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Um arquivista trabalha em uma empresa que concentra os papéis de vários órgãos, sem, no entanto, misturá-los. Apesar de esses papéis já terem ultrapassado seu prazo de validade jurídico-administrativa, ainda podem ser utilizados pelos órgãos produtores. Essa utilização ainda é possível porque os arquivos são de

Sabe-se que a concepção de arquivos como reservatório de provas destinado a proteger direitos e privilégios de reis existia desde o século XII, com a restauração do Direito Romano. A partir do desenvolvimento dos poderes da autoridade central, depósitos de arquivos são constituídos, visando ao desenvolvimento administrativo de governos e Estados. Já no final do século XVI, os soberanos sentiram a necessidade de centralizar seus próprios arquivos em um único local, tendo essa concepção de arquivo vigorado até o século XVIII. Com a Revolução Francesa, no entanto, cria-se a primeira rede de arquivos da Era Moderna, consagrando assim o princípio de os arquivos serem

Analisando os documentos de um arquivo, a comissão de avaliação encontra um instrumento que estabelece uma correspondência entre notações diferentes. A comissão de avaliação identifica, então, que se trata de uma Tabela de

A maioria das instituições públicas e privadas utiliza o correio eletrônico para a comunicação interna e externa, evitando trâmites burocráticos e ampliando a velocidade de transmissão. O grande volume de mensagens trocadas, no entanto, ocasiona o esgotamento do espaço das caixas postais de correios eletrônicos. Assim, constantemente, as mensagens mais antigas são apagadas, ignorando-se que muitas mensagens se constituem em documentos arquivísticos que devem ser submetidos a uma política de gestão arquivística de documentos da Instituição. Por esse motivo, o CONARQ, por meio da Resolução nº 36/2012, dá diretrizes para a gestão arquivística de correio eletrônico corporativo de órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Dentre os aspectos tratados, destaca-se o que diz respeito ao(s) seguinte(s) item(ns):

Um cidadão brasileiro, baseado na Lei de Acesso à Informação, solicita informações sobre o planejamento orçamentário para o ano de 2013 a um órgão da Administração Pública. Pelo serviço de busca da informação, o órgão público demandado pode cobrar pela(o)

Nos arquivos de muitas instituições, é comum existirem instrumentos de pesquisa e instrumentos de pesquisa auxiliar.

Um desses tipos de instrumentos está apresentado a seguir.

Após analisar o Quadro acima, verifica-se que se trata da representação de um(a)

Em todos os arquivos, uma das tarefas mais difíceis é a avaliação de documentos. Quando essa atividade é desenvolvida, algumas perguntas orientam muito quanto aos valores dos documentos. Perguntas como, por exemplo, se o documento contém informações de valor político, científico, tecnológico e cultural que possam contribuir para a reconstituição da memória nacional e se o documento apresenta informações relevantes sobre assuntos de interesse para os pesquisadores de diversas categorias profissionais estão relacionadas diretamente ao valor

Com base na Resolução nº 37/2012, do CONARQ, a autenticidade dos documentos arquivísticos digitais é amea- çada sempre que eles são transmitidos através de

A Lei de Acesso à Informação faz referência ao fato de órgãos públicos serem obrigados a fornecer informações de interesse geral e coletivo, salvo aquelas protegidas por algum grau de sigilo. A divulgação de informações pelos órgãos públicos, mesmo sem terem sido solicitadas, é conhecida como princí- pio de transparência

Um arquivista de uma empresa pública desenvolve a tarefa de descrever funções de entidades coletivas associadas à produção e à manutenção de arquivos, com base na norma internacional para essa atividade. Assim, ao descrever a área de contextualização, o arquivista deve fornecer uma data ou período que indique o começo e o término da função. No caso de a função ser contínua, o arquivista não precisará fornecer a data

Sabe-se que a degradação do suporte da informação e a obsolescência tecnológica são os fatores principais de comprometimento de preservação de documentos digitais. Assim, um dos critérios para a preservação é a passagem de antigos para novos sistemas. Esse critério refere-se ao processo de

Na avaliação de depósitos de arquivos e acervos, várias condições devem ser observadas. Principalmente no Brasil, que tem clima tropical, alguns itens como umidade relativa do ar, temperatura, luminosidade e filtragem do ar são fundamentais. Para todos os tipos de documentação, a filtragem do ar necessita de aparelhos de ar-condicionado providos de filtros. Além disso, as janelas e os pisos devem obedecer, respectivamente, aos seguintes critérios:

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, é comum se encontrarem arquivos utilizando o método geográfico para a organização de seus documentos. Os seguintes documentos: I – Margareth Foucoult – Lyon – França; II – Roger Vadin – Paris – França; III – John Betters – Sidney – Austrália; IV – Mary Winter – Camberra – Austrália; V – José de Almeida – Rio de Janeiro – Brasil; VI – Marcos Andrade – Brasília – Brasil deverão ser organizados com base no método geográfico, sendo o país o principal elemento a ser considerado. A ordenação desses documentos deverá ser:

Existem recomendações específicas para resgate de acervos arquivísticos danificados por água. Nesse caso, o procedimento correto a ser adotado consiste em

Com base no dispositivo do Decreto no 7.845, de 14 de novembro de 2012, foi desenvolvido pelo Estado, para uso exclusivo em interesse do serviço de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal na cifração e na decifração, o(a)

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