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“O que têm em comum um palacete barroco, uma festa paraense, um bairro paulistano, um terreiro de candomblé, um mapa setecentista, uma obra de arte e um queijo mineiro? Nos dias de hoje, todos eles podem ser considerados patrimônio cultural” (MARTINS, 2011, p. 281). Em consonância com a ampliação do conceito de patrimônio, os planejamentos escolares têm incorporado a educação patrimonial e os professores de História têm sido sensibilizados para essa tarefa.

Em relação aos limites e possibilidades dos usos do patrimônio histórico nas aulas de História, considere os itens seguintes, numerados de la ll e, em seguida, assinale a alternativa correta.

| - À educação patrimonial! deve ser norteada pelo pluralismo cultural, não evocando apenas fatos históricos “notáveis”, alusivos a grupos sociais privilegiados, mas também
fomentando a rememoração e preservação de patrimônios :histórico-culturais significativos para as comunidades locais e regionais.
I| - Visitas guiadas a locais como o Arquivo Público do Estado do Pará, custodiador de mais de 4 milhões de documentos e o Cemitério da Soledade, uma das mais antigas necrópoles do municipio de Belém, podem subsidiar experiências pedagógicas concernentes à abordagem do patrimônio histárico-cultural material.
IIl- Ao incorporar a abordagem do patrimônio histórico nas aulas de História, é fundamental que o professor deixe claro aos alunos que o conceito de patrimônio na atualidade é uma construção social cujo significado tem diferentes conotações, sendo resultado de um processo histórico produzido na configuração dos Estados nacionais modernos, que defendiam a existência de uma herança pública a ser preservada para o futuro.

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