Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 69 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Arte-educadores, principalmente norte-americanos, lançaram as bases para uma transformação da perspectiva de ensino de arte no Brasil, ao questionarem a ideia do desenvolvimento espontâneo da expressão artística na criança e ao procurarem definir uma contribuição específica da arte para a educação do ser humano.

Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.

Acerca do contexto apresentado, o referido texto dá ênfase à leitura, compreendendo a leitura de palavra, gestos, ações, imagens, necessidades, desejos, expectativas.

Com relação às competências e às habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM) para a disciplina de arte, julgue o item subsecutivo.

Os PCNEM pautam-se em uma concepção contemporânea segundo a qual a arte é considerada um conhecimento humano articulado no âmbito da sensibilidade, da percepção e da cognição.

A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

O objetivo principal da arte-educação é a formação de artistas profissionais eficientes nos vários modos de expressão.

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.

O multiculturalismo na arte-educação, ou seja, a apreciação crítica da produção do povo, das minorias e das mídias, surgiu no Brasil nos anos 80 do século passado.

A informatização dos lares, das empresas e dos escritórios a partir dos anos 90 do século passado, resultado da aplicação das novas tecnologias digitais na comunicação e na produção industrial, teve um impacto enorme na sociedade e nas relações sociais, com suas diversificadas manifestações, entre as quais incluem-se as artes. Considerando a navegabilidade dos meios digitais de comunicação e a interatividade apresentada ao internauta, uma educação visual qualitativa se faz necessária.

No que se refere a esse assunto, julgue o item subsecutivo.

Nesse contexto, a função maior do ensino contemporâneo da arte é o desenvolvimento da sensibilidade.

Julgue o item seguinte, a respeito da música brasileira do período colonial.

Há significativa carência nos registros preservados da música brasileira no período colonial.

A respeito do coco de roda, dança típica das regiões praieiras do Nordeste, julgue o item seguinte.

Atribui-se aos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco a provável origem desse folguedo.

A respeito da Semana de Arte Moderna de 1922, julgue o item subsequente.

Esse evento representa um raro momento de consenso por parte da crítica de arte no Brasil, que, à época, recebeu-o com ampla aceitação, considerando-o um símbolo da ruptura com todo o academicismo.

Com relação ao neoconcretismo, julgue o item que se segue.

O chamado rompimento neoconcreto foi marcado por divergências entre vertentes do concretismo representadas por artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Acerca do teatro no Brasil, julgue o item subsecutivo.

O grupo carioca Os Dramaturgos foi responsável pela encenação da montagem inovadora de Vestido de noiva.

Acerca da arte na educação, julgue o item seguinte, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A arte aciona os componentes sensoriais, como visão e audição, por exemplo, tornando-os meios de compreensão das relações humanas.

No que se refere à arte na perspectiva da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), julgue o item seguinte.

A LDB constitui importante marco no âmbito educacional, especialmente para o reconhecimento do ensino de arte.

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

A partir de 1999, foi iniciado um movimento em favor da formação pedagógica polivalente em arte, de maneira que professores de artes plásticas, desenho, música, artes industriais e artes cênicas, bem como aqueles formados em educação artística, passassem a ser responsáveis pelo ensino de todas as linguagens artísticas nas escolas de educação básica

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Nas primeiras décadas do século XX, o ensino de arte, especificamente o de desenho, caracterizava-se por um aspecto utilitário, com conformação técnica para servir ao trabalho.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282