É fundamental que o professor construa vínculos a partir da interação com a criança, através do diálogo, respeitando sua individualidade, e percebendo-a como um ser competente. Para que isso ocorra é necessário que haja uma abertura por parte do professor para as múltiplas linguagens que envolvem o universo infantil. Considera-se que interação entre professor e aluno é determinante na construção de todo e qualquer conhecimento, principalmente a qualidade da interação pedagógica no sentido de afeto e respeito às experiências vivenciadas em sala de aula. O processo de ensino vai além da exposição dos conteúdos, vão de encontro às potencialidades de cada indivíduo, seus sentimentos e suas necessidades. Acerca da relação/interação entre professor/adulto e aluno/criança na educação infantil, assinale a opção CORRETA.
Uma determinada área de terra tem a forma de um retângulo. O proprietário adquiriu um aplicativo de GPS em seu celular, programou conforme seus objetivos, partiu de um canto do terreno e andou 600 metros para contornar todo o terreno. Sabendo que o comprimento do terreno é o triplo da largura, a área correspondente a esse terreno é de:
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, lei 8069/90, no Capítulo IV, dispõe sobre o Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. No art. 54 do referido documento temos que é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:
I - Ensino fundamental, facultativo e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;
II - Progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;
III - Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
IV - Atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a cinco anos de idade.
As alternativas CORRETAS são:
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, lei 8069/90, no Capítulo IV, dispõe sobre o Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. O art. 56 define que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:
I - Maus-tratos envolvendo seus alunos;
II- Reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;
III - Elevados níveis de repetência.
As assertivas CORRETAS são:
Quando falamos em educação de crianças, podemos salientar duas instituições de extrema importância nesse processo: família e escola, com um objetivo único de conduzir a criança corretamente para que se torne um adulto responsável com futuro próspero. Considere as possíveis ações para aproximar a escola e as famílias:
I - Produzir dados quantitativos e qualitativos, transformar em informações simples e explicar para as famílias em reuniões da escola.
II - A escola deve considerar a participação da família não só para falar dos problemas. É preciso pensar em formas possíveis de diálogo e, consequentemente, de ação.
III - Os pais devem acompanhar de perto o que está acontecendo no cotidiano da criança, com pequenas e grandes ações. Observar a lição de casa, ir a reuniões, arrumar um espaço tranquilo para a criança estudar, entre outras ações, são exemplos.
IV - O papel que a escola possui na construção de parcerias é fundamental, devendo considerar a necessidade da família, levando-as a vivenciar situações que lhes possibilitem se sentirem participantes ativos nessa parceria.
V - O ideal é que pais, professores e comunidade estreitem seus laços e torne a educação um processo coletivo.
Das afirmações, estão CORRETAS:
Em um aviário o abastecimento de água é feito por meio de uma cisterna. Quando cheia a cisterna é suficiente para abastecer esse aviário durante a estação mais quente do ano por 16 dias, com consumo médio diário de 2.000 litros de água. No inverno o consumo médio diário de água nesse aviário diminui para 1.600 litros. Dessa forma, no período do inverno uma cisterna cheia de água pode abastecer esse aviário por:
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança. Sobre a utilização de jogos no desenvolvimento da imaginação e da criatividade da criança, é correto afirmar que:
I - Em seu sentido integral, é um eficiente meio estimulador das inteligências.
II - O jogo é uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por meio dele, é possível refletir sobre a realidade, a cultura local e, ao mesmo tempo, questionar regras e papeis de cada um.
III - Os jogos ajudam a controlar os impulsos, ajudam na aceitação das regras, que podem ser estabelecidas pelos que jogam, e não impostas.
IV - Os jogos são recursos utilizados no fim das aulas e nos dias em que o conteúdo foi aplicado rapidamente.
É CORRETO o que está contido em:
Muitos estudiosos buscaram compreender o desenvolvimento infantil, dentre eles um aponta que, “O nível de desenvolvimento de uma criança é caracterizado por aquilo que ela consegue fazer com a ajuda de outras pessoas”. O pensamento citado corresponde a ideia de:
Seja a equação: . Resolvendo a equação, é igual a:
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. O ato de brincar é fundamental para a formação do indivíduo. Ao brincar, a criança, de forma lúdica, vai-se apropriando da realidade, estabelecendo as suas relações sociais e utilizando toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva. Experimenta, assim, novas situações, desafios e aventuras. Considerando o exposto assinale a alternativa que expressa o papel do professor na brincadeira:
Desde o início da década de 1970, o interesse pelo aleitamento materno aumentou significativamente. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família. Quanto às vantagens do aleitamento materno, analise as afirmativas a seguir:
I - É bacteriologicamente seguro e sempre fresco.
II - É menos alergênico do qualquer alimento infantil.
III - Os bebês que recebem leite materno são mais propensos à superalimentação
IV - Contém uma variedade de fatores anti-infecciosos e células imunes.
As alternativas CORRETAS são:
Observe a seguinte oração: "Para Florianópolis é muito importante esta nova opção de turismo. Contamos com o envolvimento de todos os setores, empresarial e público, nesta conquista. Temos muito orgulho de lançá-la em nossa gestão. É um desejo forte da sociedade",
Temos o uso das aspas nesta oração porque ...
Considere a expressão:
O valor de A para é:
Entre as decisões polêmicas de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, no último 2 de março anunciou-se um plano de aumento de tarifas sobre duas importantes matérias-primas para as siderúrgicas. Se esse plano se efetivar o Brasil será um dos países mais impactados uma vez que é considerado o segundo maior exportador dessa matéria-prima para os EUA. Estamos nos referindo a: