Ao trabalhar com arquivos correntes de uma instituição, a
partir da identificação da tipologia e das funções a que os
documentos se referem, o arquivista deverá saber :
• A quem ou a que órgão cabe a tramitação desses documentos?
• Qual a legislação que regula a vida ativa da documentação?
• Qual o papel desses documentos na Administração?
• Que informação essencial esses documentos contêm?
O conhecimento desses itens permitirá que o arquivista
realize as tarefas de
Em um arquivo com documentos antigos, o arquivista fica em dúvida sobre a autenticidade de alguns papéis. Sabendo-se que a Arquivologia se relaciona com outras ciências, para sanar a dúvida, o arquivista deverá recorrer à seguinte área do conhecimento:
O preservador de documentos arquivísticos é a entidade responsável pela guarda física e legal dos documentos do produtor, assim como pela proteção e garantia do acesso contínuo aos documentos. Nesse sentido, o papel do preservador designado deve ser o de
Em uma reunião de trabalho, são distribuídas atividades para serem desenvolvidas em um arquivo. Ao arquivista cabe a tarefa de atribuir termos à descrição de documentos, utilizando vocabulário controlado, tesauro e lista de descritores. Arquivisticamente, tal atividade é denominada
A Tabela abaixo relaciona-se a alguns assuntos.
Após análise da Tabela, constata-se que os grandes assuntos
abordados são:
Algumas instituições que utilizam documentos originais no formato A0 e A1 (dimensões ABNT) necessitam armazená-los de maneira adequada. Para essa finalidade, o melhor mobiliário a ser utilizado é o(a)
Uma equipe de arquivistas e estagiários de Arquivologia integrantes de uma empresa pública reúne-se para discutir sobre a ordenação interna do fundo daquela Instituição. Após algum tempo, a equipe concluiu que o princípio que norteia a fixação dos fundos do arquivo é o orgânico
Com os avanços das tecnologias e com o aumento das necessidades administrativas, científicas e jurídicas, vai haver um grande crescimento da documentação gerada. Como consequência, o armazenamento cumulativo e integral dessa documentação nos arquivos torna-se
Em uma reunião de trabalho sobre a situação dos arquivos da Instituição, o presidente da reunião fala sobre os seguintes itens: correspondências entre ministros de Estado; declaração que garante a veracidade de um fato; declaração pública das razões que justificam um ato, utilizada por autoridades para dar explicações à sociedade. A menção a esses itens evidencia que o presidente se refere aos seguintes documentos:
Um arquivista do Departamento de Planejamento está
trabalhando com um instrumento com as características
apresentadas a seguir.
Constata-se que esse instrumento é do tipo
A partir de uma política de preservação digital de uma instituição, algumas ações devem ser tomadas, visando a garantir a autenticidade e a acessibilidade dos documentos arquivísticos digitais pelo tempo que for necessário ou permanentemente. Essas ações, de acordo com a Resolução no 36/2012 do CONARQ, incluem o monitoramento das(os)
De acordo com a Norma Internacional para Descrição de
Funções, o gráfico abaixo representa o relacionamento de
funções com entidades coletivas e recursos arquivísticos.
Em relação aos documentos arquivísticos, a seta para a
direita significa que as entidades coletivas os
Um cidadão procura um órgão público e solicita algumas informações sobre a vida privada de pessoas ligadas a um determinado partido político. O arquivista que obedecer ao estabelecido na Lei de Acesso à Informação deverá adotar o seguinte procedimento:
Ao analisar um acervo documental, uma equipe de profissionais da área de conservação preventiva encontra documentos contaminados por micro-organismos. Com o objetivo de interromper o processo de deteriora- ção, a equipe decide submeter os documentos ao processo da
Alguns princípios regem a organização dos arquivos e estão na base da teoria arquivística. São a principal diferença entre a Arquivística e outras ciências da documentação, tais como Princípio da Proveniência, Princípio da Organicidade e Princípio da Unicidade. Derivado do Princípio da Proveniência, em que os fundos de arquivo devem ser preservados sem alienação, mutilação, dispersão, destruição não autorizada ou adição indevida, encontra-se o Princípio da