No que se refere ao processo decisório, julgue o item
Dependendo da natureza da situação, o administrador deve usar tipos de decisões gerenciais diferentes. As decisões não programadas correspondem às soluções gerais para resolver situações desestruturadas e muito frequentes.
Com relação à gestão de processos, julgue o item
A gestão de processos traz benefícios, como a melhoria dos resultados, a satisfação do cliente em função do desempenho em áreas críticas e os menores custos, devido à redução da complexidade e do retrabalho.
A respeito da estrutura da organização, julgue o item
Pode‐se definir organização como a função da administração responsável pela distribuição de tarefas e recursos aos membros da empresa e pela determinação de quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões.
No que se refere ao processo decisório, julgue o item
Durante o desenvolvimento de alternativas, no processo decisório, a “tempestade de ideias”, do inglês brainstorming, não se constitui como uma ferramenta viável para estimular a criatividade.
Com relação à gestão de processos, julgue o item
A gestão de processos é uma metodologia para avaliação contínua, análise e melhoria do desempenho dos processos que exercem mais impacto na satisfação dos clientes e dos acionistas.
Relativos a coaching individual, de grupo e de equipe das organizações, Julgue os itens
Aspectos como o diálogo face a face, a convergência, o exercício de dar e receber retroação, a discussão de fatores que prejudicam a carreira das pessoas, o relacionamento interpessoal e a melhora do desempenho estão em alta.
No que se refere à gestão do conhecimento (GC), julgue o item.
O capital intelectual da organização é expresso nos seguintes aspectos: tecnologia; informação; habilidades e competências; inovação; e stakeholders. A GC está vinculada à decisão acerca do conhecimento crítico que realmente importa para a organização, proporcionando resultados concretos.
No que se refere ao processo decisório, julgue o item
Na análise e no diagnóstico da situação, após a identificação do problema, o gestor deve estabelecer os objetivos para avaliar possíveis soluções, bem como analisar a causa do problema.
Acerca dos fatores que influenciaram as mudanças na gestão organizacional, julgue o item
A liderança é vista nas funções de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. A figura de um intermediador entre as entidades que estabelecem relações com a organização é dispensável, pois todos da organização têm o papel de perpetuador da cultura e dos valores da organização.
A respeito da estrutura da organização, julgue o item
A estrutura divisional surge quando as empresas começam a diversificar os produtos, as tecnologias e os mercados que estão presentes e são organizados de acordo com os recursos necessários para que a organização produza bens ou serviços.
Relativos a coaching individual, de grupo e de equipe das organizações, Julgue os itens
A liderança está valorizando o estilo coaching, em que a transição dos estilos técnicos e fechados para uma atuação mais humana e participativa exige dos gerentes forte investimento em autoconhecimento, disponibilização de liderança e coaching para suas equipes.
No que se refere à gestão do conhecimento (GC), julgue o item.
Na GC, o conhecimento não é formado ao acaso. Ele precisa ser administrado, isto é, planejado, organizado, dirigido e monitorado. A GC é o processo por meio do qual as organizações geram valor a partir do capital intelectual e de ativos intelectuais.
No que se refere ao processo decisório, julgue o item
O processo de tomada de decisão é constituído por cinco etapas, começando pela identificação e pelo diagnóstico e terminando após o monitoramento e o feedback da decisão tomada.
Acerca dos fatores que influenciaram as mudanças na gestão organizacional, julgue o item
As organizações passaram a observar competências específicas, concentrando‐se em executar as que consideram como excelentes e em delegar a terceiros outras atividades.
A respeito da estrutura da organização, julgue o item
A estrutura funcional de uma organização é resultado do critério de departamentalização mais lógico e intuitivo, já que se refere à agregação de tarefas de acordo com a função organizacional, como marketing, finanças, recursos humanos, entre outros.