Visões abstratas e irreais que homogeneizam e igualam
os alunos condicionam variados entendimentos equivocados
de educação, ensino e aprendizagem.
Deve(m )-se considerar na avaliação em que o patrimônio cultural se expressa nas possibilidades corporais, no
acervo de conhecimentos sobre a cultura corporal, na
possibilidade de reconhecimento dos avanços e das dificuldades
dos alunos, dentro do processo de ensino e
aprendizagem,
Em uma aula de Educação Física para o 6° ano, o professor
desenvolve a seguinte atividade: “Sentar em grupo”.
Os alunos devem fazer um círculo, voltados para o
centro. Posteriormente, devem girar o corpo para a
esquerda, de forma que fiquem de frente para as costas
do colega à frente, continuando em círculo. Cada
aluno deverá então juntar a ponta dos pés nos calcanhares
do colega à sua frente, colocando as mãos na
cintura dele. Logo após, deverão sentar-se lentamente
no joelho do colega de trás, sem perder o equilíbrio.
Os alunos devem comunicar-se entre si, caso alguém
perca o equilíbrio. O objetivo é alcançado quando todos
os alunos conseguem sentar-se no joelho do colega,
mantendo o equilíbrio.
O jogo descrito acima aplica-se quando o objetivo a ser
atingido é
No voleibol, os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores de uma equipe para marcar pontos ou se defender do ataque da equipe adversária são denominados
Nos anos 1990, em função dos muitos benefícios para a
aptidão física e para a saúde, pessoas de diferentes faixas
etárias passaram a envolver-se no treinamento com
pesos, que começou a ser adotado também como atividade
recreativa tanto para crianças quanto para os idosos.
Considerando o texto acima, em relação ao treinamento
da força, considere as afirmativas a seguir.
I - O aumento da força acontece em razão de dois fatores
principais: neurais e anatômicos.
II - Durante as primeiras semanas do treinamento, a
força aumenta principalmente em consequência do
aprendizado do exercício.
III - Ao participar de um programa de treinamento com
pesos igual ao do homem, o ritmo de ganho de força
da mulher não é igual ao do homem.
Está correto APENAS o que se afirma em
A categoria de juventude foi construída ao longo da era
moderna e está diretamente relacionada à educação nas
sociedades contemporâneas. Embora não haja uma conceituação
universalmente reconhecida sobre o que é juventude,
algumas características gerais são aceitas por
especialistas de diferentes áreas de conhecimento, e as
políticas educacionais promovidas durante o século XX
buscaram contemplá-las.
Nesse sentido, tem-se que
A abordagem de temas abrangentes e contemporâneos
tem sido uma preocupação dos educadores e objeto de
normatização legal no Brasil, em especial quanto às possibilidades
do desenvolvimento dos conteúdos programá-
ticos da base nacional comum do Ensino Fundamental.
Tais conteúdos devem ser permeados por temas que
A avaliação tem sido um tema constante nos debates
sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso
escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira
sobre educação vêm refletindo esses debates, como
demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida
na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20
de dezembro de 1996
Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar
Em uma aula de Educação Física, o professor é um
ex-atleta e enfatiza a prática, considerando que não é
necessário dominar os conhecimentos teóricos.
A concepção utilizada nessa aula caracteriza-se como
A atividade física acompanha a espécie humana desde
os tempos mais remotos. Atualmente, com as novas
tecnologias, somos capazes de passar dias, semanas e
meses sem realizar grandes esforços físicos. Em nenhum
outro momento da história da humanidade, a atividade
física esteve tão relacionada à saúde.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas abaixo sobre
o papel da atividade física na Educação Física escolar.
I - As aulas de Educação Física devem oportunizar a
todos os alunos o prazer e o conhecimento, de tal
modo que todos tenham vontade de continuar a praticar
atividade física.
II - As aulas de Educação Física devem contribuir para a
diminuição do sedentarismo e da ocorrência da obesidade.
III - As aulas de Educação Física são capazes de promover
mudanças signifi cativas no estilo de vida do aluno.
Está correto o que se afirma em
Em relação ao trabalho na Educação Física, a partir de
uma concepção construtivista, considere as afirmativas
abaixo.
I - O objetivo é a construção do conhecimento a partir
da interação do sujeito com o mundo.
II - A defi nição dos objetivos e conteúdos deve ser feita
em conjunto com os alunos.
III - Na avaliação dos alunos, deve-se privilegiar a
técnica.
Está correto o que se afirma em
As fases de aquisição dos fundamentos do futsal caracterizam-se
pelo emprego de métodos e estratégias especiais
de ensino para as diferentes faixas etárias.
Na faixa de 6 a 9 anos de idade, deve-se trabalhar de
forma
Piaget, considerando a evolução das estruturas mentais, propõe a seguinte classificação dos jogos:
Em relação à atividade física e saúde, a função cardiorrespiratória obtém ganhos através da prática das atividades aeróbicas, exercícios que incluem grandes atividades musculares dinâmicas, como caminhada, corrida, natação, ciclismo e remo. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), a faixa ideal de intensidade dessas atividades associadas a ganhos no VO2 máx. é de, aproximadamente,
Acompanhando as transformações ocorridas no cenário
mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem
tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização
das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças
na realidade do ensino nacional.
Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica, que têm como um dos seus objetivos
A produção e a definição de conteúdos curriculares escolares
estão relacionadas a vários fatores, dentre os quais
se destacam, por sua importância, as características culturais
da sociedade em que esses conteúdos se constituem
e a cultura da escola onde eles são trabalhados.
Considerando-se esses dois fatores,