A respeito do desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.
Atualmente, há uma tendência de desconstruir a ideia de que
a adolescência é uma fase do desenvolvimento marcada por
tensões e conflitos provenientes de alterações cognitivas,
sociais e de perspectiva de vida.
Com relação aos fatores que interferem no comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.
Bem-estar subjetivo, bem-estar no trabalho, percepção de suporte organizacional, percepção de suporte social e otimismo são indicadores psicossociais relevantes de comportamento organizacional positivo.
A respeito da relação entre as transformações no mundo do trabalho e seu impacto na saúde psíquica e na subjetividade do indivíduo, julgue os próximos itens.
A implantação de sistemas informatizados de processos de trabalho representa avanços e melhorias nas atividades laborais, o que resulta em impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida dos trabalhadores.
Acerca do recrutamento e seleção de pessoas nas organizações,
julgue os itens a seguir.
Na entrevista não diretiva, evita-se interferir na fala ou nos
comentários do candidato entrevistado, de modo que ele tenha
o máximo de liberdade para se expressar.
Acerca do recrutamento e seleção de pessoas nas organizações,
julgue os itens a seguir.
Uma das expectativas dos psicólogos nos processos de seleção
de pessoas consiste em maximizar os acertos das escolhas de
candidatos a partir da relação entre desempenho no trabalho e
sucesso profissional previsto.
A respeito do treinamento e do desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue o item seguinte.
É correto afirmar que, ao longo do tempo, os rendimentos e a lucratividade geral de uma organização estão positivamente relacionados aos treinamentos que ela proporciona aos seus empregados.
Com relação à avaliação e à gestão de desempenho humano nas
organizações, julgue os itens subsequentes.
Nas organizações, a avaliação 360 graus apresenta
desvantagens no que se refere à complexidade da combinação
de todas as avaliações, bem como à ocorrência de opiniões
conflitantes, que requer a mediação por parte de psicólogos e
demais profissionais de gestão de pessoas.
No que se refere a análise e descrição de cargos nas organizações,
julgue os itens que se seguem.
O título de um cargo tem duas funções relevantes para o
empregado: importância psicológica do status quo do cargo e
nível hierárquico que o cargo ocupa na estrutura da
organização.
A respeito do absenteísmo nas organizações, julgue os itens
seguintes.
Trabalhar aspectos motivacionais para a assiduidade, como,
por exemplo, recompensar a assiduidade e punir o
absenteísmo, contribui para diminuir o absenteísmo nas
organizações.
Com relação à saúde no trabalho, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com o modelo de qualidade de vida no trabalho
desenvolvido por Walton, condições de segurança e saúde no
trabalho figuram entre os oito fatores que afetam a qualidade
de vida no trabalho.
Os testes psicológicos medem aptidões, e sua aplicação visa à
apresentação de um prognóstico do potencial de desenvolvimento
das pessoas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Para pesquisar o fator G, ou inteligência geral, são aplicados
testes de nível mental ou testes de inteligência.
A respeito dos testes psicológicos nas organizações, julgue os itens
que se seguem.
Os testes psicológicos, instrumentos de avaliação ou
mensuração de características psicológicas, podem ser
utilizados livremente por todos os profissionais que trabalhem
com gestão de pessoas.
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
Os objetivos atuais da educação corporativa incluem
desenvolvimento de competências críticas, foco no
aprendizado organizacional, escopo estratégico, ênfase nas
estratégias do negócio e aumento da competitividade.
Acerca da educação corporativa, julgue os itens subsequentes.
O sucesso de um departamento de educação corporativa
dependerá, entre outros fatores, da capacidade da empresa em
disponibilizar aos colaboradores atividades e recursos
educacionais de fácil acesso, estimulando-os a se
responsabilizarem pelo processo de aprendizado contínuo e
pelo autodesenvolvimento.
Acerca da educação corporativa e sua inter-relação com a
andragogia, julgue os itens a seguir.
Nas atividades de aprendizagem corporativa para a aquisição
de competências, recomenda-se que o mediador assuma a
responsabilidade desde o planejamento até a avaliação da
atividade.