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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) consistem em um

referencial de qualidade para a educação em todo o país, tendo a

função de orientar e garantir a coerência dos investimentos no

sistema educacional bem como socializar discussões, pesquisas e

recomendações. Com base no disposto nos PCN, julgue os

próximos itens, referentes à sua natureza e função.

Os PCN constituem o primeiro nível de concretização curricular; as propostas curriculares dos estados e municípios, o segundo; e as propostas de cada instituição escolar, o terceiro.

A concepção de avaliação proposta nos PCN transpõe a visão tradicional que focaliza o

controle externo do aluno mediante a atribuição de notas ou conceitos. No que diz

respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Ao realizar avaliações, o professor deve estabelecer critérios claros que orientem a análise da produção dos alunos e dirimam as assimetrias na atribuição de juízos de valor.

Os PCN do ensino médio, egressos da reforma educacional da década de 90 do século

passado, e os PCN+2002, uma nova proposta elaborada pouco tempo depois, estabeleceram

formas de pensar e organizar o currículo do ensino médio brasileiro.

Considerando o disposto nos PCN do ensino médio, julgue os itens seguintes.

O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza no ensino médio devem ocorrer mediante a resolução de problemas para que o aluno possa vivenciar atividades de investigação científica.

O balancete de verificação elaborado com base na demonstração do resultado do exercício apresentará resultado igual a zero antes da tributação do imposto de renda e da contribuição social sobre o lucro.

No que se refere às demonstrações contábeis e a seus componentes, julgue os itens que se seguem.

A parcela do lucro apurado no resultado do exercício que uma sociedade anônima de capital aberto não destinar para as reservas ou não utilizar para a integralização de capital deverá ser destinada ao pagamento de dividendos.

Com base no entendimento jurisprudencial e na legislação federal que rege o processo administrativo, julgue os itens de 73 a 77.

É garantido ao administrado o direito de ter ciência da tramitação de processo administrativo em que tenha a condição de interessado, podendo a intimação se dar por via postal com aviso de recebimento, telegrama ou qualquer outro meio que assegure a certeza da ciência do interessado.

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições

das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os próximos

itens.

A educação escolar indígena, a educação básica do campo e a educação quilombola são modalidades de ensino que compartilham a condição de possuírem normas e ordenamento jurídico próprios, visando à valorização plena das culturas de seus povos.

De acordo com a Emenda Constitucional n.º 53/2006, que criou o FUNDEB, julgue os itens subsecutivos.

O FUNDEB, que veio em substituição ao FUNDEF (EC n.º 14/1996), manteve a educação infantil sem a cobertura do seu financiamento.

A Cia. ABC Ltda. não poderá compensar os prejuízos acumulados com o resultado do exercício.

A partir da tabela apresentada, infere-se que a empresa dispõe de menos de vinte e cinco contas patrimoniais.

Com relação à escrituração contábil, às provisões, aos ativos e aos passivos, julgue os itens a seguir.

Em empresa investidora, a provisão para perdas em investimentos é registrada em conta retificadora do ativo e, caso o valor da perda seja superior ao investimento, o excedente é registrado em conta do passivo.

Com base no entendimento jurisprudencial e na legislação federal que rege o processo administrativo, julgue os itens de 73 a 77.

De acordo com a lei do processo administrativo federal, autoridade é qualquer servidor ou agente público dotado de poder de decisão.

A respeito do processo administrativo, julgue os seguintes itens.

Embora a Constituição Federal não assegure o direito à estabilidade no serviço público ao servidor em estágio probatório, a demissão ou a exoneração desse servidor não prescinde de processo administrativo no qual se apure a sua capacidade para o exercício do cargo.

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições

das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os próximos

itens.

Uma vez que a educação especial é parte integrante da educação regular, não cabe a ela ser caracterizada em níveis, etapas e modalidades da educação básica, já que perpassa todos eles de forma transversal.

No que se refere às etapas e modalidades da educação básica que constam nas definições

das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica, julgue os próximos

itens.

Considere que uma escola de ensino médio tenha apresentado, nos últimos cinco anos, um quadro recorrente de necessidade de abertura de quinze turmas de 1.º ano, oito a nove turmas de 2.º ano e quatro a cinco turmas de 3.º ano. Nesse caso, é correto afirmar que essa situação indica fragilidade no cumprimento do preceito legal de assegurar a permanência dos jovens na escola, com proveito, até a conclusão da educação básica.

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