A Lei n°4.320, de 17 de março de 1964, que estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, estabelece, no Artigo 14, que constituem unidade orçamentária o(a, as)
A expressão idiomática coçando a cabeça, que aparece no trecho “deixa pesquisadores coçando a cabeça até hoje" (linha 26), informa que os cientistas
As instituições públicas têm evoluído sua forma de atuar, passando a ter um caráter mais dinâmico no atendimento ao público, visando trabalhar o processo administrativo como um todo em movimento. Essa visão do atendimento ao público corresponde à característica
A mudança que se pretende em uma instituição está ligada à dimensão estratégica dessa instituição. Ou seja, o que as instituições definem como situação desejada no processo de resolver seus problemas deverá estar ligado às estratégias e, para alcançá-las ou adaptá-las, as instituições públicas procedem a vários ciclos de transformação, cuja contextualização no campo da gestão das instituições admite duas perspectivas de análise:
Centralização e Descentralização referem-se ao grau de delegação de tarefas, poder e autoridade aos níveis mais baixos da organização. Podem também ser pensadas como um nível eficaz de tomada de decisão para uma área particular. Uma maior centralização é desejada quando a organização
Os funcionários devem aperfeiçoar, constantemente, seus conhecimentos, habilidades e aptidões para lidar com novos processos e sistemas de trabalho. A capacitação e o desenvolvimento possibilitam que os funcionários adquiram novas habilidades e competências e venham a ser promovidos, aceitando novos desafios, sendo mais bem remunerados e ganhando motivação que redundará em retenção do capital humano e intelectual da instituição. A capacitação e o desenvolvimento são partes essenciais de uma mudança que se queira implementar na cultura, na estratégia e no(na, nas)
O Código de Ética dos Profissionais de Administração apresenta no Capítulo.1, Dos Deveres, Artigo 1°, incisos IV e V, o seguinte conteúdo:
IV – comunicar ao cliente, sempre com antecedência e por escrito, sobre as circunstâncias de interesse para seus negócios, sugerindo, tanto quanto possível, as melhores soluções e apontando alternativas;
V – informar e orientar o cliente a respeito da situação real da empresa a que serve.
Os incisos em questão tornam viva a busca pelo administrador que trabalha nas organizações públicas de um caminho que traga equilíbrio para as ações que as instituições desenvolvem. Trata-se do(a)
O Decreto n° 7.746, de 05 de junho 2012, estabelece critérios, práticas e diretrizes para a promoção do desenvolvimento nacional sustentável nas contratações realizadas pela administração pública federal. No Artigo 6°desse Decreto, é requerido que as especificações e demais exigências do projeto básico ou executivo, para contratações de obras e serviços, devem ser elaboradas nos termos do Artigo 12 da Lei N° 8.666, de 1993, de modo a proporcionar a economia de manutenção e operacionalização da edificação e a redução do consumo de energia e água, por meio de tecnologias, práticas e materiais que reduzam o impacto ambiental. Essa relação com o Decreto e com a Lei acima citados aprofunda a questão de que o administrador tem como modelo de ação as habilidades
A resistência à mudança encontra-se fortalecida em termos de intensidade quando analisada no contexto da Administração Pública. Observa-se que a resistência à mudança está relacionada a uma contabilização de perdas e ganhos potenciais que possam ocorrer de uma inovação introduzida por um processo de mudança. Nessa linha, a resistência à mudança precisa ser compreendida a partir de um sistema de
O processo organizacional contínuo de determinar o agrupamento das atividades se chama departamentalização, que é dependente de uma variedade de forças externas. Há teoricamente tantas atividades para departamentalizar quantas forem as organizações. O tipo predominante de departamentalização de atividade desenvolvida na maioria das organizações é a
As formas usuais de se enfocar a atividade de Gestão de Pessoas entre as organizações não são capazes de atingir a eficácia organizacional desejada. Para tanto, e para que toda transformação possa ocorrer, é necessário que a gerência de pessoas busque apoio em indicadores de mudanças comportamentais, atitudinais, técnicas e operacionais estabelecidas pela instituição. É necessário que a Gestão de Pessoas esteja preparada para vincular-se ao
A Lei n°8.666, de 21 de junho de 1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, enfatiza no Artigo 12 que nos projetos básicos e executivos de obras e serviços serão considerados principalmente os seguintes requisitos: I. segurança; II. funcionalidade e adequação ao interesse público; III. economia na execução, conservação e operação; IV. possibilidade de emprego de mão de obra ,materiais, tecnologia e matérias-primas existentes no local para execução, conservação e operação; V. facilidade na execução, conservação e operação, sem prejuízo da durabilidade da obra ou do serviço; VI. adoção das normas técnicas, de saúde e de segurança do trabalho adequadas, e VII. impacto ambiental. Todos os requisitos enumerados atendem ao princípio da
O BSC também pode ser entendido como uma metodologia administrativa baseada no equilíbrio organizacional e estruturada em quatro categorias básicas (denominadas perspectivas). Uma delas está voltada para analisar o negócio do ponto de vista do que é básico para alcançar o futuro com sucesso, considera as pessoas em termos de capacidades, habilidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro. Essa categoria (perspectiva) é a de