O Projeto de Transposição do Rio São Francisco não é uma ideia nova. O plano básico é construir dois imensos canais ligando o rio São Francisco a bacias hidrográficas menores do Nordeste bem como aos seus açudes. A seguir, seriam construídas adutoras, com o objetivo de efetivar a distribuição da água. Embora o projeto já exista há bastante tempo a efetivação da obra ainda encontra-se inconclusa. No entanto, neste ano, 2018, prevê-se a conclusão de mais uma etapa com a promessa de inauguração do eixo:
Observe a palavra em destaque na seguinte oração: ―Lentamente percorreu as sombras, detendo-se mais na cadeira, onde as roupas jogadas criavam formas que não lhe eram familiares.‖ O vocábulo em destaque às vezes gera algumas dúvidas, pois há uma forma semelhante, ou seja, aonde. Apesar da semelhança gráfica e fonética há uma diferença semântica que não deve ser menosprezada. Nesse sentido, observe as frases abaixo e assinale aquela que possuir um equívoco quanto ao uso de onde ou aonde.
Na Educação Infantil partimos do pressuposto que a brincadeira é fundamental para compreender a criança ao mesmo tempo em que a estimula a aprender e construir outros conhecimentos. Quanto ao brincar na Educação Infantil é INCORRETO afirmar:
Enquanto profissionais que atuam buscando o desenvolvimento integral das crianças da Educação Infantil, há a necessidade cotidiana de organização do trabalho educativo. Esta organização é imprescindível para o bom andamento das atividades e o alcance dos objetivos planejados. Quanto à organização do trabalho na Educação Infantil, assinale a alternativa INCORRETA nas opções apresentadas:
Desde que nascem as crianças estão inseridas num mundo onde a matemática faz parte de situações cotidianas. São estas vivências que auxiliarão a criança a compreender e utilizar estes conceitos. Analise as assertivas:
I- Ao trabalhar conceitos matemáticos o professor pode e deve utilizar-se de jogos, brincadeiras, materiais concretos que auxiliem a criança a compreender como os conceitos matemáticos constituem as experiências vividas da criança.
II- O processo de aquisição dos conceitos matemáticos pode iniciar por brincadeiras coletivas que desenvolvam a aquisição do conceito de número e numeral, problematização de cálculos simples e complexos. Após a introdução destes conceitos deve-se voltar à exploração do cálculo e registro individualizado, razão essencial do conhecimento historicamente acumulado.
III- De forma lúdica a criança relaciona os conhecimentos do seu cotidiano, suas experiências e vivências e aquilo que aprende na escola. Ao interagir e relacionar estas experiências ela compreende e se apropria dos conhecimentos matemáticos abordados pelo professor.
IV- Os conceitos matemáticos podem ser inicialmente abordados ludicamente, mas até os cinco anos devem migrar para conceitos de cálculo abstrato, considerando que nesta idade a criança já possui a capacidade de compreendê-los e consolidá-los mentalmente.
Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
Quando discutimos a importância da brincadeira e do brincar na Educação Infantil é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa na qual todas as palavras apresentam coerência com as normas ortográficas em vigência:
Com o compromisso de rigor no controle dos gastos e atuação prioritária nas áreas da Saúde e Segurança Pública, o governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, anunciou a desativação de 19 pontos de saída de recursos, sendo 15 Agências de Desenvolvimento Regional e quatro Secretarias Executivas de Estado. Segundo o governador, a medida representa a redução de 185 cargos comissionados e uma economia anual de aproximadamente R$ 50 milhões. No âmbito do governo central, serão desativadas:
Santa Catarina, além das belezas naturais possui muita história. Assinale a alternativa que apresenta por ordem cronológica o nome dos três municípios mais antigos do estado:
Ao adotar o ensino fundamental de 9 anos, o governo brasileiro alinhou-se à realidade mundialmente predominante, inclusive em vários países da América Latina. Essa decisão encontra suas raízes na Lei das Diretrizes e Bases da Educação -LDB (Lei nº 9.394/1996), que estabelece tais critérios, o que, por sua vez, tornou-se meta da educação nacional em 2001, passando a constar do Plano Nacional de Educação- PNE (Lei nº 10.172/2001). Nele ficou estabelecido:
Em uma Progressão Geométrica o terceiro termo é 36 e a razão é igual a . O primeiro termo dessa sequência é:
A articulação família e instituição educativa é parte de um exercício constante, superar a ausência da família é um constante desafio a ser superado. Neste contexto é CORRETO afirmar:
Quando discutimos a Educação Infantil e seu papel fundamental na construção do conhecimento refletimos a cerca da importância da rotina no cotidiano destas crianças. Leia as alternativas abaixo e assinale V para verdadeiro e F para Falso:
( ) A rotina na Educação Infantil tem um papel fundamental de se constituir como eixo central da organização do trabalho do professor buscando garantir um desenvolvimento pleno da criança; oportunizando experiências e contando com a participação ativa de todas as crianças.
( ) A realidade das crianças e suas histórias bem como suas experiências de vida não podem interferir na organização de tempo e planejamento do professor, visto que segundo a Lei de diretrizes e Bases 9394/96 cabe unicamente a estes profissionais a responsabilidade pelo planejamento e organização pedagógica.
( ) É fundamental que ao considerar a rotina da turma, o professor organize a mesma de forma que seja dado atenção a aprendizagem e aos cuidados das crianças considerando as necessidades das mesmas.
( ) A rotina necessita de uma visão crítica e aguçada do professor, já que rotina refere-se a repetição, estagnação, cansaço e por isso, seu uso nas instituições educativas deve ser desestimulado; já que torna-se um fator de desinteresse das crianças pelas atividades desenvolvidas.
A alternativa que apresenta CORRETAMENTE as respostas acima refere-se a:
Assinale a alternativa CORRETA que se refere a principal função da avaliação na Educação Infantil:
Na Educação Infantil a avaliação é objeto de reflexão e discussão entre especialistas e professores. É CORRETO afirmar que a avaliação deve ser realizada por meio de: