O ensino exclusivamente verbalista, a mera transmissão de informações e a aprendizagem entendida somente como acumulação de conhecimentos não subsistem mais. Nos tempos atuais, cabe ao professor aproximar o objeto do conhecimento dos alunos, como também, valorizar as experiências e significados que os alunos trazem para sala de aula. Nesse processo, o professor não só provê condições e meios cognitivos, facilitando a aprendizagem, como também promove os questionamentos tão necessários para o aluno saber pensar. Nesse fragmento, Libâneo refere-se a uma nova postura docente:
Na obra “Inclusão em Educação”, organizada por Santos & Paulino, é apontado que, atualmente, os fóruns nacionais e internacionais sobre educação defendem o direito de todos à educação de qualidade, o que supõe a adoção de estratégias e políticas que garantam o desenvolvimento de uma instituição escolar para todos e uma organização de apoio à diversidade. Na busca de dar concretude a esse discurso e ideal torna-se necessária à articulação de três dimensões: culturas, políticas e práticas inclusivas. De acordo com esse conceito constitui exemplo de políticas inclusiva:
Em “Adeus Professor, Adeus Professora?”, José Carlos Libâneo afirma que a escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã, o que implica articular os objetivos convencionais da escola. Isso nos leva a conceber a escola de hoje como espaço de:
Henry Giroux, em “Os Professores como Intelectuais”, situa o problema da definição dos objetivos dos cursos, apontando as dificuldades existentes. Pode-se afirmar, sob a concepção do autor, que constitui um sério problema o seguinte fator:
Respeitadas as normas comuns e as dos seus sistemas de ensino, em conformidade com a Lei 9394/96, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de:
Na obra “Inclusão em Educação”, organizada por Santos & Paulino, é apontado que, atualmente, os fóruns nacionais e internacionais sobre educação defendem o direito de todos à educação de qualidade, o que supõe a adoção de estratégias e políticas que garantam o desenvolvimento de uma instituição escolar para todos e uma organização de apoio à diversidade. Na busca de dar concretude a esse discurso e ideal torna-se necessária à articulação de três dimensões: culturas, políticas e práticas inclusivas. De acordo com esse conceito constitui exemplo de políticas inclusiva: