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Seu nome, como tudo depende não de poucos mas da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a solução de suas divergências privadas, quando se trata de escolher […], não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito, que dá acesso aos postos mais honrosos […]. TUCÍDIDES. História da Guerra do Poloponeso. Brasília: Ed. da UNB, 2001, p. 110
O texto citado acima, de um autor da Antiguidade Clássica, trata de civilização da Antiguidade no eixo do Mediterrâneo. Qual a civilização antiga a que ele se refere?

Faça com que os eleitores falem e pensem que você os conhece bem, que se dirige a eles pelo nome, que sem parar e conscienciosamente procura seu voto, que você é generoso e aberto, que, mesmo antes do amanhecer, sua casa está cheia de amigos, que todas as classes são suas aliadas, que você fez promessas para todo mundo e que as cumpriu, realmente, para a maior parte das pessoas.
MACKENDRIK, P. The roman mind at work. Krieger Pub. Co., 1980, p. 178-179
O texto acima, de Cícero, orador romano, 106 a.C. – 43 a.C., aconselha os possíveis candidatos nas eleições da Roma republicana. Seu discurso confirma a

Não é a abundância de ouro e prata, a quantidade de pérolas e diamantes, que faz os Estados ricos e opulentos [...], mas é a conciliação de coisas necessárias à vida e ao vestuário [...]. É impossível fazer a guerra sem homens, manter homens sem soldo, prover o soldo deles sem tributos, arrecadar tributos sem comércio. [...] os mercadores são os mais úteis ao Estado. [...] os mercadores estrangeiros [...] são sanguessugas que grudam no grande corpo da França.
DENIS, H. Histoire de la pensée économique. Paris: Presses Universitaires de France, 1999, p. 115 O texto de época acima, de Antoine de Montchrestien, dramaturgo e economista francês, 1575-1621, faz considerações sobre a economia dos Estados Absolutistas na Europa Ocidental.
É parte desse contexto histórico e guarda relações com a afirmação do autor a(o)

O historiador britânico Tony Judt reuniu dados importantes referentes à catástrofe humanitária representada pela II Guerra Mundial na Europa. Apesar de ter atingido a imensa maioria dos povos europeus, suas consequências foram mais graves para certos países em comparação com outros:
A Polônia perdeu, aproximadamente, um em cada cinco cidadãos (levando-se em conta a população antes da guerra), incluindo um elevado percentual da população culta, que foi alvo premeditado de execução por parte dos nazistas. A Iugoslávia, um em cada sete; a União Soviética, um em cada 11; a Grécia, um em cada 14. Para assinalar o contraste, nota-se que a Alemanha sofreu perdas na ordem de 1/15; a França 1/77; a Grã Bretanha de 1/125
JUDT, Tony. Pós-guerra: uma história da Europa desde 1945 . Rio de Janeiro, Objetiva: 2008, p. 32 As estatísticas levantadas por Judt revelam uma das causas do


A charge do cartunista Henfil retrata, com muita ironia, o processo de abertura política vivido pelo Brasil na década de 1980

O diálogo entre Graúna e Zeferino faz uma referência crítica a qual das características da política brasileira da época?

A escravidão já existia no continente africano antes da chegada dos europeus, na Idade Moderna. A respeito do comércio de escravos entre a África e outras partes do mundo, considere as afirmações abaixo. I - As guerras eram o principal instrumento que os africanos utilizavam para transformar seus inimigos em escravos para venda no litoral.
II - A venda de escravos para suprir demandas externas já era atividade estabelecida no continente africano desde o primeiro milênio da Era Cristã.
III - O aumento da demanda americana por escravos africanos contribuiu para intensifi car e interiorizar a concorrência entre os diversos tipos de Estados africanos.
É correto o que se afirma em

Em 1990, John Williamson criou a expressão “Consenso de Washington”, que ele definiu como o “menor denominador comum das diretrizes que estão sendo recomendadas pelas instituições com sede em Washington para os países latino-americanos desde 1989”. WILLIAMSON, John. What Should the World Bank Think About the Washington Consensus? World Bank Research Observer. Washington, DC: The International Bank for Reconstruction and Development, Vol. 15, n. 2, pp. 251-264, ago 2000 Tradução livre.
Dentre as “diretrizes” que Williamson sintetizou em dez pontos estava incluída a


A figura acima é o conhecido trabalho de Leonardo da

Vinci chamado “O Homem de Vitrúvio", produzido entre

1485 e 1490, exposto na Galleria dell' Accademia, em Veneza.

