Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 47 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Está cada vez mais claro que as origens da revolução industrial da Grã-Bretanha não podem ser estudadas exclusivamente em termos de história britânica. A árvore de expansão capitalista moderna cresceu numa determinada região da Europa, mas suas raí- zes tiraram seu alimento de uma área de intercâmbio e acumulação primitiva muito mais ampla, que incluía tanto as colônias de além-mar, ligadas por vínculos formais, quanto as “economias dependentes” da Europa Oriental, formalmente autônomas.
HOBSBAWM, Eric J. As origens da revolução industrial. São Paulo: Global, 1979, passim. Adaptado. De acordo com essa clássica interpretação das causas da Revolução Industrial inglesa, a acumulação primitiva de capitais constituiu fator fundamental e imprescindível da transição do feudalismo ao capitalismo.
Nesse sentido, a burguesia inglesa foi amplamente beneficiada pelo comércio de diversos produtos durante a Época Moderna, entre os quais NÃO se inclui o

Durante os mais de trezentos anos de colonização, a América Portuguesa passou por diversas alterações em sua estrutura político-administrativa.
Qual das associações abaixo apresenta a relação entre o evento e a sua causa direta?

A difusão de regimes de inspiração fascista na Europa, na década de 1930, é considerada uma das consequências da crise de 1929, dentre outros motivos, porque a

A categoria de juventude foi construída ao longo da era

moderna e está diretamente relacionada à educação nas

sociedades contemporâneas. Embora não haja uma conceituação

universalmente reconhecida sobre o que é juventude,

algumas características gerais são aceitas por

especialistas de diferentes áreas de conhecimento, e as

políticas educacionais promovidas durante o século XX

buscaram contemplá-las.

Nesse sentido, tem-se que

A abordagem de temas abrangentes e contemporâneos

tem sido uma preocupação dos educadores e objeto de

normatização legal no Brasil, em especial quanto às possibilidades

do desenvolvimento dos conteúdos programá-

ticos da base nacional comum do Ensino Fundamental.

Tais conteúdos devem ser permeados por temas que

A avaliação tem sido um tema constante nos debates

sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso

escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira

sobre educação vêm refletindo esses debates, como

demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida

na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20

de dezembro de 1996

Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar

Os processos de descolonização ocorridos na África e na Ásia, no pós-1945, foram acompanhados por articulações internacionais que obtiveram a adesão de países de outros continentes e resultaram na criação do Movimento de Não Alinhados (MNA) em 1961
Quem foi o anfitrião da Primeira Conferência dos Chefes de Estado e de Governo Não Alinhados?


A charge remete a uma família de bárbaros Vikings, povo

originário da Escandinávia que se espalhou pela Europa

e Atlântico Norte entre os séculos VIII e XI.

Uma das características das invasões vikings no ocidente,

que está presente na charge de forma metafórica, era a

Do ponto de vista dos britânicos, era um conflito quase que totalmente econômico. Eles desejavam eliminar seu principal competidor para alcançar o total predomínio comercial nos mercados europeus e o controle total dos mercados coloniais e ultramarinos. HOBSBAWM, E. J. A Era das Revoluções: Europa 1789-1848 Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p. 101 O historiador britânico Eric Hobsbawm escreve a respeito dos interesses ingleses diante das guerras napoleônicas, no início do século XIX.
De acordo com o texto de Hobsbawm, o caráter da participação britânica na guerra justifica a formação, pelas demais potências absolutistas, da

No curso das revoluções de 1917, na Rússia, os bolcheviques formaram, a partir do Congresso Nacional dos Sovietes (em novembro), um governo paralelo no prédio do Instituto Smolny em São Petersburgo. A partir de então, esse governo soviético passou a disputar legitimidade com o Governo Provisório liderado por Alexander Kerensky, que era sustentado por uma coalização formada em março do mesmo ano. Como se tratava de um país predominantemente agrário, o apoio dos camponeses seria decisivo para a legitimação de um dos dois governos. Contando já com a adesão da maioria dos operários e soldados, o governo soviético convocou, ainda para novembro, um Congresso Nacional dos Sovietes camponeses na Rússia.
Os camponeses, em seu Congresso, terminaram por aderir à revolução, graças ao domínio político do Partido

A colonização espanhola na América destruiu, em menos de meio século, civilizações centenárias que já tinham atingido relativo grau de centralização política.
Que característica do Império Inca, à época da chegada dos europeus, favoreceu a vitória dos conquistadores espanhóis sobre os nativos?

Em nossas áreas [de ciências humanas e sociais], o ideal era que houvesse linguagens distintas, mais especializada nas revistas, mais acessível nos livros. Poder- -se-ia acrescentar ainda um terceiro meio, o artigo de jornal, que requer linguagem ainda mais destravada e acessível. A maioria dos historiadores usa o mesmo estilo pesado nos três casos, confundindo-o com profundidade.
Depois reclama que não há leitores para livros de História, quando os há aos milhares para as obras de Eduardo Bueno e para as biografias escritas por jornalistas.
O fato é que escrevemos mal e o leitor não especializado refuga. Das duas uma, ou se renuncia a ser lido fora da tribo acadêmica ou se procura melhorar a escrita. Pessoalmente, acho que o historiador não deve fechar-se no gueto acadêmico. Prefiro escrever sem jargão e correr o risco de ser chamado de ensaísta a esconder o resultado das pesquisas do público não especializado. Todos gostam de boas histórias, não há por que não gostarem também de boa História. MORAES, José Geraldo Vinci de; REGO, José Marcio. José Murilo de Carvalho. In: MORAES, José Geraldo Vinci de; REGO, José Marcio (orgs.). Conversas com historiadores brasileiros. São Paulo: Ed. 34, 2002, p. 175
A recente reflexão metodológica sobre as formas de escrita da história não se restringe à preocupação com o estilo adequado para cada público. Ela vincula-se também ao “renascimento da narrativa”, alardeado por

Por seu tamanho, duração e significado, o Quilombo dos Palmares foi o caso mais emblemático de resistência escrava no Brasil. O período do auge do crescimento da população do Quilombo e a morte de seu líder Zumbi dos Palmares relacionam-se, respectivamente,

Acompanhando as transformações ocorridas no cenário

mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem

tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização

das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças

na realidade do ensino nacional.

Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes

Curriculares Nacionais Gerais para a Educação

Básica, que têm como um dos seus objetivos

A produção e a definição de conteúdos curriculares escolares

estão relacionadas a vários fatores, dentre os quais

se destacam, por sua importância, as características culturais

da sociedade em que esses conteúdos se constituem

e a cultura da escola onde eles são trabalhados.

Considerando-se esses dois fatores,

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282