Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se segue.
A fim de garantir equidade na educação, o Currículo de Pernambuco adota, entre outros princípios norteadores, aeducação em direitos humanos e a formação integral.
Julgue o item a seguir, relativos a triângulos retângulos, funções trigonométricas e geometria analítica.
Se um triângulo retângulo possui lados cujos comprimentos são números inteiros e um dos catetos mede 14 cm, então o outro cateto mede mais de 40 cm.
Julgue o próximo item, relativo a sequência de número real.
Se (an) for uma sequência de números reais, de forma que
, então a sequência (an) converge.
A respeito dessas funções, julgue o item que se segue.
A função ℎ é sempre positiva.
As festas juninas são festas tradicionais que ocorrem em todo o país e possuem, além de muita comida e dança, brincadeiras e competições. Por isso, são ambientes excelentes para problemas de contagem e probabilidade e para estudos de fenômenos aleatórios. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.
Situação hipotética: Em determinada festa junina, as primeiras 50 pessoas que chegaram ao local receberam números de 1 a 50 para participarem de um sorteio. Na horade sortear o número vencedor, os participantes foram reunidos e verificou-se que as pessoas que estavam com os números 14 e 27 já haviam ido embora. Sabendo desse fato, a organização excluiu esses dois números do sorteio. Assertiva: Nesse caso, a probabilidade de ter sido sorteado um número que não esteja no conjunto {n∈ ℕ ∶ 15 ≤ n ≤ 26} é inferior a 75%.
As festas juninas são festas tradicionais que ocorrem em todo o país e possuem, além de muita comida e dança, brincadeiras e competições. Por isso, são ambientes excelentes para problemas de contagem e probabilidade e para estudos de fenômenos aleatórios. Com relação a esse tema, julgue o item que se segue.
Situação hipotética: Em uma brincadeira de determinada festa junina, os jogadores devem tirar de uma urna duas bolas em sequência e sem reposição. A urna contém 10 bolas, numeradas de 1 a 10. Para ganhar o jogo, os participantes da brincadeira devem tirar duas bolas cujos números mostrados possuam diferença, em módulo, igual a 1. Assertiva: Nessa situação, a probabilidade de ganhar o jogo é de 20%.
Julgue o item a seguir, relacionados à matemática financeira.
Uma taxa nominal de 60% ao trimestre com capitalização mensal corresponde a uma taxa efetiva de 44% ao trimestre.
No que concerne à avaliação em educação matemática, julgue o item a seguir.
As avaliações objetivas são ótimos instrumentos para avaliar, de forma rápida, a criatividade e a livre expressão dos estudantes em relação ao conteúdo ensinado.
Pitágoras e seus seguidores tiveram papéis fundamentais no desenvolvimento da teoria dos números. Eles foram influenciados pela filosofia da fraternidade, bem como por conceitos relacionados ao misticismo numérico. Acerca desse tema, julgue o próximo item, com base em definições associadas aos pitagóricos.
A fórmula de Bhaskara, que, segundo a maioria dos historiadores, não foi criada pelo próprio Bhaskara, tem o objetivo de calcular o vértice de uma parábola.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para a disciplina de matemática, julgue o item subsequente.
O reconhecimento da matemática como uma ciência humana e viva inerente às necessidades das diferentes culturas em diferentes contextos históricos é competência específica da disciplina de matemática para o ensino fundamental.
Em relação aos poderes administrativos, julgue o item que se segue.
O servidor público deve obediência ao seu superior hierárquico, mesmo diante de uma ordem manifestamente ilegal.

Em relação ao texto CG1A1-I, às ideias nele expressas e à sua construção, julgue o item a seguir.
Infere-se do texto que Anísio Teixeira era um pensador que desvalorizava o aprendizado de conteúdos, tendo ressaltado, em seu trabalho na educação, a proeminência da prática no processo de ensino-aprendizagem.

Considerando os sentidos e as propriedades linguísticas do texto CG1A1-II, julgue o item que se segue.
No texto, é apresentada a tese de que é possível aprender com experiências bem-sucedidas de gestão educacional.

Considerando os sentidos e as propriedades linguísticas do texto CG1A1-II, julgue o item que se segue.
Entre as vantagens do funcionamento escolar em tempo integral atestadas pela autora do texto em sua observação das escolas de ensino médio em Pernambuco, estão o fortalecimento dos governos locais e a valorização da carreira docente.