Da Vinci é apontado como um dos principais nomes

do Renascimento europeu vigente no século XV, pois introduziu

novas perspectivas em estudos acadêmicos, nas

artes e demais aspectos da vida social.

Que características da arte renascentista estão presentes

na obra acima?

Entender as causas do sucesso ou do fracasso dos alunos

tem sido uma preocupação recorrente de professores

e educadores em geral. As características culturais dos

alunos vêm a ser um fator geralmente apontado como determinante

para a aprendizagem de crianças, adolescentes

ou jovens.

Considerando as teorias educacionais contemporâneas,

qual, dentre as afirmativas abaixo relacionadas, NÃO

justifica essa situação?

Embora as práticas de avaliação acompanhem a história

da educação escolar, contemporaneamente tem crescido

a preocupação em fazer dessa um componente importante

do processo de ensino e aprendizagem.

Considerando-se a realidade das escolas brasileiras, uma

das funções que a avaliação deve ter é ser um instrumento

para

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, as competências e habilidades a serem desenvolvidas por meio do ensino das Ciências Humanas no Ensino Médio fundamentam-se na

Durante o século XVII, a Inglaterra passou por grandes transformações: foi Monarquia Absolutista, República, Ditadura e Monarquia Constitucional.
Esse último regime foi inaugurado pela

Ao avaliar as consequências das revoluções liberais no sé- culo XIX europeu, o historiador Eric Hobsbawm escreveu: A segunda onda revolucionária ocorreu entre 1829- 1834, e afetou toda a Europa a oeste da Rússia […] De fato, ela marca a derrota definitiva dos aristocratas pelo poder burguês na Europa Ocidental. A classe governante dos próximos 50 anos seria a “grande burguesia” de banqueiros, grandes industriais e, às vezes, altos funcionários civis. HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções: Europa 1789-1484
Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997, p. 128-129 Adaptado. Um evento que desencadeou a onda revolucionária apontada pelo historiador foi a

Apesar de os Estados Unidos serem o principal país importador de café brasileiro, a Inglaterra até a década de 1870-1880 figurou em primeiro lugar entre os países de destino das mercadorias exportadas pelo Brasil. Entre 1870 e 1873, correspondem à Inglaterra 39,4% do valor das exportações brasileiras, vindo a seguir os Estados Unidos com 28,8%. FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2010, p. 239 Adaptado.
Durante o II Reinado, o Brasil consolidou-se como um dos maiores exportadores de café do mundo, mas também diversificou sua pauta de exportações. No período analisado pelo historiador Bóris Fausto no texto acima, os itens que, além do café, tiveram aumento significativo de sua participação no comércio externo do Brasil com a Inglaterra e os Estados Unidos, respectivamente, foram

A federação de 1891 abriu as portas do paraíso para o coronel. [...] Surgiu o coronelismo como sistema [...]. O coronel municipal apoiava o coronel estadual que apoiava o coronel nacional, também chamado de presidente da República, que apoiava o coronel estadual, que apoiava o coronel municipal. [...] Aumentou também o dá-cá-toma-lá entre coronéis e governo. As nomeações de funcionários se faziam sob consulta aos chefes locais. Surgiram o “juiz nosso” e o “delegado nosso”, para aplicar a lei contra os inimigos e proteger os amigos. O clientelismo, isto é, a troca de favores com o uso de bens públicos, sobretudo empregos, tornou-se a moeda de troca do coronelismo. [...] O coronelismo, como sistema nacional de poder, acabou em 1930, mais precisamente [...] em 1937 CARVALHO, José Murilo de. Metamorfoses do coronel. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 maio 2001 Adaptado.
De acordo com o texto acima, ainda há clientelismo e coronéis no Brasil, mas o coronelismo, como sistema político nacional, já deixou de existir há décadas. Ele surgiu na Primeira República e não sobreviveu à Era Vargas. Com base na definição apresentada no texto acima, que mecanismo político, presente na “federação de 1891” e extinto em 1937, era responsável por articular os três níveis de governo do país num sistema coronelista?

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