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Em relação ao crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, podemos afirmar que: I. Crescimento refere-se a um processo contínuo de mudanças no organismo tanto físico quanto mental, que se inicia na concepção e se estende até a morte. II. Crescimento refere-se a um aumento no tamanho do corpo causado pela multiplicação ou pelo aumento das células, chamado de hiperplasia e hipertrofia. III. Desenvolvimento refere-se a um processo contínuo de mudanças no organismo tanto físico quanto mental, que se inicia na concepção e se estende até a morte. IV. Desenvolvimento refere-se a um aumento no tamanho do corpo causado pela multiplicação ou pelo aumento das células chamado de hiperplasia e hipertrofia. V. Crescimento e desenvolvimento são sinônimos e podem ser definidos como elementos responsáveis pela maturação biopsicosocial de crianças e adolescentes que os acompanharão do nascimento até a velhice. De acordo com as asserções acima, assinale a alternativa correta:

O handebol é um jogo em que duas equipes, cada qual com 7 jogadores (em quadra), procuram por meio de uma série de passes com a mão, fazer entrar a bola no gol do adversário, defendido pelo goleiro, único jogador com permissão para usar os pés. Sobre as regras do handebol, é correto afirmar que: I. A quadra de handebol é um retângulo que mede 40 metros de comprimento por 20 metros de largura, tendo como linhas e marcações da quadra a área de gol, linha de tiro livre, linha de limitação do goleiro, linha de 7 metros, linhas de substituição, linha central, linha lateral e linha de fundo. II. A duração normal de uma partida para todas as equipes com jogadores de idade igual ou acima de 16 anos é de 2 tempos de 40 minutos. O intervalo de jogo é normalmente de 10 minutos. III. A duração normal da partida para equipes de adolescentes com idade entre 12 e 16 anos é de 2 x 35 minutos, e no grupo de idade entre 8 e 12 anos o tempo é de 2 x 30 minutos. Em ambos os casos, o intervalo de jogo é normalmente de 20 minutos. IV. Uma prorrogação (tempo extra) será jogada após 5 minutos de intervalo, caso uma partida acabar empatada e tenha que ser determinado um vencedor. A prorrogação consiste em 2 períodos de 5 minutos, com um intervalo de 1 minuto. V. Se a partida continuar empatada depois do primeiro tempo extra, um segundo tempo extra será jogado, após um intervalo de 5 minutos. Este segundo tempo extra também tem dois períodos de 5 minutos com intervalo de 1 minuto. Assinale a alternativa correta:

O Futsal é um esporte coletivo, regulamentado pela FIFA, onde os jogadores têm o objetivo de marcar gol na meta adversária. É praticado por um máximo de 5 atletas (em quadra) em cada equipe, dentre os quais, um será identificado como o goleiro. Ainda, compõem em competições oficiais, um máximo de 9 atletas reservas, os quais podem entrar em quadra, a qualquer momento na partida, bastando para isso, respeitar as regras de substituição da modalidade. Em relação às regras do futsal, ainda podemos afirmar que: I. Uma partida de Futsal é cronometrada e dividida em dois tempos iguais. Para partidas adulta, sub-20 e sub-17 serão dois tempo de 20 minutos, já para partidas sub-15, serão dois tempos de 15 minutos. O intervalo entre os tempos de jogo deve ser de no máximo 15 minutos. II. No futsal não é permitido ao goleiro ficar com a bola por mais de 4 segundos, com os pés ou com as mãos, em sua quadra de defesa. Na quadra de ataque, o goleiro pode tocar na bola livremente e por quanto tempo quiser como um jogador de linha. III. A equipe que tiver um jogador expulso ficará com um jogador a menos por 2 minutos ou até sofrer um gol. IV. O tiro lateral deve ser cobrado com os pés, sendo que o jogador que cobrar o tiro lateral não pode estar com os pés dentro da quadra. A cobrança deve ser feita em até 4 segundos, outro fato importante é que o goleiro deve estar bem atento pois é permitido gol direto de tiro lateral. V. O arremesso de meta deve ser cobrado exclusivamente pelo goleiro, usando as mãos, dentro de usa área de gol e em até 4 segundos. Assinale a alternativa correta:

