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Para Belloni, a sala de aula pode ser considerada uma tecnologia, da mesma forma que o quadro-negro, o giz, o livro e outros materiais são ferramentas (tecnologias) pedagógicas que realizam a mediação entre o conhecimento e o aprendente. Considerando essa forma de olhar, é correto afirmar que:

Zabala, em “A Prática Educativa”, aponta que ensinar envolve estabelecer uma série de relações que devem conduzir à elaboração, por parte do aprendiz, de representações pessoais sobre o conteúdo objeto da aprendizagem. Assim podemos afi rmar que aprender constitui uma experiência caracterizada como:

Ghirardelli, em “O que é a Pedagogia”, indica que a pedagogia possui suas características básicas estabelecidas com o advento do mundo moderno, que trouxe um novo conceito ao qual a pedagogia está atrelada e do qual é caudatária. Trata-se do conceito de:

Antoni Zabala diz que a aprendizagem dos conteúdos atitudinais requer uma reflexão mais profunda a respeito das relações interativas que devem ser promovidas no processo pedagógico. Considerando essa afirmação, o comentário correto é:

Pedro Demo aponta, “em Saber Pensar”, que estudar para a prova é o que há de menos importante na sala de aula, porque retrata artifi cialidade total perante as situações concretas da vida. Para o autor, estudar significa:

Pedro Demo, referindo-se à aprendizagem, afirma usar o conceito de “reconstrução”, indicando que aprendemos do que já tínhamos aprendido, conhecemos a partir do que já sabíamos. A mente humana não armazena propriamente dados e informações, mas os reprocessa, reconstrói e redimensiona. Com base no autor, a aprendizagem representa algo naturalmente:

Cipriano Luckesi, em “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, diz que “Se se deseja exercitar uma prática docente crítica, importa levar em conta objetivos políticos dessa prática, assim como princípios científicos e metodológicos que traduzam coerentemente a visão política que se tenha. ”Refletindo sobre esse fragmento de texto, é correto afirmar sobre o processo de Avaliação:

Conforme Cipriano Luckesi em “Filosofia da Educação”, a pedagogia liberal é uma manifestação própria da sociedade capitalista. Na sociedade brasileira, é correto afirmar que:

Em “Saber Pensar”, Pedro Demo destaca que a lógica formal e a dialética são instrumentos de captação da realidade. Sobre a lógica formal, é correto afirmar:

Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Em 2013, um novo princípio foi incorporado aos demais estabelecidos no art. 3º da Lei 9394/96. Trata-se do princípio da:

Em conformidade com a Lei 9394/96, a educação infantil tem por finalidade:

Conforme Dermeval Saviani esclarece em “Escola e Democracia”, constitui uma teoria não crítica da Educação:

Moacir Gadotti, em “O Pensamento Pedagógico Brasileiro”, aponta que os filósofos da educação têm dado pouca importância a certos temas, a certos conteúdos da educação. Os chamados conteudistas, por exemplo, têm nutrido certo desprezo por aquilo que chamam de temas não nodais do currículo. Nessa perspectiva, os temas classificados como não nodais no currículo e por isso desprezados são:

Pedro Demo, referindo-se à aprendizagem, afirma usar o

conceito de “reconstrução", indicando que aprendemos do que já

tínhamos aprendido, conhecemos a partir do que já sabíamos. A

mente humana não armazena propriamente dados e informações,

mas os reprocessa, reconstrói e redimensiona. Com base no autor,

a aprendizagem representa algo naturalmente:

O dever do Estado com a educação escolar pública na educação básica, em conformidade com a atual legislação educacional brasileira, estabelece a obrigatoriedade na seguinte faixa etária:

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