Julgue o item a seguir, relacionados à matemática financeira.
Situação hipotética: Em uma promoção de queima de estoque realizada pela loja Beta, todos os produtos estão com 30% de desconto. Mesmo com esse desconto, a margem de lucro de cada produto ainda é de 40%. Assertiva: Nessa situação, a margem de lucro de cada produto antes da queima de estoque era de 150%.
Pitágoras e seus seguidores tiveram papéis fundamentais no desenvolvimento da teoria dos números. Eles foram influenciados pela filosofia da fraternidade, bem como por conceitos relacionados ao misticismo numérico. Acerca desse tema, julgue o próximo item, com base em definições associadas aos pitagóricos.
Se um número é imputado perfeito quando ele for igual à soma de seus divisores próprios, então todo número primo é perfeito.
No que concerne à avaliação em educação matemática, julgue o item a seguir.
O principal objetivo de uma avaliação diagnóstica de conteúdos é comparar e classificar os diversos estudantes de acordo com os conteúdos ensinados.
Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item seguinte.
Educação precoce e educação profissional são realizadas em ambientes especializados, fora do âmbito escolar.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se segue.
No Currículo de Pernambuco, está prevista a valorização de conteúdos factuais.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A didática é uma disciplina prática, sem interseção com as disciplinas teóricas.
Julgue o item a seguir, a respeito das propriedades dos números naturais, racionais, irracionais e reais.
Entre 400 e 420, existem quatro números primos.
Julgue o próximo item, relativo a sequência de número real.
Se (an) é uma progressão aritmética com razão q, tal que
, então (an) não é convergente, pois seus termos alternam entre positivo e negativo.
Julgue o seguinte item, a respeito de funções reais.
Se f :ℝ → ℝ e o gráfico de f for uma reta, tal que f (2) = 0 e f (-3) = 5, então f (4x) é divisível por 2 para todo x ∈ ℤ.
Julgue o item a seguir, relacionados à matemática financeira.
Situação hipotética: Mensalmente, Jânio aplica 15% do seu salário, de R$ 2.000,00, em um investimento que rende 2% ao mês, capitalizado no regime de juros compostos. Assertiva: No momento da sua 3.ª aplicação mensal, Jânio terá acumulado R$ 918,12.
Com base nas informações e na tabela anteriores, julgue o item a seguir.
Na tabela, o elemento situado na décima coluna da sexta linha é maior que 2.000.
O ambiente escolar é rico em exemplos e situações em que as noções de estatística podem ser aplicadas. Com relação a esse tema, julgue o próximo item.
Considerando as competências e habilidades do Currículo de Pernambuco para o componente curricular de matemática nos ensinos fundamental e médio, julgue o item seguinte.
Apesar de não ser uma habilidade prevista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental, reconhecer que radiciação e potenciação são operações inversas é uma das habilidades específicas indicadas no Currículo de Pernambuco.
A respeito dos números complexos e de suas propriedades, julgue o item a seguir.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental para a disciplina de matemática, julgue o item subsequente.
Situação hipotética: Em uma sala de aula, um professor criou uma situação hipotética, afirmando que, caso, entre os 300 funcionários de uma empresa, 30 ou mais funcionários
fossem aleatoriamente selecionados para a verificação de intolerância à lactose, então, com certeza, pelo menos um deles teria essa condição. Assertiva: Nessa situação, se p
representa a probabilidade de pelo menos uma pessoa ter intolerância à lactose em um grupo de 30 funcionários selecionados ao acaso, então é correto concluir que p = 1.