas respostas.

Marque a alternativa que preenche a lacuna corretamente: "Os transgênicos também são denominados de _____________.":

Em relação às tendências contemporâneas relacionadas às metodologias do ensino de História, aos materiais didáticos e ao uso de fontes não escritas, analise os itens seguintes,
numerados de | a IV, e em seguida assinale a alternativa correta,

|- A análise de fontes visuais em sala de aula deve partir de sua construção como ficção, documenta ou discurso da História, das representações que contêm e de como podem se articular aos conhecimentos dos alunos, evitando-se, assim, seu reducionismo à mera perspectiva de "validação" dos conteúdos.
Il- Para além de suas dimensões técnicas e pedagógicas, o livro didático de História deve ser compreendido pelo professor como veículo de um sistema de valores, de ideologias de uma cultura de determinada época e determinada sociedade.
IlI- As tendências atuais do ensino de História, baseadas na ideia de que o conhecimento histórico é uma construção, preconizam a diversidade de fontes e valorizam a incorporação de novas linguagens.
IV- Metodologias inovadoras de ensino devem considerar as possibilidades proporcionadas pela tecnologia da informação em sala de aula, visto que a utilização desta, devidamente mediada pelo professor, pode ser uma importante aliada no processo de ensino-aprendizagem.

Leia com atenção o excerto a seguir, extraído da obra “História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI” (KARNAL, 2010):"Por que os Estados Unidos são tão ricos e nós não? Essa pergunta já provocou muita reflexão. Desde o século XIX, a explicação dos norte-americanos para seu 'sucesso! diante dos vizinhos da América hispânica e portuguesa foi clara: havia um destino manifesto', uma vocação dada por Deus a eles, um caminho claro de êxito em função de serem um 'povo escolhido". No Brasil sempre houve desconfiança sobre a ideia de um “destino manifesto' que privilegiasse o governo de Washington. Porém, muito curiosamente, criou-se aqui uma explicação tão fantasiosa como aguela. A riqueza deles e nossas mazelas decorreriam de dois modelos históricos: as colônias de povoamento e as de exploração”. O tema das diferenças sociais, políticas e econômicas entre América portuguesa e a chamada América anglo-saxônica foi um objeto privilegiado no debate sobre a(s) identidade(s) do continente americano, suscitando diferentes pontos de vista.

Considerando a explicação apontada no texto, assinale a alternativa que indica corretamente um fator que a contradiz:

Em relação à produção historiográfica brasileira da segunda metade do século XX, seus recortes temáticos e teóricometodológicos e suas tendências ideológicas e políticas, assinale a alternativa incorreta:

“Gabigol faz dois, Flamengo vira sobre River e é bicampeão da Libertadores”. Com esse título, no dia 23 de novembro de 2019, às 18:56, o portal de notícias UOL anunciava a vitória do time carioca Flamengo sobre o rival argentino River Plate em jogo realizado em Lima, capital peruana. Na mesma data, algumas horas antes, precisamente às 12:35, o portal Globo Esporte destacava uma "audiência potencial de 5 bilhões de pessoas" que poderiam assistir a transmissão da partida em pelo menos 169 países dos cinco continentes. À parte, a técnica e a "arte" presentes no futebol sul-americano, que mobiliza multidões ao redor do mundo, provavelmente grande parte dos torcedores desconhece o teor histórico associado ao torneio. Principal competição entre clubes profissionais da América do Sul, o nome “Copa Libertadores da América" é uma homenagem ao conjunto das principais lideranças da independência das colônias ibéricas no continente americano no século XIX.

Dentre as alternativas seguintes, assinale a que indica incorretamente um destes líderes: