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Acerca dos fundamentos de medida psicológica e instrumentos de avaliação, julgue os itens subsecutivos.

O viés de resposta pode ocorrer tanto por dissimulação positiva quanto negativa, variar conforme a cultura e ameaçar a representatividade da amostra.

Acerca do recrutamento e seleção de pessoas nas organizações,

julgue os itens a seguir.

Os testes de conhecimento e de capacidade cognitiva são

utilizados para medir a inteligência geral, a fluência verbal, a

capacidade numérica e a capacidade de raciocínio de

candidatos em processos de seleção.

Acerca do recrutamento e seleção de pessoas nas organizações,

julgue os itens a seguir.

Ao conduzir entrevistas de seleção que geram dados

comparáveis ao longo do tempo, valendo-se de medidas

alternativas acerca do perfil desejado de candidatos, o

psicólogo utiliza uma técnica que possui validade de medida.

A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas

organizações, julgue os itens seguintes.

Ao analisar tarefas e identificar o ambiente, as estratégias e os

recursos para se determinar onde, quem e o que precisa ser

treinado nas organizações, o psicólogo realiza levantamento de

necessidades de treinamento.

Com relação à avaliação e à gestão de desempenho humano nas

organizações, julgue os itens subsequentes.

Erro de recenticidade ou de imediatismo é detectado por

psicólogos nas avaliações de desempenho quando se observa

opiniões ou notas emitidas por avaliadores fundamentadas em

comparações recentes entre pessoas no trabalho.

Acerca de pesquisas para a intervenção nas organizações, julgue os

itens a seguir.

Uma das vantagens de se utilizar questionários em pesquisas é

a possibilidade de se obter informações de várias pessoas

simultaneamente e em curto espaço de tempo.

Acerca de pesquisas para a intervenção nas organizações, julgue os

itens a seguir.

A entrevista, ao contrário dos questionários, permite a coleta

de dados para uma análise estatística rigorosa, o que pode

ajudar na análise de tendências.

A respeito do absenteísmo nas organizações, julgue os itens

seguintes.

O absenteísmo pode ser minimizado com a redução da jornada

de trabalho, com o trabalho em casa (home office) e, sobretudo,

com a reciclagem profissional por meio do treinamento

contínuo e intensivo.

Os testes psicológicos medem aptidões, e sua aplicação visa à

apresentação de um prognóstico do potencial de desenvolvimento

das pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os testes psicológicos são preditores, ou seja, apresentam

resultados semelhantes em várias aplicações para a mesma

pessoa.

A respeito dos testes psicológicos nas organizações, julgue os itens

que se seguem.

Para serem reconhecidos como testes psicológicos, os testes

devem atender aos requisitos técnicos e científicos,

considerando a perspectiva de integralidade dos fenômenos

sociais, multifatoriais, culturais e historicamente construídos.

Com relação à gestão do desenvolvimento com base em

competências e à educação corporativa, julgue os itens seguintes.

As competências essenciais, também denominadas core

competence, referem-se aos conhecimentos, às habilidades e às

atitudes dos colaboradores para realizarem seus trabalhos com

sucesso.

Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.

As universidades corporativas buscam oferecer aos

colaboradores — funcionários, clientes, fornecedores e

comunidade — o conhecimento e as competências técnicas e

comportamentais necessárias para o alcance dos objetivos

estratégicos das organizações.

Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a

andragogia, julgue os itens a seguir.

Um dos princípios da educação de adultos é utilizar a

experiência e a vivência do aluno como recurso à

aprendizagem.

O desenvolvimento das tecnologias de informação e

comunicação (TICs) propicia recursos que possibilitam uma

verdadeira interação entre professor e aluno, originando o que se

denomina “estar junto virtual". O espaço físico dá lugar ao

desenvolvimento do ciberespaço ou a constituição de redes de

aprendizagem — learning network —, em que todos, aprendizes e

professores, interagem, cooperam e aprendem juntos.

José Armando Valente. Educação a distância: pontos e

contrapontos. São Paulo, SUMMUS, 2011, p. 25 (com adaptações).

Tendo como referência o assunto abordado no texto apresentado,

julgue os itens que se seguem, acerca da educação a distância.

A presença das TICs no contexto da educação a distância

online influencia na individualização e autonomia do aluno e

na diminuição do papel do professor na dinâmica

ensino-aprendizagem.

A respeito do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

A construção de relacionamentos significativos e a

possibilidade de equilibrar a vida pessoal, profissional e

familiar são fatores que enriquecem o processo de

desenvolvimento do potencial humano, especialmente no caso

de mulheres.

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