“A Avaliação de Desempenho é uma das ferramentas mais importantes em gestão de pessoas, já que objetiva analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários. Por meio desse processo, o empreendedor pode diagnosticar e analisar o comportamento de um colaborador durante um período de tempo determinado.” Dentre os oito (8) tipos de avaliação conhecidos no ambiente profissional, o da Avaliação por Competência apresenta três fatores básicos: o CHA. Nesse tipo de avaliação, o questionário deve levar em conta:
“Para compreender o que são relações de poder, talvez devêssemos investigar as formas de resistência e as tentativas de dissociar essas relações”. Ou seja, o poder é uma relação de forças que se encontra presente, e em constante movimento, em todos os espaços sociais, sejam eles públicos ou privados, gerando tensões que se expressam em toda relação. A resistência comparece, então, como parte constitutiva dessa relação, pois ela está sempre presente, e se configura como o grito do descontentamento anunciando o exercício da liberdade. Poder tem também uma relação direta com a capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer. Segundo estudo realizado por Kipnis, Schmidt, Swaffin-Smith e Wilkinson (1934), existem sete (7) dimensões da tática do poder. Sobre essas dimensões, correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira.
1) Razão
2) Amabilidade
3) Coalizão
4) Barganha
5) Afirmação
6) Autoridades superiores
7) Sanções
( ) Essa técnica se utiliza do apoio dos demais indivíduos para sustentar uma ideia.
( ) Essa dimensão utiliza uma abordagem mandatória, afirmando a ideia de superioridade àquele que recebe a ordem.
( ) Essa técnica utiliza dados empíricos para dar embasamento ao argumento abordado.
( ) Essa técnica utiliza recompensas e/ou punições àqueles que vão ao encontro de uma ideia, ou de encontro a ela.
( ) Utiliza-se da negociação por meio de troca de benefícios para obter apoio no alcance de determinado objetivo.
( ) Busca o apoio de membros de cargos altos na entidade, ou em um nível acima daquele que possui a ideia.
( ) Utiliza o relacionamento com quem se deseja exercer a influência (subordinado ou superior); elogios, postura humilde e clima amigável são abordados nessa estratégia.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A Administração diz respeito, também, às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. Os administradores financeiros administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. O administrador financeiro tem como funções:
O desenvolvimento organizacional é um conjunto de intervenções planejadas de mudança construído sobre valores humanísticos e democráticos que procuram incrementar a eficácia organizacional e o bem-estar dos funcionários. Assinale a alternativa que é uma característica do desenvolvimento organizacional.
Em relação às unidades organizacionais de linha e as de assessoria, complete o texto abaixo.
“As unidades organizacionais de linha têm ação de ___________, enquanto as unidades organizacionais de assessoria não têm _________ de comando, pois apenas _______________ as unidades de linha no _____________ de suas atividades.”
As palavras que completam corretamente as lacunas são, respectivamente: