Seu nome, como tudo depende não de poucos mas
da maioria, é democracia. Nela, enquanto no tocante
às leis todos são iguais para a solução de suas divergências
privadas, quando se trata de escolher […],
não é o fato de pertencer a uma classe, mas o mérito,
que dá acesso aos postos mais honrosos […].
TUCÍDIDES. História da Guerra do Poloponeso.
Brasília: Ed. da UNB, 2001, p. 110
O texto citado acima, de um autor da Antiguidade Clássica,
trata de civilização da Antiguidade no eixo do Mediterrâneo.
Qual a civilização antiga a que ele se refere?
Faça com que os eleitores falem e pensem que você
os conhece bem, que se dirige a eles pelo nome, que
sem parar e conscienciosamente procura seu voto,
que você é generoso e aberto, que, mesmo antes do
amanhecer, sua casa está cheia de amigos, que todas
as classes são suas aliadas, que você fez promessas
para todo mundo e que as cumpriu, realmente, para a
maior parte das pessoas.
MACKENDRIK, P. The roman mind at work.
Krieger Pub. Co., 1980, p. 178-179
O texto acima, de Cícero, orador romano, 106 a.C. –
43 a.C., aconselha os possíveis candidatos nas eleições
da Roma republicana.
Seu discurso confirma a
Não é a abundância de ouro e prata, a quantidade de
pérolas e diamantes, que faz os Estados ricos e opulentos
[...], mas é a conciliação de coisas necessárias
à vida e ao vestuário [...]. É impossível fazer a guerra
sem homens, manter homens sem soldo, prover o soldo
deles sem tributos, arrecadar tributos sem comércio.
[...] os mercadores são os mais úteis ao Estado.
[...] os mercadores estrangeiros [...] são sanguessugas
que grudam no grande corpo da França.
DENIS, H. Histoire de la pensée économique.
Paris: Presses Universitaires de France, 1999, p. 115
O texto de época acima, de Antoine de Montchrestien,
dramaturgo e economista francês, 1575-1621, faz considerações
sobre a economia dos Estados Absolutistas na
Europa Ocidental.
É parte desse contexto histórico e guarda relações com a
afirmação do autor a(o)
O historiador britânico Tony Judt reuniu dados importantes
referentes à catástrofe humanitária representada pela
II Guerra Mundial na Europa. Apesar de ter atingido a
imensa maioria dos povos europeus, suas consequências
foram mais graves para certos países em comparação
com outros:
A Polônia perdeu, aproximadamente, um em cada cinco
cidadãos (levando-se em conta a população antes
da guerra), incluindo um elevado percentual da população
culta, que foi alvo premeditado de execução por
parte dos nazistas. A Iugoslávia, um em cada sete;
a União Soviética, um em cada 11; a Grécia, um em
cada 14. Para assinalar o contraste, nota-se que a
Alemanha sofreu perdas na ordem de 1/15; a França
1/77; a Grã Bretanha de 1/125
JUDT, Tony. Pós-guerra: uma história da Europa
desde 1945 . Rio de Janeiro, Objetiva: 2008, p. 32
As estatísticas levantadas por Judt revelam uma das causas
do
A charge do cartunista Henfil retrata, com muita ironia, o processo de abertura política vivido pelo Brasil na década de 1980
O diálogo entre Graúna e Zeferino faz uma referência crítica a qual das características da política brasileira da época?
A escravidão já existia no continente africano antes da
chegada dos europeus, na Idade Moderna.
A respeito do comércio de escravos entre a África e outras
partes do mundo, considere as afirmações abaixo.
I - As guerras eram o principal instrumento que os africanos
utilizavam para transformar seus inimigos em
escravos para venda no litoral.
II - A venda de escravos para suprir demandas externas
já era atividade estabelecida no continente africano
desde o primeiro milênio da Era Cristã.
III - O aumento da demanda americana por escravos
africanos contribuiu para intensifi car e interiorizar a
concorrência entre os diversos tipos de Estados africanos.
É correto o que se afirma em
Em 1990, John Williamson criou a expressão “Consenso
de Washington”, que ele definiu como o “menor
denominador comum das diretrizes que estão
sendo recomendadas pelas instituições com sede
em Washington para os países latino-americanos
desde 1989”.
WILLIAMSON, John. What Should the World Bank Think About
the Washington Consensus? World Bank Research Observer.
Washington, DC: The International Bank for Reconstruction
and Development, Vol. 15, n. 2, pp. 251-264, ago 2000
Tradução livre.
