Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.
Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.
Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.
Acerca do contexto apresentado, o referido texto dá ênfase à leitura, compreendendo a leitura de palavra, gestos, ações, imagens, necessidades, desejos, expectativas.
Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.
Os PCNEM pautam-se em uma concepção contemporânea segundo a qual a arte é considerada um conhecimento humano articulado no âmbito da sensibilidade, da percepção e da cognição.
A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.
A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
O objetivo principal da arte-educação é a formação de artistas profissionais eficientes nos vários modos de expressão.
Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.
O multiculturalismo na arte-educação, ou seja, a apreciação crítica da produção do povo, das minorias e das mídias, surgiu no Brasil nos anos 80 do século passado.
A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
Nesse contexto, a função maior do ensino contemporâneo da arte é o desenvolvimento da sensibilidade.
Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.
Há significativa carência nos registros preservados da música brasileira no período colonial.
A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.
Atribui-se aos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco a provável origem desse folguedo.
A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.
Esse evento representa um raro momento de consenso por parte da crítica de arte no Brasil, que, à época, recebeu-o com ampla aceitação, considerando-o um símbolo da ruptura com todo o academicismo.
Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.
O chamado rompimento neoconcreto foi marcado por divergências entre vertentes do concretismo representadas por artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.
O grupo carioca Os Dramaturgos foi responsável pela encenação da montagem inovadora de Vestido de noiva.
Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
A arte aciona os componentes sensoriais, como visão e audição, por exemplo, tornando-os meios de compreensão das relações humanas.
No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.
A LDB constitui importante marco no âmbito educacional, especialmente para o reconhecimento do ensino de arte.
Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.
A partir de 1999, foi iniciado um movimento em favor da formação pedagógica polivalente em arte, de maneira que professores de artes plásticas, desenho, música, artes industriais e artes cênicas, bem como aqueles formados em educação artística, passassem a ser responsáveis pelo ensino de todas as linguagens artísticas nas escolas de educação básica
Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.
Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de arte, especificamente o de desenho, caracterizava-se por um aspecto utilitário, com conformação técnica para servir ao trabalho.