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A respeito das normatizações, das modalidades e do funcionamento do sistema educacional brasileiro, julgue o próximo item.

Embora a meta do Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 seja oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, para atender a, pelo menos, 25% dos estudantes da educação básica (PNE, 2014 – 2024), as estatísticas mostram que essa meta dificilmente será atingida, pois a oferta nacional absoluta atual de educação em tempo integral não ultrapassa 20% das escolas públicas (Todos pela Educação, 2018).

Com relação à educação a distância (EaD), julgue o item subsecutivo.

Na EaD, a escolha de ferramentas sincrônicas em vez de ferramentas assíncronas é aconselhável, porque a participação simultânea de professores e estudantes torna a aprendizagem mais eficiente.

Para a elaboração do projeto político pedagógico (PPP) da escola, a equipe gestora convocou os professores, pais de alunos, representantes dos estudantes e representantes de organizações não governamentais da cidade. Em uma das reuniões de planejamento, com a participação de todos os convocados, foram pautadas as diferenças sociais e culturais dos estudantes que frequentavam a escola, bem como debatidas ações apropriadas para o tratamento de tais diferenças no cotidiano escolar.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o próximo item.

A proposta de ações para tratar das diferenças existentes entre os estudantes se configura como construção do currículo oculto da escola.

Suponha que o IPHAN adote a plataforma moodle como ferramenta para a realização de um treinamento para seus funcionários lotados em diversas regiões do país. Considere que o curso a ser ministrado tenha sido estruturado em módulos subsequentes com prazos determinados para execução de tarefas e avaliações dentro do horário de trabalho. Os participantes que obtiverem desempenho exitoso ao final do curso terão algum tipo de benefício na carreira profissional.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Trata-se de um curso de treinamento, e não de educação continuada, por isso deve ser estendido a todos os funcionários do IPHAN, caso contrário deveria ser ofertado apenas a funcionários recém-contratados.

No que se refere à educação popular, julgue o item seguinte.

Na educação popular, os saberes dos educandos são transformados em conteúdos primordiais para o processo de aprendizagem.

Para ofertar um curso de pós-graduação, determinada instituição de ensino fez uma pesquisa sobre a aceitação desse curso no mercado. O curso, que se propunha a avaliar seus participantes em diferentes momentos, teve início após os resultados indicarem que sua aceitação seria satisfatória entre a maioria dos participantes entrevistados. Antes do início de cada módulo, foi realizada uma avaliação para aferir o nível de conhecimento dos estudantes a respeito do conteúdo proposto. No decorrer de cada módulo, foi proposto aos estudantes que fizessem avaliações sobre seu processo de construção de conhecimento. Ao final do curso, a avaliação do estudante foi qualitativa em vez de quantitativa.

Tendo essa situação hipotética como referência, julgue o item a seguir.

A avaliação realizada antes do início de cada módulo configura uma avaliação formativa.

No mercado de trabalho, o individualismo e a competição ampliam uma das maiores dificuldades das instituições: o trabalho em equipe. As instituições de sucesso são aquelas que investem na capacitação de seus profissionais para a formação de equipes de trabalho. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.

A capacitação para formação de equipes demanda a formação de lideranças.

Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.

A mediação promovida por uma educação que compreende o bem cultural como fonte reconhece que signos e significados são elementos relevantes para a resolução de conflitos entre diferentes culturas.

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

O estudo do meio pode ser reconhecido como uma metodologia participativa e interdisciplinar, pois parte de um tema central e o articula a outros temas, de modo a favorecer a construção ativa do conhecimento.

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

Uma metodologia que se afirme como participativa na construção do processo de ensino-aprendizagem reconhece a subjetividade como princípio.

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

A educação patrimonial foi reconhecida como uma estratégia de apropriação social do patrimônio cultural brasileiro no início de 2000, após mudanças na participação social decorrentes da gestão pública da época.

Com base nas disposições da Lei n.º 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional — LDB), julgue o item que se segue.

A educação superior tem por finalidade promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade, assim como comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação.

A incorporação do conhecimento sobre o patrimônio cultural local à prática educativa exige políticas educacionais que abordem essa temática. Com relação a esse assunto, julgue o seguinte item.

De acordo com a estrutura curricular da educação básica apresentada pelo Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o paradigma curricular nacional deve valorizar a perspectiva da interdisciplinaridade.

Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue o item a seguir.

Conforme a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a educação especial é uma modalidade presencial de ensino que se inicia no ensino fundamental e se encerra no ensino médio.

No que se refere à educação superior no Brasil e às políticas públicas direcionadas a esse nível de ensino, julgue o item subsequente.

O FIES é um programa de apoio financeiro que subsidia a graduação de estudantes matriculados em cursos superiores de instituições de ensino superior privadas com conceitos positivos no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES).

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