As lesões referem-se a afecções que podem afetar a pele, os músculos, as articulações, os tendões, os ligamentos, os nervos, os ossos e doenças localizadas do aparelho circulatório. Em relação às lesões podemos afirmar que: I. Abrasões: são pequenas lesões superficiais, onde o atrito ou a arranhadura lesiona a camada superficial da pele, não atinge as camadas mais profundas da pele. Estas lesões são comuns no desporto e, apesar de serem superficiais, funcionam como porta de entrada para infecções. II. Contusão muscular: é considerada uma lesão traumática aguda, sem corte, decorrente de trauma direto aos tecidos moles, e que provoca dor e edema. Para a contusão muscular sugere-se o uso de gelo no local. III. Distensão: é uma lesão provocada pelo alongamento excessivo das fibras musculares, as distensões envolvem o estiramento e a ruptura de fibras musculares ou tendões. Apesar do gelo ser indicado, o médico ortopedista é o especialista indicado para diagnosticar a distensão e indicar o tratamento mais adequado. IV. Luxação: é o deslocamento de um ou mais ossos de uma articulação e acontece quando uma força atua direta ou indiretamente sobre o nosso corpo. Os sintomas da luxação são dor violenta, deformação visível na articulação, impossibilidade de movimentação e inchaço no local. Os cuidados que deve-se ter são os de não forçar o membro afetado, nem tentar movimentá-lo, e procurar imediatamente atendimento especializado. V. Fraturas: é a ruptura dos ossos, ou seja, quando acontece uma perda da continuidade óssea. Após um traumatismo, o osso se divide em dois ou mais fragmentos. Existem dois tipos de fratura, sendo a fratura fechada (simples) que ocorre quando um osso quebra, mas não se projeta através da pele (formam uma deformidade perceptível) e a fratura aberta (exposta), que ocorre quando um osso quebrado perfura a pele. Os cuidados que deve-se ter são os de não forçar o membro afetado, nem tentar movimentá-lo, e procurar imediatamente atendimento especializado. As alternativas corretas são:

Para Barbanti (2000), a força motora é a capacidade do sistema neuromuscular de superar ou vencer uma resistência. Sendo a mesma dividida em três tipos: Força máxima, Força rápida e Resistência de força. (BARBANTI, V. J. Teoria e prática do treinamento esportivo. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2000). Podemos afirmar em relação aos tipos de força:

I. Força máxima é a maior força muscular possível que um atleta pode desenvolver, sendo muito presente em atividades de arremesso de peso, salto vertical do atleta de voleibol e lançamento no handebol.

II. Força rápida é a capacidade do músculo conservar a força por um período prolongado, realizando um grande número de repetições, sendo muito presente em atividades cíclicas como maratonas, futebol, futsal.

III. Resistência de força é toda forma de força realizada com a máxima velocidade possível em um mínimo tempo de execução, como exemplo corridas de 50 e 100 metros.

IV. Resistência de força é a capacidade de realizar uma determinada sequência de movimentos decorrente da integração do sistema nervoso central (SNC) e a musculatura esquelética, como exemplo correr e chutar a bola a gol em uma partida de futsal.

Está correta a alternativa:

O futsal é uma modalidade esportiva oriunda do futebol e amplamente difundida no mundo. Inicialmente praticado em quadras de basquetebol nas aulas de educação física, hoje é uma das mais populares no Brasil, sendo a mais praticada nas escolas. (MEDINA, 2002) afirma que o futsal tem uma solicitação energética mista (aeróbia e anaeróbia), além de solicitação muscular dinâmica geral e se caracteriza pelos esforços intermitentes e pelas recuperações incompletas que são feitas de maneira ativa e passiva com variada duração. Na atualidade é praticado por diferentes grupos, na infância, adolescência e idade adulta, tanto no sexo masculino como feminino (MEDINA, Á J.; et.al. Necessidades cardiovasculares e metabólicas do futsal: análise da competição. Apunts – Educación Física e Deportes .v. 67: p. 45-51, 2002). Sobre o futsal, podemos ainda afirmar que: I. O futsal enquanto esporte competitivo e de grande esforço físico não é indicado para crianças menores de 10 anos, pois o risco de lesões neste esporte é muito grande principalmente nos membros inferiores, como no joelho e nos tornozelos. II. O futsal é uma prática esportiva onde crianças e adolescentes são submetidos a situações reais de convivência interpessoal, assim, estimula-se o respeito às regras, bem como o respeito ao próximo, vivencia-se situações de perda e ganho do jogo, ou seja, possibilita o individuo a desenvolver-se emocionalmente. III. O futsal é uma atividade física que auxilia no desenvolvimento de movimentos específicos e combinados como correr e dominar a bola equilibrar-se ao realizar um drible ou um chute, além de valorizar e respeitar as regras e características básicas do esporte, promover a socialização dos praticantes e desenvolver o espírito de equipe. IV. O maior benefício do futsal enquanto atividade física para crianças e adolescentes é a melhoria da capacidade motora flexibilidade, devido às trocas rápidas de direção é exigida da musculatura grande amplitude articular. V. O futsal enquanto esporte melhora na capacidade cardiovascular e no condicionamento físico em geral. Promove também uma melhoria no equilíbrio, na agilidade e na percepção espacial, já que o tamanho do campo é reduzido quando comparado a um campo de futebol. Assinale a alternativa correta:

Trabalhos rítmicos que envolvem o uso da musicalização estimulam o movimento interno e externo de crianças e adolescentes. A música e a musicalização são elementos contribuintes para o desenvolvimento e a integração do ser, isto por que: I. Cantar ou imitar os sons contribui para o desenvolvimento da linguagem das crianças que estão aprendendo novas palavras. II. Desenvolver atividades rítmicas que envolvam a música como dança, ginástica e brincadeiras de rodas, auxilia a criança a aprender, ouvir a si mesma e aos outros, desenvolvendo assim o sentido de organização e coletividade. III. Atividades musicais auxiliam na capacidade de concentração de crianças e dos adolescentes, também auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático e na memória, além de ser forte desencadeador de emoções. IV. Uma excelente estratégia para trabalhar com atividades rítmicas são as brincadeiras cantadas, sendo que estas devem ser selecionadas entre aquelas que possuem sentido e significado para a criança, que trate de assuntos e fatos que ela conhece, sendo adequada, pela sua simplicidade e alegria a sua capacidade física e mental, proporcionando o cultivo da sensibilidade. V. Trabalhar atividades rítmicas voltadas a musicalização é de extrema importância para crianças e adolescentes, pois ela auxilia o processo de construção do conhecimento, além de favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, da imaginação, da socialização e afetividade, também contribui para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Assinale a alternativa correta:

A flexibilidade é a capacidade motora responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão. Ainda em relação à flexibilidade podemos afirmar que é extremamente importante que seja aumentada em esportes como ginástica olímpica, ginástica rítmica, patinação, nado sincronizado, bale, e dança, porém o mesmo não ocorre com outras modalidades esportivas, como nos jogos coletivos, em que níveis moderados de flexibilidade já são suficientes. (DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. 5.ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003).

São fatores que afetam os níveis da flexibilidade:

I. Idade.

II. Sexo.

III. Temperatura ambiente.

IV. Hora do dia.

V. Características elásticas dos músculos, tendões e ligamentos.

Assinale a alternativa correta:

Sabemos que o futebol é um esporte que coloca duas equipes, formadas por onze jogadores para se confrontarem, sendo o objetivo do jogo fazer entrar a bola na meta (traves) da equipe adversária, respeitando uma série de regras, entre elas: I. Os jogadores não poderão portar objetos que possam machucar o adversário ou a si. O jogador deve usar equipamentos básicos como a camisa, calções, chuteiras, caneleiras e meias, onde as duas equipes devem ter uniformes diferentes para que possam ser identificados no campo. II. O jogo dura oficialmente 90 minutos, com dois tempos de 45 minutos, com intervalo de 15 minutos. O tempo da partida pode ser prolongado caso ocorram substituições e lesões de jogadores e outras ações que possam retardar o jogo. III. As metas (traves) de um campo de futebol estão situadas no centro da linha de meta. Ela é formada por duas traves (ou postes) verticais, com o tamanho de 2,44 metros de altura e separados por um poste (ou travessão), na horizontal com o tamanho de 7,32 metros. IV. Nenhum jogador, em hipótese alguma pode tocar com as mãos ou braços na bola, sendo que o jogo deve ser realizado preferencialmente com os pés, porém toques com o tronco são aceitos principalmente para defesas e “roubo da bola”. V. O campo deve possuir formato quadrado, com medidas iguais para todos os lados. Em relação às regras do futebol, é correto afirmar que:

A educação infantil quando bem orientada deve proporcionar um espaço em que a criança aprende, brinca, se desenvolve, se relaciona com outras crianças, dialoga, desenvolve seus aspectos cognitivos, sociais, afetivos. E isso é essencial, já que é a primeira experiência educacional da criança fora do ambiente familiar, longe dos pais, que são os meios de proteção. Ainda em relação a educação infantil, é correto afirmar que: I. A educação infantil é uma fase importante para o desenvolvimento total da criança, assegurada por lei ela vai do 0 aos 7 anos de idade, sendo responsabilidade da família, da sociedade e do estado a construção de espaços físicos adequados par a vivência da educação, lazer e interação social. II. Os jogos e as brincadeiras têm uma importância significativa para o ensino infantil, pois é meio de alcançarmos de forma pedagógica o desenvolvimento, crescimento e a aprendizagem das crianças, isto porque estes fazem parte do mundo da criança, para elas a brincadeira não é diferente da realidade. III. Através do brincar a criança explora, experimenta, cria, conhece seu próprio corpo, descobre seus limites, interage com outras crianças, desenvolve capacidades, habilidades, brincando em atividades de movimentação corporal, a criança desenvolverá os seus aspectos cognitivos, sociais, afetivos e, também poderá ser levada a entender que esses movimentos têm significados, pois se manifestam com o objetivo de expressão e comunicação. IV. A lei brasileira determina que as crianças sejam obrigatoriamente matriculadas na escola quando completam 4 anos, também define que é direito da criança a garantia de vaga na rede pública de ensino. Para que possam ocorrer impactos positivos e duradouros, no entanto, não basta garantir vaga, é preciso que seja oferecida educação de qualidade. V. Acredita-se que a educação infantil é a primeira porta de acesso da criança à sociedade, onde ela tem a oportunidade de construir suas hipóteses e aprendizagens sobre o mundo. Por isso é necessário educação de qualidade com diretrizes educacionais claras, guiadas por um planejamento estratégico com metas para curto, médio e longo prazos, além de promover a avaliação periódica de resultados e profissionais preparados. Assinale a alternativa correta:

Quando nos referirmos aos princípios científicos do treinamento desportivo, estamos descrevendo os princípios que norteiam a preparação física dos atletas. Uma vez bem assimilados permitem que o preparador crie seus próprios métodos e técnicas de preparação, baseados nos processos já existentes. (DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. 5.ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003).

Sendo assim, fazem parte dos princípios do treinamento desportivo:

I. Individualidade biológica.

II. Sobrecarga.

III. Especificidade.

IV. Interdependência volume-intensidade.

V. Alongamento

Assinale a alternativa correta:

As regras do voleibol incluem diversas faltas que podem ocorrer no saque, ataque, passe de bola, toques, posição, rotação de jogadores, dentre outros. São consideradas faltas durante uma partida: I. Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo. II. Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários. III. Uso dos pés: quando em uma defesa um jogador defender a bola com um dos pés. IV. Bloqueio: se o levantador do time adversário bloquear o saque. V. O bloqueio: quando o bloqueio for realizado por três jogadores, a regra é clara só é permitido bloqueios simples (um jogador) ou duplos (dois jogadores). As alternativas que remetem-se a falta são:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um documento que reúne as leis específicas que asseguram os direitos e deveres de crianças e adolescentes. Desde 1990, com o ECA as crianças e adolescentes são reconhecidos como sujeitos de direitos e estabelece leis que priorizam por seu bem estar físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. Assim, são direitos das crianças e adolescentes, segundo o ECA: I. Considera-se criança, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescentes aquela entre doze e dezoito anos de idade. II. É dever unicamente da família, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida e à alimentação sob quaisquer circunstâncias. III. É dever do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à saúde, à educação, e o direito de conviver com a família de crianças e adolescentes de nacionalidade brasileira. IV. É dever da comunidade e da sociedade em geral assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes. V. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. Assinale a alternativa correta:

Para Lorenzo e Queiroz (2010) a puberdade não é sinônimo de adolescência, mas uma parte dela, pois constitui-se por um período relativamente curto, cerca de dois a quatro anos de duração, no qual ocorrem todas as modificações físicas desse momento de transição da infância para a idade adulta. Essas transformações somáticas que ocorrem na adolescência têm caráter universal, ou seja, representam um fenômeno comum a todos os indivíduos nessa fase da vida. (LOURENÇO, B., QUEIROZ L. B., Rev Med São Paulo. 2010 abr.-jun.; 89(2):70-5). Sintomas que marcam a puberdade: I. Maior concentração do hormônio estrogênio no gênero masculino, aumentando a flexibilidade do adolescente. II. Processo de maturação sexual. III. Maior liberação do hormônio GH, promovendo o conhecido estirão do crescimento. IV. Desenvolvimento das características sexuais masculinas como aparecimento de pêlos no corpo e no rosto além da mudança na voz. V. Desenvolvimento das características sexuais femininas como crescimento dos seios, além da presença de pêlos pubianos e axilares. Assinale a alternativa correta:

O voleibol é um esporte disputado entre duas equipes de seis jogadores (em quadra). A quadra é retangular, dividida ao meio por uma rede; cada equipe ocupa um lado da quadra, a disputa do ponto inicia-se com o saque, e a bola pode ser tocada três vezes por cada equipe sem bater no chão antes de ser devolvida ao campo adversário com as mãos ou os punhos, admitindo-se também o uso da cabeça e do tórax em defesas. Ainda em relação ao voleibol, é correto afirmar que: I. A equipe é composta por seis jogadores em quadra por time, mais seis jogadores reservas. II. Um time inicia a partida sacando e ao adversário é permitido três toques na bola antes de devolvê-la. III. Ganha o jogo quem ganhar primeiro três sets, com 35 pontos cada um e diferença de 3 pontos. IV. A altura da rede de voleibol (do chão a bordo superior) é de 1,98 m para mulheres e 2,24 metros para os homens. V. O levantador é o jogador mais importante em uma partida de voleibol, com a função de primeiro atacante, seu principal objetivo é colocar a bola no chão do campo adversário. Assinale a alternativa correta:

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