Dentre as “diretrizes” que Williamson sintetizou em dez
pontos estava incluída a
A figura acima é o conhecido trabalho de Leonardo da
Vinci chamado “O Homem de Vitrúvio", produzido entre
1485 e 1490, exposto na Galleria dell' Accademia, em Veneza.
Da Vinci é apontado como um dos principais nomes
do Renascimento europeu vigente no século XV, pois introduziu
novas perspectivas em estudos acadêmicos, nas
artes e demais aspectos da vida social.
Que características da arte renascentista estão presentes
na obra acima?
Entender as causas do sucesso ou do fracasso dos alunos
tem sido uma preocupação recorrente de professores
e educadores em geral. As características culturais dos
alunos vêm a ser um fator geralmente apontado como determinante
para a aprendizagem de crianças, adolescentes
ou jovens.
Considerando as teorias educacionais contemporâneas,
qual, dentre as afirmativas abaixo relacionadas, NÃO
justifica essa situação?
Embora as práticas de avaliação acompanhem a história
da educação escolar, contemporaneamente tem crescido
a preocupação em fazer dessa um componente importante
do processo de ensino e aprendizagem.
Considerando-se a realidade das escolas brasileiras, uma
das funções que a avaliação deve ter é ser um instrumento
para
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, as competências e habilidades a serem desenvolvidas por meio do ensino das Ciências Humanas no Ensino Médio fundamentam-se na
Durante o século XVII, a Inglaterra passou por grandes
transformações: foi Monarquia Absolutista, República, Ditadura
e Monarquia Constitucional.
Esse último regime foi inaugurado pela
Ao avaliar as consequências das revoluções liberais no sé-
culo XIX europeu, o historiador Eric Hobsbawm escreveu:
A segunda onda revolucionária ocorreu entre 1829-
1834, e afetou toda a Europa a oeste da Rússia […]
De fato, ela marca a derrota definitiva dos aristocratas
pelo poder burguês na Europa Ocidental. A classe
governante dos próximos 50 anos seria a “grande
burguesia” de banqueiros, grandes industriais e, às
vezes, altos funcionários civis.
HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções: Europa 1789-1484
Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997, p. 128-129 Adaptado.
Um evento que desencadeou a onda revolucionária apontada
pelo historiador foi a
Apesar de os Estados Unidos serem o principal país
importador de café brasileiro, a Inglaterra até a década
de 1870-1880 figurou em primeiro lugar entre os
países de destino das mercadorias exportadas pelo
Brasil. Entre 1870 e 1873, correspondem à Inglaterra
39,4% do valor das exportações brasileiras, vindo a
seguir os Estados Unidos com 28,8%.
FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo:
Edusp, 2010, p. 239 Adaptado.
Durante o II Reinado, o Brasil consolidou-se como um dos
maiores exportadores de café do mundo, mas também diversificou
sua pauta de exportações. No período analisado
pelo historiador Bóris Fausto no texto acima, os itens
que, além do café, tiveram aumento significativo de sua
participação no comércio externo do Brasil com a Inglaterra
e os Estados Unidos, respectivamente, foram
A federação de 1891 abriu as portas do paraíso para o
coronel. [...] Surgiu o coronelismo como sistema [...].
O coronel municipal apoiava o coronel estadual que
apoiava o coronel nacional, também chamado de presidente
da República, que apoiava o coronel estadual,
que apoiava o coronel municipal. [...] Aumentou também
o dá-cá-toma-lá entre coronéis e governo. As nomeações
de funcionários se faziam sob consulta aos
chefes locais. Surgiram o “juiz nosso” e o “delegado
nosso”, para aplicar a lei contra os inimigos e proteger
os amigos. O clientelismo, isto é, a troca de favores
com o uso de bens públicos, sobretudo empregos,
tornou-se a moeda de troca do coronelismo. [...] O coronelismo,
como sistema nacional de poder, acabou
em 1930, mais precisamente [...] em 1937
CARVALHO, José Murilo de. Metamorfoses do coronel.
Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 maio 2001 Adaptado.
De acordo com o texto acima, ainda há clientelismo e coronéis
no Brasil, mas o coronelismo, como sistema político
nacional, já deixou de existir há décadas. Ele surgiu na
Primeira República e não sobreviveu à Era Vargas.
Com base na definição apresentada no texto acima, que
mecanismo político, presente na “federação de 1891” e
extinto em 1937, era responsável por articular os três níveis de governo do país num sistema coronelista?