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Considerando as competências e habilidades do Currículo de Pernambuco para o componente curricular de matemática nos ensinos fundamental e médio, julgue o item seguinte.

O educador deve orientar os estudantes a não estimarem medidas de comprimento usando passos ou palmos, visto que essas medidas são muito imprecisas e variam de pessoa para pessoa, o que dificulta o aprendizado das unidades do Sistema Internacional de Medidas (SI), como o centímetro e o metro.

Julgue o item que se segue, em relação ao ensino de matemática.

Considerando-se que o letramento matemático possibilita aos estudantes estabelecer uma correlação entre os conhecimentos matemáticos e suas aplicações no cotidiano, é correto definir letramento matemático como as competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar, matematicamente, na resolução de problemas.

No que concerne à avaliação em educação matemática, julgue o item a seguir.

As avaliações objetivas são ótimos instrumentos para avaliar, de forma rápida, a criatividade e a livre expressão dos estudantes em relação ao conteúdo ensinado.

Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para a disciplina de matemática, julgue o item subsequente.

O reconhecimento da matemática como uma ciência humana e viva inerente às necessidades das diferentes culturas em diferentes contextos históricos é competência específica da disciplina de matemática para o ensino fundamental.

Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item seguinte.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva preconiza a transversalidade da educação inclusiva desde a educação básica até a superior.

Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para a disciplina de matemática, julgue o item subsequente.

Compete à matemática investigar, organizar e representar aspectos quantitativos das práticas sociais e culturais, porém investigar os aspectos qualitativos é responsabilidade das ciências humanas.

No que concerne à avaliação em educação matemática, julgue o item a seguir.

O principal objetivo de uma avaliação diagnóstica de conteúdos é comparar e classificar os diversos estudantes de acordo com os conteúdos ensinados.

Considerando as competências e habilidades do Currículo de Pernambuco para o componente curricular de matemática nos ensinos fundamental e médio, julgue o item seguinte.

Apesar de não ser uma habilidade prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental, reconhecer que radiciação e potenciação são operações inversas é uma das habilidades específicas indicadas no Currículo de Pernambuco.

Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para a disciplina de matemática, julgue o item subsequente.

Situação hipotética: Em uma sala de aula, um professor criou uma situação hipotética, afirmando que, caso, entre os 300 funcionários de uma empresa, 30 ou mais funcionários
fossem aleatoriamente selecionados para a verificação de intolerância à lactose, então, com certeza, pelo menos um deles teria essa condição. Assertiva: Nessa situação, se p
representa a probabilidade de pelo menos uma pessoa ter intolerância à lactose em um grupo de 30 funcionários selecionados ao acaso, então é correto concluir que p = 1.

Considerando as competências e habilidades do Currículo de Pernambuco para o componente curricular de matemática nos ensinos fundamental e médio, julgue o item seguinte.

Entre as habilidades a serem desenvolvidas pelos estudantes do segundo ano do ensino fundamental, inclui-se a leitura das horas em relógios analógicos, em vez da leitura em
relógios digitais, visto que esta última, nos primeiros anos escolares, desestimula o interesse posterior no aprendizado de ângulos no círculo trigonométrico.

Julgue o item que se segue, em relação ao ensino de matemática.

Dada a importância das experimentações na aprendizagem de matemática, o professor deve estimular as soluções apresentadas pelos alunos, sem corrigir eventuais soluções
encontradas, mesmo que o estudante tenha chegado a uma conclusão errada, pois o erro é um fator inerente ao aprendizado.

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