Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 18 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A tendência pedagógica tradicional, enquanto detentora e transmissora de conhecimento, lida com essa realidade de ensino – principalmente enquanto alvo de crítica das tendências de ensino mais atuais e progressistas – de modo que os conteúdos:

Segundo os princípios de psicomotricidade, quando é tratado sobre as dominâncias laterais de uma criança, caso ela apresente um quadro onde a dominância lateral é indefinida quer dizer que:

O estágio simbólico, desenvolvido pela teoria de aprendizagem de Jean Piaget, tem por características:

I - A criança tem sua personalidade centrada em si mesmo, e por conta de seu egocentrismo, há dificuldade na empatia pelo outro, ou seja, conseguir se colocar no lugar do outro;

II - Há o início da categorização e estabelecimento de ordenamentos mentais, ultrapassando o aspecto do estágio anterior, ou seja, da percepção global que não discriminava detalhes;

III - Para tudo tem que haver um porquê, sendo assim, nesse momento a criança não reconhece a possibilidade do acaso;

IV - Nesse momento há o raciocínio transdutivo, onde a criança liga fatos individuais, mas que não necessariamente possuem relações entre si; chegando ao ponto de relacionar os fatos da natureza, sendo influências ou influenciados por sua vontade.

Assinale corretamente quais afirmações postuladas estão corretas segundo o enunciado:

Leia:

“A criança, centro do planejamento curricular, é considerada um sujeito histórico e de direitos. Ela se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. A maneira como ela é alimentada, se dorme com barulho ou no silêncio, se outras crianças ou adultos brincam com ela ou se fica mais tempo quietinha, as entonações de voz e contatos corporais que ela reconhece nas pessoas que a tratam, o tipo de roupa que ela usa, os espaços mais abertos ou restritos em que costuma ficar, os objetos que manipula, o modo como conversam com ela, etc. – são elementos da história de seu desenvolvimento em uma cultura."

(OLIVEIRA, Z.M.R. O Currículo na Educação Infantil: O que propõem as novas Diretrizes Nacionais? Anais do Seminário Nacional: Currículo em Movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.)

A autora refere-se à criança e aos seus processos de desenvolvimento como:

“Uma homenagem ao escritor e pesquisador da cultura açoriana Franklin Cascaes (1908-1983) tem chamado a atenção no Centro de Florianópolis, entre as ruas Vidal Ramos e Tenente Silveira. Aos poucos, o que era só mais uma parede em meio a tantas que compõem o aglomerado de prédios foi se transformando numa tela multicolorida graças ao grafite."

(Fonte: g1.globo.com >acesso em 26 de outubro de 2017)

Analise sobre Franklin Cascaes:

I - Pesquisou diversos temas envolvendo o homem do litoral catarinense e as comunidades pesqueiras da Ilha de Santa Catarina;

II - Além de esculturas, o artista deixou mais de 1500 desenhos e centenas de anotações, além de recortes de jornais, cadernos dos tempos da escola, entre outros documentos;

III - O acervo deixado pelo artista encontra-se hoje no Museu Universitário, da UFSC, numa coleção que leva o nome de sua esposa.

Dos itens acima:

Para Emília Ferreiro o erro, enquanto parte do aprendizado da criança, deve ser considerado como uma ferramenta que evidencia e transparece informações vitais para que o pedagogo desenvolva seu trabalho, pois:

São modos eficientes e que respeitam adequadamente o desenvolvimento das crianças no ensino infantil, estilos de avaliação que se preocupem como:

Analise as afirmações e responda (V) para verdadeiro e (F) para falso, segundo a Lei Orgânica de Descanso - Santa Catarina:

(__) As leis ordinárias exigem, para sua aprovação, o voto favorável da maioria simples dos membros da Câmara Municipal;

(__) As leis delegadas serão elaboradas pelo Prefeito Municipal que deverá solicitar a delegação à Câmara Municipal;

(__) O projeto de lei que receber, quanto ao mérito, parecer contrário de todas as comissões, era tido como rejeitado.

Diversos princípios foram desenvolvidos ao longo da história para explicar e compreender como funcionam os processos de aprendizagem definidos como teorias da aprendizagem. Desse modo, é possível afirmar corretamente que a teoria:

A terceira versão da Base Nacional Comum Curricular tem seu texto voltado para o ensino infantil e fundamental e nele se destacam alguns pontos, um dos objetivos no novo texto refere-se ao prazo máximo para a alfabetização do aluno e fica determinado que o mesmo tenha concluído o processo de letramento no:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282