Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades
contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas
da área da educação como fundamentais para o sucesso
dos processos educacionais porque
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,
conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,
do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino
fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre
outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em
especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,
que nem sempre poderiam cursar as chamadas
“classes de alfabetização".
Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro
ano do Ensino Fundamental deve
Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto
Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade
de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando
institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,
níveis e modalidades.
Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico
Foi somente a partir de 1958 que uma sucessão de
acontecimentos políticos revelou o grau de deterioração
real nas relações entre EUA e América Latina
[...]. Nesse mesmo ano, o vice-presidente americano
Richard Nixon iniciou uma série de visitas a vários
países latino-americanos [...]. No Peru e, sobretudo,
na Venezuela, ele teve de enfrentar fortíssimas manifestações
populares, a ponto de o governo americano
deslocar tropas para suas bases no Caribe com
o objetivo de realizar uma “operação-resgate” caso
fosse necessário.
SILVA, Alexandra de Mello e. Desenvolvimento e multilateralismo:
um estudo sobre a Operação Pan-Americana no Contexto
da Política Externa de JK. Contexto Internacional, Rio de Janeiro,
vol.14, n.2, pp. 209-239, jul./dez. 1992, p. 217 Adaptado.
A exacerbação do sentimento antiamericano na América
Latina, ilustrada no texto acima, foi uma das causas da
Os versos citados foram encontrados em um pergaminho,
durante a reforma do convento de Benediktbeuen,
na Baviera, e sua autoria, que permanece anônima, está
relacionada a monges beneditinos que habitaram o local
no século XIII. São cerca de 315 poesias, presentes em
112 folhas, que, em 1937, foram transformadas em ópera
pelo compositor alemão Carl Off, sob o título de Carmina
Burana.
A poesia acima é um exemplo de literatura
A historiografia recente sobre a Independência do Brasil tem destacado que o Grito do Ipiranga constituiu mero desfecho formal de um processo inaugurado com a transferência da Corte para o Brasil e a abertura dos portos em 1808 . Entre a chegada da Corte ao Rio de Janeiro e o Grito de Ipiranga, essa historiografia tem desvelado tensões sociais complexas, que atravessaram a economia, a política e a constituição de uma identidade nacional. Qual o aspecto econômico desse processo que contribui para a compreensão da complexidade das tensões desse período?
Apesar de gerar controvérsia no meio acadêmico, o conceito de “populismo” ainda é amplamente utilizado. No caso brasileiro, a maioria dos livros didáticos caracteriza os governos “populistas” como, necessariamente, associados à existência de
O ano de 1961 marcou para o movimento sindical nacional,
segundo líderes operários, uma transformação
sensível, principalmente pelo aprofundamento das divergências
existentes entre os dirigentes sindicais de
esquerda (comunistas e não comunistas) e do chamado
grupo democrata, com resultados mais favoráveis
para os primeiros pela falta de penetração que os do
grupo ‘democrata’ tem na massa de trabalhadores.
Diário Carioca, Rio de Janeiro, 3 jan.1962
O início da década de 1960 foi extremamente conturbado
para a política no Brasil.
Do ponto de vista do movimento sindical, a transformação
citada na reportagem foi resultado da
Além da Farroupilha, diversas outras revoltas eclodiram
no Brasil, principalmente entre 1835 e 1848, em oposição
à centralização política que as elites do Centro-Sul do Império
tentavam promover.
Qual foi a mais importante rebelião iniciada nesse período
que NÃO se enquadra na caracterização apresentada no
texto acima?
Estão reproduzidos acima alguns trechos da Reforma
Constitucional de 1926, que aprovou emendas à Constituição
de 1891
A leitura dessa fonte primária, se confrontada com a legislação
trabalhista do Brasil das décadas de 1920 e 1930,
permite concluir que o
Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas
para a análise da qualidade do ensino oferecido em
redes públicas.
No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,
constitui-se dos alunos
Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão
social.
Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à
escola
A década de 20 do século XIX viveu sob o signo da reação
antiliberal, após as guerras napoleônicas. Esse contexto
internacional marcou, sobremaneira, a construção do Estado
brasileiro.
Que aspecto da Constituição de 1824 reforçava diretrizes
autoritárias em voga?
Grande parte dos Estados Modernos europeus tem sua
origem vinculada a conflitos militares.
Qual das associações abaixo apresenta a relação entre
um Estado Moderno e o confronto bélico a que está diretamente
vinculada sua origem histórica?
Nos anos de 1970 e 1980, a história da educação
[passou] a relacionar escola e sociedade, mas com o
peso colocado no prato desta última. [...] Foi o auge
do chamado reprodutivismo educacional, baseado,
por uma parte, no “estruturalismo marxista” de Louis
Althusser, para quem “o sistema das diferentes ‘escolas’
públicas e privadas” constituía o AIE (Aparelho
Ideológico de Estado) escolar [...], responsável, juntamente
com os outros AIEs, pela manutenção da estrutura
de dominação social, e, por outra parte, na sociologia
de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron
[...], para os quais o sistema de ensino, empregando
a violência simbólica, contribui ideologicamente para
a perpetuação da ordem social.
CASTANHO, Sérgio E. M. Questões teórico-metodológicas de
história cultural e educação. In: CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt
Santos; LOMBARDI, José Claudinei; MAGALHÃES, Lívia
Diana Rocha (orgs.). História, cultura e educação. Campinas,
SP: Autores Associados, 2006, p. 155-156 Adaptado.
O “reprodutivismo educacional”, mencionado no texto acima,
começou a ser criticado, no Brasil, no final da década de 1970
Os autores que buscavam referenciais alternativos a essa
concepção teórica argumentavam que a